segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Rally dos Sertões 2014 - Notícias Final

Glauber Fontoura e Minae Miyauti cruzam a rampa de chegada, em BH, como bicampeões


Equipe FD Rally Team conquista pelo segundo ano consecutivo o título na categoria Super Production e ainda é a sétima melhor dupla na Geral

No sábado, a FD Rally Team completou os últimos 74,20 quilômetros de trecho cronometrado da 22ª edição do Rally dos Sertões e comemorou o bicampeonato na Super Production. A dupla que representa a região do Alphaville(SP), finalizou a etapa entre Diamantina e Belo Horizonte em segundo lugar na categoria, mas o resultado não comprometeu a conquista do título. Glauber Fontoura e Minae Miyauti completaram a prova em 1h08min56s, pouco mais de 5min atrás do primeiro colocado.

A chegada foi realizada em frente à Igreja São Francisco de Assis, na Lagoa da Pampulha, principal cartão postal de Belo Horizonte. Mais de três mil pessoas assistiram a FD Rally Team subir a rampa e comemorar o resultado. O entrosamento da dupla e a afinidade da equipe foram os principais fatores para a conquista do bicampeonato:

"Após muitos anos no Sertões, posso dizer que estes dois últimos foram mais que especiais. A parceira com a Minae deu muito certo, porque amadurecemos no último ano. Além disso, viemos para o Sertões com uma equipe excelente e ótima infraestrutura. A equipe RalliArt fez a diferença. Agradeço a cada um dos mecânicos que deram duro e se dedicaram para colocar o nosso carro novinho a cada largada. Sem esses caras, não teria rali", declara Fontoura.

A última etapa, que sofreu redução de 51,68 quilômetros, devido a um acidente com um carro, teve surpresas para Fontoura e Minae, mas a tensão passou na chegada à capital mineira: "Logo na largada, nos deparamos com um vazamento de óleo, mas nosso apoio conseguiu resolver o problema. Foi tenso, porque mesmo com a vantagem de tempo, viemos monitorando o carro. Graças a Deus não deu problema, porque o rali só acaba mesmo no parque fechado, com ou sem vantagem. Agora é comemorar o título!", conta Minae.

Durante sete dias, o 22º Rally dos Sertões percorreu 2.679 quilômetros, entre Goiás e Minas Gerais, passando por sete cidade de dois estados. A FD Rally Team venceu cinco etapas com folga, finalizando com uma vantagem de 1h11min na Super Production. Além disso, Fontoura e Minae completaram o Sertões no pelotão de elite dos carros, como a sétima dupla mais rápida desta edição. 


Este foi o segundo ano que Fontoura disputou o Sertões como piloto. Desde 2001, o competidor participa do segundo maior rali do mundo, mas no ano passado, decidiu mudar de posição. Para participar desta novidade, Fontoura convidou Minae, que até então tinha navegado somente em ralis de regularidade, por mais de uma década. A competidora também comemora as evoluções da dupla e equipe: "Do ano passado pra cá, amadurecemos muito a nossa comunicação e isso reflete nos resultados. Além disso, nossa equipe também nos dá um excelente feedback, até mesmo nos orientando onde podemos arriscar mais ou como montar as estratégias".

Veja como foi cada dia da FD Rally Team durante o Sertões pelo Facebook da equipe: http://migre.me/iWCqX.

A FD Rally Team, equipe da região de Alphaville (SP), conta com patrocínio da Fontoura Dias Stands e apoio da Ralliart Brasil (divisão da Mitsubishi Motors Brasil).

Resultado 7ª etapa - Super Production (extra-oficial) - 30/8
1) 331 Glauber Fontoura/Minae Miyauti, 2h5min30s
2) 312 Régis Braga/Kika Braga, 2h2min4s
3) 337 Alberto Wanderley/Luciano Wanderley, 1h16min32s

Acumulado após sete etapas - Super Production (extra-oficial)
1) 331 Glauber Fontoura/Minae Miyauti, 19h23min41s
2) 312 Régis Braga/Kika Braga, 20h34min12s
3) 337 Alberto Wanderley/Luciano Wanderley, 28h20min32s

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 Rally Team/NWM vence no cronômetro

Somados apenas os trechos cronometrados, o Ford Ranger 4x4 de Cristian Baumgart/Beco Andreotti fez a melhor marca no acumulado. Última etapa foi encurtada e gerou polêmica, entregando a vitória nas mãos de Spinelli/Haddad

30/08 - 7ª etapa - Diamantina (MG)-Belo Horizonte (MG)
Deslocamento inicial: 59 km
Trecho especial: 125 km (encurtada para 74 km)
Deslocamento final: 146 km
Total do dia: 331 km

O Rally dos Sertões terminou neste sábado após 331 quilômetros entre as cidades de Diamantina (MG) e a capital Belo Horizonte, definindo os campeões de todas as suas modalidades e categorias. No entanto, o maior rali do país terminou com uma polêmica entre os carros. 

