sábado, 30 de agosto de 2014

Rally dos Sertões 2014 - Notícias 7

 Com estratégia perfeita, Baumgart/Andreotti vence especial mais disputada

Dupla do Ford Ranger apostou em estratégia na penúltima etapa do Rally dos Sertões para terminar apenas dois segundos à frente de Varela/Gugelmin e tirar 54 segundos de Spinelli/Haddad. Apenas 3min29s separam os três primeiros colocados entre os carros


29/08 - 6ª etapa - Diamantina (MG)/Diamantina (MG)
Deslocamento inicial: 23 km
Trecho especial: 159 km
Deslocamento final: 30 km
Total do dia: 213 km

A penúltima etapa do Rally dos Sertões, disputada nesta sexta-feira (29) nos entornos de Diamantina (MG), foi uma das mais atípicas da história da competição - se não a mais atípica. A parte mais alta da cidade, onde está instalado todo o parque da apoio das equipes, recebeu uma forte chuva de granizo no início da tarde, bem no momento em que os carros ainda aceleravam na especial de 159 quilômetros. O trecho de competição, no entanto, não foi atingido pela água que caiu do céu mineiro.

Além de chover no Sertão, a disputa hoje foi a mais apertada do rali até agora, com vitória do Ford Ranger de Cristian Baumgart/Beco Andreotti, do X Rally Team/NWM, apenas dois segundos à frente do Toyota Hilux de Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, e somente 54 à frente do Mitsubishi ASX de Guilherme Spinelli/Youssef Haddad. O segundo Ford Ranger, de Marcos Baumgart/Kleber Cincea, voltou à prova depois da quebra do eixo de transmissão do câmbio na especial de ontem, o que deu algumas horas a mais de trabalho para os mecânicos sul-africanos da NWM e do X Rally Team na troca da peça na última noite.

"A partir daí, para o Marcos e o Kleber o objetivo é terminar a prova. Então eles se dedicaram a nos ajudar na especial de hoje e deu muito certo", disse Cristian Baumgart. "Nosso chefe de equipe e o Beco se debruçaram sobre o regulamento ontem à noite e consultamos a CBA para adotarmos uma estratégia, que no fim das contas deu muito certo", apontou.

Kaique Bentivoglio, chefe de equipe do X Rally Team, e o navegador Beco Andreotti traçaram uma estratégia em que apenas dois pneus do Ford Ranger #316 fossem trocados dentro do parque fechado pelo tempo regulamentar, e que pouco antes do fim da zona de radar, e que marcava o início da especial, Marcos e Kleber realizassem a troca dos outros dois pneus, deixando o carro com quatro pneus novos.

Assim, já sem chances de vitória no geral, Marcos e Kleber obedeceram a ordem de largada da categoria e saíram em quarto, mas saíram antes dos dois minutos regulamentares para chegar antes ao ponto de largada do trecho cronometrado e fazer a troca dos dois pneus do #316. Após a troca, o #303 retornou à posição original e saiu dois minutos depois de Spinelli e Haddad. "Foi no relógio", impressionou-se o navegador Beco Andreotti.

Kleber Cincea, navegador de Marcos Baumgart, também achou sensata a decisão. "Para nós outro penal não faria diferença alguma, já que forfetamos (o forfete é o abandono da etapa) a primeira perna da maratona e por isso não teríamos mais chance nenhuma. Fazia todo sentido ajudarmos o outro carro da equipe, claro que sem prejudicar ninguém. E nosso objetivo para hoje foi bem cumprido", lembrou.

"Acho que muita gente se surpreendeu. Alguns pilotos ficaram até assustados e reclamaram via rádio para a organização. Mas havíamos dissecado o regulamento e consultado os comissários desportivos. Estávamos cientes da penalização que o Marcos e o Kleber levariam, mas em nenhum momento faríamos algo para prejudicar outros competidores. Tanto é que depois o Marcos e o Kleber voltaram à posição original de largada e a prova transcorreu tranquilamente. A questão é que nós vamos nos ajudar sempre, somos uma equipe extremamente unida, uma família, mas jamais vamos adotar subterfúgios que possam prejudicar um adversário", explicou Andreotti.

