sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Rally dos Sertões 2014 - Notícias 6

Furo de pneu impede maior avanço de Baumgart/Andreotti

Dupla do Ford Ranger 4x4 #316 colocava mais de um minuto de vantagem sobre Spinelli/Haddad, quando tiveram de parar para trocar um pneu. Mesmo assim, piloto e navegador do X Rally Team/NWM terminou a maratona da quinta etapa em segundo


28/08 - 5ª etapa - São Francisco (MG)/Diamantina (MG)
MARATONA
Deslocamento inicial: 223,57 km
Trecho especial: 335,98 km
Deslocamento final: 81 km
Total do dia: 718 km

O Ford Ranger 4x4 da dupla Cristian Baumgart/Beco Andreotti, do X Rally Team/NWM, fez os 336 quilômetros da especial desta quinta-feira (28), na etapa maratona do Rally dos Sertões, em ritmo alucinante e se encaminhava para ser o vencedor da quinta etapa. Um pneu furado, no entanto, tornou um pouco menores os ganhos do #316 na prova de hoje.

"Nosso ritmo estava absurdamente forte. Já tínhamos colocado cerca de 45 segundos sobre o carro imediatamente à nossa frente e acho que estávamos em uma tocada para vencer a etapa. No entanto, na metade da especial, acertei uma pedra em um trecho muito estreito e sinuoso e isso acabou furando o pneu traseiro esquerdo. Trocamos rapidamente, mas aí tivemos que acelerar tudo de novo para recuperar esse ‘pit-stop’ não planejado", explicou Cristian, que ainda assim superou o Mitsubishi ASX de Guilherme Spinelli/Youssef Haddad para terminar a maratona na segunda posição, a apenas 1min18s do tempo dos vencedores do dia, Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (Toyota Hilux). No acumulado, apenas 20 segundos separam Varela/Gugelmin de Baumgart/Andreotti.

Após a etapa maratona, os carros são "guardados" ao parque fechado, e qualquer assistência externa da equipe é proibida. Somente piloto e navegador têm um tempo permitido pelo regulamento para qualquer tipo de manutenção nos veículos.

Para a dupla do #303, a etapa maratona representou praticamente o final de suas chances no Rally dos Sertões. Quando também imprimia um ritmo forte e diminuía a distância que o separava dos líderes, o Ford Ranger de Marcos Baumgart/Kleber Cincea parou no quilômetro 120 da especial com o eixo-piloto do câmbio, impossibilitando a troca de marchas.

"Ouvi um barulho e aí, quando engatava da terceira para a quarta, sentimos só o giro do motor subindo, sem transmitir força para as rodas. Paramos o carro, com o motor funcionando, e detectamos o problema. Fora isso não havia nada de errado, mas o problema não permitia que o carro sequer saísse do lugar", lamentou Marcos. "Uma pena, porque estávamos nos aproximando dos líderes e nosso ritmo era excelente", destacou.

A equipe X Rally Team/NWM trabalhará na troca do câmbio do carro #303 para que ele volte à prova na sexta etapa amanhã (29), embora com uma grande penalização imposta pelo regulamento da maratona, já que o carro receberá auxílio externo. A etapa do "laço" mantém os times em Diamantina, e os competidores completarão mais 213 quilômetros nesta quinta-feira (29), 160 de especiais.

Confira os tempos da quinta etapa (cat. T1 FIA)
1-) Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (Toyota Hilux) - 4h25min11s
2-) Cristian Baumgart/Beco Andreotti (Ford Ranger) - 4h26min30s (-1min18s)
3-) Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (Mitsubishi ASX) - 4h28min09s (-2min57s)
Marcos Baumgart/Kleber Cincea (Ford Ranger) - não completou

GERAL ACUMULADO (T1 FIA):
1-) Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (Mitsubishi ASX) - 13h38min36s
2-) Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (Toyota Hilux) - 13h42min40s (-4min04s)
3-) Cristian Baumgart/Beco Andreotti (Ford Ranger) - 13h43min00s (-4min24s)
4-) Marcos Baumgart/Kleber Cincea (Ford Ranger) - 9h21min53s

Para baixar mais fotos da equipe X Rally team, acesse:
Carro #303 e
Carro #316 
Créditos: WEBVENTURE

Confira as etapas restantes do Rally dos Sertões 2014:

29/08 - 6ª etapa - Diamantina (MG)/Diamantina (MG)
Deslocamento inicial: 23 km
Trecho especial: 159 km
Deslocamento final: 30 km
Total do dia: 213 km

30/08 - 7ª etapa - Diamantina (MG)/Belo Horizonte (MG)
Deslocamento inicial: 59 km
Trecho especial: 125 km
Deslocamento final: 146 km
Total do dia: 331 km
Total do Rally: 2.684 km

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Rally dos Sertões: Quinta vitória consecutiva da Ford Racing Trucks/ Território Motorsport 
Edu Piano/Solon Mendes/Carlos Sales são os mais rápidos na etapa Maratona e abrem mais de 1 hora de vantagem. Penúltima etapa será nesta sexta.