Nos 125 quilômetros previamente válidos de especial, o Toyota Hilux da dupla Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin venceu o trecho com 1h37min21s, um minuto e vinte segundos à frente do Ford Ranger 4x4 de Cristian Baumgart/Beco Andreotti - vencedores da etapa anterior -, seguido do outro Ranger do X Rally Team/NWM de Marcos Baumgart/Kleber Cincea. Em quarto veio a dupla da Mitsubishi, formada por Guilherme Spinelli/Youssef Haddad, 5min37s atrás dos vencedores, depois de terem parado para trocar um pneu furado a dez quilômetros do fim da especial.

Este resultado daria o título do Sertões 2014 a Varela e Gugelmin, deixando Cristian Baumgart e Beco Andreotti em um bom segundo lugar na primeira participação do Ford Ranger construído pela NWM Motorsports e trazido pelo X Rally Team no Brasil. 

A quilometragem foi cumprida pela maior parte dos competidores, mas um acidente ainda no km 77 da prova, com o protótipo da categoria Pró-Brasil, de Zeca Sawaya e Marcelo Haseyama, bloqueou o trecho impedindo a passagem dos competidores restantes. Por isso, a direção de prova decidiu interromper a especial e declará-la válida com final no km 74 - trecho do último waypoint antes da interrupção, já que outros carros não conseguiam passar em virtude do bloqueio da pista.

Assim, mesmo com os carros da categoria T1 FIA tendo completado toda a especial (pois passaram pelo trecho crítico antes do acidente), para eles também passou a valer os tempos computados até o km 74, beneficiando a dupla formada por Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, que só haviam parado para trocar os pneus no km 115 do trecho, alterando o resultado também na categoria que não fora prejudicada pelo acidente acontecido logo depois.

A interrupção diminuiu a desvantagem do Mitsubishi ASX de 5min37s do trecho completo para apenas 1min17s até o km 74, deixando Spinelli e Haddad com vantagem suficiente para se manter em primeiro na soma dos tempos e conquistar mais um título do Rally dos Sertões.

"É o regulamento do Sertões, e temos que acatar, por mais que achemos injusto o corte da especial depois de todos os carros T1 FIA terem passado, é o resultado que vai valer. No Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country funciona da maneira mais correta, mas estamos no Sertões e as regras que prevalecem são as do evento", lamentou o navegador Beco Andreotti, que termina o rali em terceiro ao lado do parceiro Cristian Baumgart.

"Levamos um penal que adicionou cinco minutos na nossa soma ainda no primeiro dia de rali por termos perdido um waypoint no deslocamento final. Uma coisa que até o ano passado era somente passível de multa. Tanto é que na ocasião os próprios comissários reconheceram e disseram que vão estudar o assunto para o próximo ano. Isso aniquilou as nossas chances, por mais tempo que recuperamos durante todo o rali.", apontou Cristian.

"Dentro das especiais não cometemos nenhum erro, não sofremos nenhuma penalização. Se isso prevalecesse, teríamos sido os campeões. Mas sinceramente eu acho que o Varela merecia este título pela maneira que ele pilotou. Ele esteve rápido o tempo todo e levou uma punição de dez minutos dentro da especial em uma zona de radar no segundo dia", explicou.

Marcos Baumgart fez uma leitura diferente. "Acho que este Sertões foi um grande teste para nós. Enquanto nossos concorrentes já tinham a mão do carro, já competiam com ele há pelo menos dois anos, nós iniciamos o Sertões com dois carros completamente novos e, no caso do Cristian, ele começou o rali tendo andado apenas 150 quilômetros com o Ford Ranger", destacou.

O navegador Kleber Cincea já aposta em um projeto de longo prazo. "Foi um grande Sertões, mas é uma pena ter terminado desse jeito. O rali todo foi muito competitivo e até hoje cedo qualquer um dos três primeiros podia sair campeão. Repito: uma pena ter terminado desse jeito, mas ano que vem a equipe estará ainda mais preparada e nós quatro bem mais acostumados ao carro", afirmou.