A estratégia funcionou, e Cristian e Beco venceram a primeira especial com o Ford Ranger da NWM/X Rally Team - a mais disputada do rali até agora. A vitória permitiu à dupla do carro amarelo da Vedacit/Cidade Center Norte diminuir em 54 segundos a desvantagem para os líderes.

A etapa final do Sertões amanhã entre Diamantina e a capital mineira Belo Horizonte tem tudo para ser uma das mais eletrizantes disputas entre os carros da categoria T1 FIA, com apenas 3min29s separando os três primeiros colocados. Serão 331 quilômetros entre as duas cidades, com 146 km de pura expectativa para as três duplas postulantes ao título.


Confira os tempos da sexta e penúltima etapa (cat. T1 FIA)
1-) Cristian Baumgart/Beco Andreotti (Ford Ranger) - 2h33min06s
2-) Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (Toyota Hilux) - 2h33min08s (-2s)
3-) Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (Mitsubishi ASX) - 2h34min00s (-54s)
4-) Marcos Baumgart/Kleber Cincea (Ford Ranger) -2h34min55s (-1min49s)

GERAL ACUMULADO (T1 FIA):
1-) Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (Mitsubishi ASX) - 16h12min36s
2-) Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (Toyota Hilux) - 16h15min48s (-3min11s)
3-) Cristian Baumgart/Beco Andreotti (Ford Ranger) - 16h16min06s (-3min29s)
4-) Marcos Baumgart/Kleber Cincea (Ford Ranger) - 21h56min48s (5h44min12s)*
Dupla penalizada em cinco horas pela quebra na maratona e em 30 minutos na zona de radar 

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Ford Racing Trucks/ Território Motorsport parte para a etapa final como favorita ao título
Invicto, o trio Edu Piano/Solon Mendes/Carlos Sales venceu a sexta Especial consecutiva da 22ª edição e se prepara para a última etapa rumo a Belo Horizonte

A penúltima etapa da 22ª edição do Rally dos Sertões, disputada nesta sexta-feira, em Diamantina, Minas Gerais, também terminou com vitória da Ford Racing Trucks/Território Motorsport, a equipe completou o trecho cronometrado em 3h20m13s. Há seis dias consecutivos o trio Edu Piano, Solon Mendes e Carlos Sales lidera de ponta a ponta as Especiais e abriu mais de hora de vantagem, no acumulado, do segundo colocado nos Caminhões.

A etapa não deu moleza aos competidores, que na verdade, foram presentados com uma prova digna de Sertões - pedras e mais pedras, trial, trechos travados outros sinuosos, serra e piso de areia pesada no final. "Foi uma Especial dura, bem quebradeira, com pedra o tempo todo, subida de serra, completa, do jeito que apreciamos e fechou o final da etapa Maratona em grande estilo. Gostei bastante e vencemos mais uma", diz o hexacampeão Piano, que do alto de sua 19ª participação na maior prova off-road do País, segue para mais uma final como favorito.

"Queremos administrar essa vantagem e chegar em Belo Horizonte. Mesmo porque, rali só acaba quando colocamos o veículo no parque fechado. Então será mais um dia que vamos largar focados em um bom resultado, mas com uma diferença , amanhã é a grande final", completa Piano.

"A Especial foi punk como vocês dizem, mas lá no Nordeste chamamos de arretada, foi difícil para caramba. Paramos também para ajudar um carro na serra, e quase estouramos o tempo estipulado, tanto que o limite da prova foi estendido pela organização, porque não daria tempo", conta Mendes. "Mas graças a Deus completamos mais um dia com muita navegação, que exigiu demais do piloto e do equipamento. O caminhão está inteiro e vamos nos preparar para amanhã fazer uma prova limpa, como sempre fizemos e colocar o caminhão no parque de apoio em BH", diz o navegador de Fortaleza, no Ceará.