Foi a primeira experiência da NWM Motorsports no Brasil, e após a estreia dos Ford Ranger 4x4 no Dakar deste ano, o time sul-africano veio ao Brasil com o X Rally Team com algumas atualizações nos carros. O chefe da equipe, Neil Woolridge, destacou a performance dos dois carros no rali.

"Acho que para uma primeira experiência, foi fantástico. Cristian e Marcos pilotaram muito bem, mesmo tendo pouquíssimo tempo com estes carros, que são muito diferentes do que eles estavam acostumados. Ainda houve o problema no câmbio do carro do Marcos, e a peça será entregue à fabricante para que o defeito seja investigado. De qualquer forma, minha avaliação é positiva", disse.

"Nas especiais eles foram os mais rápidos e os mais regulares. Eles se colocaram entre os favoritos e andaram a maior parte do tempo na frente de campeões do rali. O regulamento serve para colocar ordem nas coisas. Às vezes ficamos contentes com ele, outras vezes não. Assim é o esporte, assim é a vida. O importante é termos iniciado um excelente relacionamento com o X Rally Team, e estes sete dias foram fantásticos", resumiu o preparador.


Confira os tempos da sétima e última etapa (cat. T1 FIA)
1-) Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (Toyota Hilux) - 52min49s
2-) Cristian Baumgart/Beco Andreotti (Ford Ranger) - 53min04s (-15s)
3-) Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (Mitsubishi ASX) - 54min07s (-1min17s)
4-) Marcos Baumgart/Kleber Cincea (Ford Ranger) - 55min03s (-2min13s)

GERAL ACUMULADO (T1 FIA):
1-) Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (Mitsubishi ASX) - 17h06min43s
2-) Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (Toyota Hilux) - 17h08min38s (-1min54s)
3-) Cristian Baumgart/Beco Andreotti (Ford Ranger) - 17h09min11s (-2min27s)
4-) Marcos Baumgart/Kleber Cincea (Ford Ranger) - 28h26min51s (11h20min07s)

-------------------------------------------------------------------------------------------

Ford Racing Trucks/ Território Motorsport chega a Belo Horizonte como Campeã do Rally dos Sertões 



Piano conquista seu sétimo título, Mendes o sexto e a equipe contabiliza agora oito títulos consecutivos na maior prova off-road do Brasil

Líderes de ponta a ponta da 22ª edição do Rally dos Sertões, Edu Piano, Solon Mendes e Carlos Sales confirmaram o favoritismo e conquistaram, no último sábado (30), o título de Campeões 2014, nos Caminhões. A bordo do F4000 Território 4x4 o time cruzou a rampa de chegada, em frente á Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), com o dever cumprido. Trata-se do oito título consecutivo da equipe, de Tatuí (SP), oficial da Ford Caminhões na competição e o sétimo como campeão de Piano, sexto de Mendes e segundo de Sales.

"Este ano o título tem um sabor diferente, porque decidimos somente alguns dias antes que viríamos para prova, porque a situação está difícil . E viemos para o Sertões com uma equipe super reduzida (seis pessoas) e foi sensacional, porque foi um rali que tive tempo de me divertir e curtir mais a prova e os bastidores", explicou Piano, que também é chefe de equipe e preparador de carros de competição e, quando vem ao Sertões, sempre tem responsabilidades maiores do que apenas pilotar. Completou 19 participações consecutivas na prova e é um dos recordistas de títulos nos Caminhões.

Invicto, o time venceu o Prólogo e mais seis etapas consecutivas, só não conseguiu acelerar na sétima e última etapa porque a Especial para a categoria Caminhões acabou não sendo disputada. O trio mantinha uma vantagem de mais de 1hora no acumulado e inevitavelmente não comemoraria mais uma vitória. Foram 17h53min10s contabilizados de Especiais contra 18h27min54s do segundo colocado.

Mesmo nesta edição a configuração da prova ter tido sete ao invés de dez etapas e aproximadamente 2.600 quilômetros de roteiro - mil a menos que edição do ano passado -, a prova não deu moleza aos competidores. O veterano time mostrou sua experiência e garra do início ao fim e superou as dificuldades do trajeto: logo na primeira etapa o Piano pilotou mais de 100 quilômetros de Especial sem freio, em outra etapa tiveram um pneu furado e mesmo na reta final do rali quando tiveram problemas de ultrapassagem com um adversário da categoria que quase lhes custou o título.