Neste sábado, a caravana do Sertões segue para a última parada, a capital mineira. A largada será em Diamantina e percurso será de 336,96 quilômetros, com um trecho cronometrado de 125,88.

Mais informações no site www.territoriomotorsport.com.br/rally ou na página da equipe no Facebook http://migre.me/l4b7p 

A equipe Ford Racing Trucks/Território Motorsport, que tem sede em Tatuí, no interior de São Paulo, tem parceria com: Ford Caminhões, Cummins, Garrett, Tortuga, Termicom, Truckvan, SuperCooler, Platodiesel, Fix, Território 4x4 Comercial e Casa Domingues de Pianos.

Resultado (extra-oficial) Etapa 9 - 29/08
Caminhões
1 #401 EDU PIANO/SOLON MENDES/ANTONIO SALES (FORD RACING TRUCKS) 3h20min13s
2 #403 FELICIO BRAGANTE/EVANDRO BAUTZ/PACO CORDER (ASA ALUMÍNIO RALLY TEAM) 3h21min53s
3 #402 GUIDO SALVINI/FLAVIO BISI/FERNANDO CHWAIGERT (MOBIL DELVAC SALVINI RACING) 4h01min22s

Resultado Acumulado (após seis etapas) 29/08
Caminhões
1 #401 EDU PIANO/SOLON MENDES/CARLOS SALES (FORD RACING TRUCKS) 13h55min42s
2 #403 FELICIO BRAGANTE/EVANDRO BAUTZ/PACO CORDER (ASA ALUMÍNIO RALLY TEAM) 15h07min54s
3 #402 GUIDO SALVINI/FLAVIO BISI/FERNANDO CHWAIGERT (MOBIL DELVAC SALVINI RACING) 17h39min28s


Programação Última etapa - 22ª edição Rally dos Sertões:
30/08 - 7ª etapa - Diamantina (MG)/Belo Horizonte (MG)
Deslocamento inicial: 54,38 km
Trecho especial: 125,88 km
Deslocamento final: 151,96 km
Total do dia: 336,96 km
12h00 às 18h00: Chegada dos competidores
21h00: Cerimônia e Festa de Premiação

*Programação sujeita a alteração
----------------------------------------------------------------------------------------------

Fontoura/Minae conquistam a 5a vitória e estão a uma etapa de serem bicampeões

Dupla da FD Rally Team vence a penúltima Especial da 22ª edição, amplia vantagem na Super Produtcion e segue para BH

Administrar o tempo extra. Foi com esse propósito que a dupla Glauber Fontoura e Minae Miyauti finalizou a sexta etapa e último dia da Etapa Maratona, no 22º Rally dos Sertões. A prova ocorreu, nesta sexta-feira, somente em Diamantina, norte de Minas Gerais, e com pouco mais de 200 quilômetros. Mesmo com a vantagem na Super Production, piloto e navegadora conseguiram mais uma vitória e abriram a vantagem de 1h17m, do segundo colocado da categoria.

Com a sucessão de resultados positivos desde o início do rali, a dupla largou concentrada nesta sexta-feira: "Foi uma especial rápida, com bastante cascalho, em meio às montanhas. Novamente um visual muito bonito e com todo tipo de piso. O trecho foi difícil, mas como estamos com vantagem, resolvemos não arriscar nossa posição e apenas completar a prova", conta Fontoura.

Para Minae, terminar a Maratona - não é permitido apoio mecânico externo - foi um alívio: "Completar esses dois dias, trouxe uma sensação de que o rali está na reta final e fiquei um pouco tensa.Gostei bastante de tudo nesta Especial! A navegação foi precisa e o carro mais uma vez chegou ao final sem problemas".

Neste sábado, 30, a FD Rally Team parte em busca de mais um título na Super Production, mas sem arriscar ou comprometer o resultado. "Rali só acaba quando colocamos o carro no parque fechado. É isto que queremos fazer em BH", avisa piloto

Serão mais 336 quilômetros de rali entre Diamantina e Belo Horizonte, sendo 125,88 de trecho cronometrado. A chegada à capital mineira será a partir das 12 horas na Praça Geralda Damata Pimentel, em frente à Igreja São Francisco de Assis, popularmente conhecida como Igreja da Pampulha. No total, a caravana do 22º Rally dos Sertões terá completado 2.679 quilômetros entre Goiás e Minas Gerais, em sete dias de provas.

Confira de todos os detalhes da Equipe FD Rally Team pelo Facebook: http://migre.me/iWCqX.

A FD Rally Team, equipe da região de Alphaville (SP), conta com patrocínio da Fontoura Dias Stands e apoio da Ralliart Brasil (divisão da Mitsubishi Motors Brasil).

Resultado 6ª etapa - Super Production (extra-oficial) - 29/8
1) 331 Glauber Fontoura/Minae Miyauti, 2h57min45s
2) 312 Régis Braga/Kika Braga, 3h37min58s
3) 337 Alberto Wanderley/Luciano Wanderley, 3h42min21s

Acumulado após seis etapas - Super Production (extra-oficial)
1) 331 Glauber Fontoura/Minae Miyauti, 18h14min44s
2) 312 Régis Braga/Kika Braga, 19h31min2s
3) 337 Alberto Wanderley/Luciano Wanderley, 27h4min0s

Programação última etapa da 22ª edição do Rally dos Sertões
30/08 - 7ª etapa - Diamantina (MG)/Belo Horizonte (MG)
Deslocamento inicial: 54,38 km
Trecho especial: 125,88 km
Deslocamento final: 151,96 km
Total do dia: 336,96 km
12h00 às 18h00: Chegada dos competidores
21h00: Cerimônia e Festa de Premiação

------------------------------------------------------------------------------------------------------

Equipe Candide supera a Etapa Maratona e entra na reta final do Rally dos Sertões

Marcelo Damini (Santos/SP) e Carlos Brites (Rio de Janeiro/RJ) percorreram mais de 1.200 km nos dois últimos dias e se prepararam para a chegada à Belo Horizonte

Superação é a palavra para definir o que a dupla Marcelo Damini e Carlos Brites está passando nesta reta final do Rally dos Sertões. Entre quinta-feira (28) e esta sexta-feira, a dupla enfrentou a etapa Maratona - equipes não podem contar com apoio mecânico. O percurso foi entre São Francisco e Diamantina, cruzando principalmente a Serra da Canastra. No caminho, piloto e navegador enfrentaram novos imprevistos, mas conseguiram completar as etapas 5 e 6.

"Foram dois dias difíceis e, ainda, fomos bem conservadores, para poupar o carro. A Especial de quarta-feira foi dura, mas finalizamos bem, sem comprometer o carro. Mas hoje (29), além do trecho ter sido exigente, tivemos outras surpresas. Uma pedra bateu na região do cárter e nos deixou sem direção hidráulica, depois faltando 20 quilômetros para o término um pneu durou. Perdemos precisos minutos mais o importante foi completar", detalha o Brites, que finalizou a sexta etapa na 13ª colocação da Production T2.

Após percorrer cerca de 1.200 quilômetros sem auxílio mecânico, nesta sexta-feira, os mecânicos voltam a fazer uma revisão e ajustes na Mitsubishi TR4 ER para a etapa final do Rally dos Sertões. O único representante da Baixada Santista no rali, não vê a hora de chegar à capital mineira para cruzar a rampa.

No acumulado dos seis dias, a dupla ocupa a sexta posição da categoria, "Como estreamos este carro no mês passado e, em nova categoria, fiz uma pilotagem mais cautelosa, de chegada mesmo, e a adaptação ocorreu naturalmente ao logo da prova. Sempre é uma aventura participar do Sertões e, neste ano, não seria diferente. Só quero chegar e cruzar a rampa", explica Damini.

Neste sábado, o 22º Rally dos Sertões larga de Diamantina e chega à Lagoa da Pampulha, cartão postal da capital de Minas Gerais. Serão 336 quilômetros até BH, sendo 125,88 de trechos cronometrados. A chegada começa a partir das 12 horas na Praça Geralda Damata Pimentel, em frente à Igreja São Francisco de Assis, popularmente conhecida como Igreja da Pampulha.