O cearense Mendes, também é veterano na modalidade, com 30 anos de off-road, completou 16 participações no Rally dos Sertões, sendo que todos os seis títulos do Sertões foram conquistados na equipe, ao ado de Piano. "Fizemos o que precisava ser feito, conquistamos mais um título para a equipe. Alguns subestimaram o tamanho do rali, devido ao percurso mais reduzido, mais foram dias difíceis, complicados e, ainda assim, conseguimos passar por todas as adversidades do percurso e vencer invictos. Estamos muito felizes com o resultado e agradeço a Deus por ter permito mais esta vitória", ressaltou o navegador.

Sales, o mecânico e co-piloto, comemorou seu bicampeonato: "É muito bom ver que nosso trabalho e dedicação foram compensados no final. A parceria com Edu e Solon é sensacional, uma aprendizado e uma lição que vou levar por todo a vida."

"Foi um Sertões prazeroso com um percurso diversificado e que gostei muito de pilotar. Acredito que um rali de sete dias, se encaixou bem à atual situação, porque talvez não seriam quase 200 competidores participando, o grid poderia ter sido menor se fossem dez dias. No mais, quero agradecer a dedicação dos meus companheiros de equipe e a Ford Caminhões, Cummins, Garrett e aos demais parceiros que acreditaram mais uma vez no potencial do nosso time", finaliza Piano.

Entre Goiânia (largada) e Belo Horizonte (chegada) - 23 a 30 de agosto - , o Sertões 2014 passou por mais cinco cidades. Sediaram o rali pela primeira vez: Catalão (GO) e as cidades mineiras Paracatu e São Francisco. Completaram o percurso, Caldas Novas (GO) e Diamantina (MG), que já receberam a prova em outras edições.

Mais informações no site www.territoriomotorsport.com.br/rally ou na página da equipe no Facebook http://migre.me/l4b7p 

A equipe Ford Racing Trucks/Território Motorsport, que tem sede em Tatuí, no interior de São Paulo, tem parceria com: Ford Caminhões, Cummins, Garrett, Tortuga, Termicom, Truckvan, SuperCooler, Platodiesel, Fix, Território 4x4 Comercial e Casa Domingues de Pianos.

Resultado Acumulado, após sete etapas: 
Categoria Caminhões
1 #401 EDU PIANO/SOLON MENDES/ANTONIO SALES (FORD RACING TRUCKS) 17h15min42s 
2 #403 FELICIO BRAGANTE/EVANDRO BAUTZ/PACO CORDER (ASA ALUMÍNIO RALLY TEAM) 18h27min54s
3 #402 GUIDO SALVINI/FLAVIO BISI/FERNANDO CHWAIGERT (MOBIL DELVAC SALVINI RACING) 20h59min28s

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Luiz Facco e Humberto Ribeiro sobem ao pódio ao final do Rally dos Sertões

Equipe Acelera Siriema venceu o Prólogo e mais três etapas na categoria, chegou a ficar entre as cinco duplas mais velozes do rali na Geral e terminou em terceiro na Pró Brasil
Após completar um roteiro de sete etapas, com aproximadamente 2.600 quilômetros entre os estados de Goiás e Minas Gerais, a maior prova off-road do Brasil terminou no último sábado (30), em Belo Horizonte. Pela 11ª vez, a equipe paulista Acelera Siriema cruzou a rampa de chegada com o dever cumprido e Luiz Facco e Humberto Ribeiro subiram ao pódio ao final de mais um desafio. Desta vez, a dupla garantiu o terceiro lugar na Pró Brasil da 22ª edição do Rally dos Sertões. A bordo da Mitsubishi L200 Triton SR a dupla abriu o rali vencendo o Prólogo - disputado em linha e em percurso de 10 quilômetros - e depois foi a mais rápida em três etapas, incluindo o dia da temida Maratona que não permite apoio mecânico. Chegou a se destacar entre os cinco duplas mais velozes na geral da categoria Carros, em meio as máquinas importadas da competição. Apesar do desempenho exemplar durante a competição, uma penalização logo na primeira etapa, devido a quebra de um sensor do motor, dificultou os atuais Campeões Brasileiros de Rally Cross Country da Pró Brasil de brigar pelo título do Sertões 2014. Facco e Ribeiro foram guerreiros e imprimiram um ritmo forte durante toda a competição, tanto que haviam vencido também a sétima e última etapa (seria o quinto dia de vitória), porém um acidente com um competidor mudou o resultado final - organização resolveu cancelar a parte da Especial, após o trecho deste acidente. "O rali como um todo teve um contexto diferente das edições anteriores, além de mais curto, teve uma exigência menor de competidores e equipamentos. Mas foi uma prova legal e tivemos importantes vitórias como nas duas etapas que foram maratona e o terceiro lugar foi um excelente resultado, diante do incidente que tivemos no início e nos foi acrescido 2h30 no nosso tempo", ressalta Facco, piloto bicampeão do Rally dos Sertões, em 2009 e 2010, na categoria Super Production. Segundo o piloto, a avaliação da participação da equipe nesta edição foi positiva, pois mostrou também que o carro evoluiu muito no último ano e que a equipe está cada vez mais estruturada. "Nosso carro está bem competitivo tanto que terminamos posicionados entre os melhores carros brasileiros do grid. Temos uma equipe muito focada e competente e todo este trabalho está refletindo nas nossas conquistas", explica. Para Ribeiro, que é de Teresina (Piauí), e completa a segunda temporada na equipe todo o rali deixa um aprendizado. "Infelizmente esta penalização engoliu nossas chances de buscar o título, mas estabelecemos uma meta de sermos agressivos e tentar vencer as demais etapas e tirar parte deste tempo acrescido e, conseguimos, vencemos no final, quarto dias. A equipe é muito profissional e o saldo foi positivo, pois o carro está cada vez mais potente", afirma o navegador. Com o fim do Rally dos Sertões, cujas três primeiras etapas somaram pontos para o ranking nacional, a dupla volta a focar no Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, onde é uma das ponteiras. Os vencedores da 22ª edição foi a dupla Guiga Spinelli/ Youssef Haddad, na categoria Carros, mas também participaram da competição as categorias Motos, Quadriciclos, UTV´s e Caminhões que totalizaram quase 200 competidores. Conheçam também a página da equipe no Facebook:http://migre.me/jaI3x e também conheçam o novo site da equipe www.acelerasiriema.com.br A Equipe Acelera Siriema, com sede na região de Alphaville (SP), conta com o patrocínio da Gonçalves S/A Indústria Gráfica, Yokohama e apoio da Fontoura Dias Stands e Acelera Siriema Rally. Resultado da 7ª e última etapa do Rally dos Sertões Resultado Categoria Pró Brasil (Três primeiros) 1 #356 JORLEY JR./MAYKEL JUSTO (MEM MOTORSPORT) 00h58min03s 2 #310 LUIZ FACCO/HUMBERTO PIAUÍ (ACELERA SIRIEMA) 00h59min21s 3 #304 ROBERTO CORREIA/FLAVIO FRANCA (PROMACCHINA RALLY) 01h04min07s Carros - Geral (resultado dos 10 melhores da sétima etapa) 1 #308 REINALDO VARELA/GUSTAVO GUGELMIN (DIVINO FOGO RALLY TEAM) 00h52min49s 2 #316 CRISTIAN BAUMGART/BECO ANDREOTTI (X RALLY TEAM / NWM) 00h53min04s 3 #302 GUIGA SPINELLI/YOUSSEF HADDAD (MITSUBISHI PETROBRAS) 00h54min07s 4 #303 MARCOS BAUMGART/KLEBER CINCEA (X RALLY TEAM / NWM) 00h55min03s 5 #356 JORLEY JR./MAYKEL JUSTO (MEM MOTORSPORT) 00h58min03s 6#320 SYLVIO BARROS/EDUARDO BAMPI (MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 00h58min20s 7 #364 ROMEU FRANCIOSI/ROGERIO DE ALMEIDA (MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 00h58min26s 8 #310 LUIZ FACCO/HUMBERTO PIAUÍ (ACELERA SIRIEMA) 00h59min21s 9 #360 JOÃO FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI (MITSUBISHI PETROBRAS) 00h59min58s 10 #322 MICHEL TERPINS/SVEN VON BORRIES (MEM - BULL SERTOES) 01h01min17s Resultado final Rally dos Sertões 2014 - Categoria Pró Brasil (Três primeiros) 1 #356 JORLEY JR./MAYKEL JUSTO (MEM MOTORSPORT) 18h54min09s 2 #304 ROBERTO CORREIA/FLAVIO FRANCA (PROMACCHINA RALLY) 20h30min32s 3 #310 LUIS FACCO/HUMBERTO PIAUI (ACELERA SIRIEMA) 21h24min40s  

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br