Veja no Facebook da Equipe Candide notícias e fotos da dupla durante o Rally dos Sertões http://migre.me/l6FNd 

Marcelo Damini e Carlos Brites são patrocinados pela Candide. 

Resultado 6ª etapa (29/08) - Categoria Production T2 (extra-oficial)
1) 357 Nadimir Oliveira/Ricardo Silva, 3h00min53s
2) 344 Marcelo Mendes/Luis Felipe Eckel, 3h4min45s
3) 318 Wagner Roncon/Joselito Melo Jr 3h6min39s
4) 333 Paulo Amato/Rodrigo Mello, 3h7min27s
5) 319 Marcos Kffuri/Rodrigo Czech, 3h16min59s 
6) 341 Juliano Diener/Gilson Rocha, 3h19min19s
7) 354 Vilson Thomas/William Thomas, 3h19min53s
8) 347 Fabricio Silva/Luiz Pugliese, 3h21min49s
9) 363 Marco Tulio Lana/Leonardo Silva, 3h23min17s
10) 365 Cristiano Rocha/Anderson Geraldi, 3h23min43s
11) 317 Thiago Silva/Ivo Mayer, 3h24min17s
12) 366 Carlos Melo/Rafael Dias, 3h43min17s
13) 328 Marcelo Damini/Carlos Brites, 3h48min31s
14) 340 Pietro Branchina Neto/Henry Kirst, 6h10min0s
15) 352 PedroRado Filho/Joa Bicudo Filho, 10h10min0s

Acumulado após seis etapas - Categoria Production T2 (extra-oficial)
1) 318 Wagner Roncon/Joselito Melo Jr 19h43min36s
2) 357 Nadimir Oliveira/Ricardo Silva, 19h49min31s
3) 354 Vilson Thomas/William Thomas,19h58min16s
4) 317 Thiago Silva/Ivo Mayer, 20h14min29s
5) 344 Marcelo Mendes/Luis Felipe Eckel, 21h12min56s
6) 328 Marcelo Damini/Carlos Brites, 22h7min56s
7) 347 Fabricio Silva/Luiz Pugliese 22h12min34s
8) 363 Marco Tulio Lana/Leonardo Silva, 23h40min25s
9) 333 Paulo Amato/Rodrigo Mello, 23h49min37s
10) 341 Juliano Diener/Gilson Rocha, 24h42min22s
11) 365 Cristiano Rocha/Anderson Geraldi, 24h47min20s
12) 366 Carlos Melo/Rafael Dias, 25h43min56s
13) 319 Marcos Kffuri/Rodrigo Czech, 26h42min46s 
14) 340 Pietro Branchina Neto/Henry Kirst, 28h26min27s
15) 352 Pedro Rado Filho/Joa Bicudo Filho, 28h27min17s

30/08 - 7ª etapa - Diamantina (MG)/Belo Horizonte (MG)
Deslocamento inicial: 54,38 km
Trecho especial: 125,88 km
Deslocamento final: 151,96 km
Total do dia: 336,96 km
12h00 às 18h00: Chegada dos competidores
21h00: Cerimônia e Festa de Premiação

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Luiz Facco e Humberto Ribeiro são os mais rápidos também na penúltima etapa do Rally dos Sertões

Dupla já contabiliza três vitórias consecutivas na Pró Brasil. Além de cravar o melhor tempo na categoria, finalizou a etapa Maratona entre os Top 5 na Geral

No dia do final da segunda parte da etapa Maratona - não é permito apoio mecânico externo aos competidores - a Equipe Acelera Siriema novamente se destaca pelo seu desempenho. Nesta sexta-feira, Luiz Facco e Humberto Ribeiro venceram a penúltima etapa da 22ª edição do Rally dos Sertões na Pró Brasil e, ainda, foram a quinta melhor dupla a finalizar a Especial em laço, que largou e chegou em Diamantina, ao norte de Minas Gerais.

A dupla completou o trecho cronometrado de 178,87 quilômetros, em 2h46m17s. Apesar de curta em relação à etapa anterior foi uma Especial exigente, típica de um Rally dos Sertões. No percurso não faltaram trechos de trial, quebradeira, serra, precipícios, trechos sinuosos, piso de areia, travessias de rios e muitas, muitas pedras pelo caminho, que deixaram vários competidores pelo caminho.

"Foi bem pior que a etapa anterior, eram paredes de pedras para todos os lados, em trechos estreitos e bem sinuosos. Vínhamos forte no trecho até que o problema com o freio voltou a nos atrapalhar e pilotei cerca de 70 quilômetros sem freio." conta o piloto Facco.

Nesta reta final da maior prova off-road do Brasil, 39 carros continuam na disputa dos 43 que largaram em Goiânia. E a dupla da Equipe Acelera Sirema não mede esforços para sempre brigar pela ponta. "Esta penúltima Especial foi intensa demais e exigiu bastante navegação e estava bem prazerosa, não fosse o problema com o freio, conseguiríamos um melhor tempo. Agora o foco é fazer essa última Especial com estratégia e cautela", afirma Ribeiro.

O Rally dos Sertões termina neste sábado, na Praça Geralda Damata Pimental, em um dos cartões postais da capital mineira, a Lagoa da Pampulha. A partir do meio-dia começarão a chegar os primeiros competidores e a festa da chegada vai até 18 horas. Depois, a partir das 21horas, acontece a Festa de Premiação dos melhores da edição 2014 .

Conheçam também a página da equipe no Facebook:http://migre.me/jaI3x e também conheçam o novo site da equipe www.acelerasiriema.com.br 

A Equipe Acelera Siriema, com sede na região de Alphaville (SP), conta com o patrocínio da Gonçalves S/A Indústria Gráfica, Yokohama e apoio da Fontoura Dias Stands e Acelera Siriema Rally.

Resultado (extra-oficial) Etapa 6 - 29/08
Categoria Pró Brasil (três primeiros)
1 #310 LUIZ FACCO/HUMBERTO PIAUÍ (ACELERA SIRIEMA) 02h46min17s
2 #356 JORLEY JR./MAYKEL JUSTO (MEM MOTORSPORT) 02h51min26s
3 #314 MAURO GUEDES/NEURIVAN CALADO (MS RALLY) 02h57min25s

Geral
1 #316 CRISTIAN BAUMGART/BECO ANDREOTTI (X RALLY TEAM / NWM) 02h33min06s
2 #308 REINALDO VARELA/GUSTAVO GUGELMIN (DIVINO FOGO RALLY TEAM / OVERDRIVE) 02h33min08s
3 #302 GUIGA SPINELLI/YOUSSEF HADDAD (MITSUBISHI PETROBRAS) 02h34min00s
4 #320 SYLVIO BARROS NETO/EDUARDO BAMPI (MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 02h45min51s
6 #310 LUIZ FACCO/HUMBERTO PIAUÍ (ACELERA SIRIEMA) 02h46min17s
7 #360 JOÃO FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI (MITSUBISHI PETROBRAS) 02h49min34s
8 #322 MICHEL TERPINS/SVEN VON BORRIES (MEM - BULL SERTOES) 02h50min28s
9 #356 JORLEY JR./MAYKEL JUSTO (MEM MOTORSPORT) 02h51min26s
10 #364 ROMEU FRANCIOSI/ROGEIRINHO DE ALMEIDA (MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 02h51min38s

Programação da 22ª edição Rally dos Sertões:
30/08 - 7ª etapa - Diamantina (MG)/Belo Horizonte (MG)
Deslocamento inicial: 54,38 km
Trecho especial: 125,88 km
Deslocamento final: 151,96 km
Total do dia: 336,96 km
12h00 às 18h00: Chegada dos competidores
21h00: Cerimônia e Festa de Premiação

*Programação sujeita a alteração

-------------------------------------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br