A primeira parte da etapa Maratona, que não permite auxílio mecânico externo, disputada nesta quinta-feira entre São Francisco e Diamantina, em Minas Gerais, foi o dia mais long da 22ª edição do Rally dos Sertões com 645,44 quilômetros. Novamente Edu Piano, Solon Mendes e Carlos Sales da Equipe Ford Racing Trucks/Território Motorsport foram os mais rápidos entre os Caminhões e venceram a quinta etapa consecutiva. Invicto deste o Prólogo, o trio segue na liderança da categoria e amplia uma vantagem em mais de 1h11m do segundo colocado.

Mas a vitória desta vez deu um pouco mais de trabalho, pois tiveram de driblar uma Especial (trecho cronometrado) recheada de adversidades com vários tipos de piso, serra, trechos sinuosos com precipícios e barrancos, outros trechos rápidos, pedras, trial e estradas com eucaliptos. Além de driblar todos esses obstáculos, a equipe de Tatuí (SP) teve de poupar o equipamento, mas o valente F4000 Território 4x4 passou ileso pelo duro percurso e está pronto para largar para a penúltima etapa.

"Foi muito prazeroso de se pilotar, porque a Especial foi gostosa, completa e teve quebradeira do jeito que gostamos e, ainda, vários trechos de alta para acelerar" relata Piano, hexacampeão do Rally dos Sertões e um dos veteranos da prova com 19 participações consecutivas. 

Há sete anos a dupla do paulista Piano e do cearense Mendes vem colecionando títulos, mas a experiência de ambos, aliada à tranquilidade e a paixão por off-road resultaram nesta parceria de sucesso. "Obviamente preferimos Especiais deste tipo, com muita quebradeira e longa porque quanto mais difícil, maior o prazer em transpor estes obstáculos e vencer. Andamos bem, mas na realidade o objetivo maior foi completar o dia e poupar o caminhão e tudo deu certo", explica Mendes, que completou 16 participações na prova.

Piano ressalta que a manutenção preventiva da noite anterior foi primordial: "A equipe fez uma revisão minuciosa e foi trocada também a turbina, por uma nova que a Garrett nos enviou, o que melhorou muito o desempenho do caminhão e foi essencial para esta vitória."

Nesta sexta-feira, a Especial será um "lanço", com largada e chegada em Diamantina. O trecho total será de 204,29 quilômetros e uma Especial de 178 para os competidores encararem neste penúltimo dia de Rally dos Sertões, quando termina também a etapa Maratona. Sábado o rali termina em Belo Horizonte.

Mais informações no site www.territoriomotorsport.com.br/rally ou na página da equipe no Facebook http://migre.me/l4b7p 

A equipe Ford Racing Trucks/Território Motorsport, que tem sede em Tatuí, no interior de São Paulo, tem parceria com: Ford Caminhões, Cummins, Garrett, Tortuga, Termicom, Truckvan, SuperCooler, Platodiesel, Fix, Território 4x4 Comercial e Casa Domingues de Pianos.

Resultado (extra-oficial) Caminhões - Etapa 5 - 28/7
1 #401 EDU PIANO/SOLON MENDES/CARLOS SALES (FORD RACING TRUCKS) 2h04min27s
2 #403 FELICIO BRAGANTE/EVANDRO BAUTZ/PACO CORDER (ASA ALUMÍNIO RALLY TEAM) 2h12min46s
3 #402 GUIDO SALVINI/FLAVIO BISI/FERNANDO CHWAIGERT (MOBIL DELVAC SALVINI RACING) 2h13min55s

Resultado (extra-oficial) Caminhões (após cinco etapas) 
1 #401 EDU PIANO/SOLON MENDES/CARLOS SALES (FORD RACING TRUCKS) 10h35min29s
2 #403 FELICIO BRAGANTE/EVANDRO BAUTZ/PACO CORDER (ASA ALUMÍNIO RALLY TEAM) 11h46min00s
3 #402 GUIDO SALVINI/FLAVIO BISI/FERNANDO CHWAIGERT (MOBIL DELVAC SALVINI RACING) 13h38min05s

Programação da 22ª edição Rally dos Sertões:

29/08 - 6ª etapa - Diamantina (MG)/Diamantina (MG)
Deslocamento inicial: 0 km
Trecho especial: 178,87 km
Deslocamento final: 25,42 km
Total do dia: 204,29 km

30/08 - 7ª etapa - Diamantina (MG)/Belo Horizonte (MG)
Deslocamento inicial: 54,38 km
Trecho especial: 125,88 km
Deslocamento final: 151,96 km
Total do dia: 336,96 km
12h00 às 18h00: Chegada dos competidores
21h00: Cerimônia e Festa de Premiação

*Programação sujeita a alteração

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Rally dos Sertões: Segunda vitória consecutiva de Luiz Facco e Humberto Ribeiro na Pró Brasil

Equipe Acelera Siriema fatura mais uma, desta vez, a 5ª Especial e a mais longa do rali, que chegou a Diamantina. A penúltima etapa será nesta sexta-feira e marca o final da Maratona

Primeiro na Pró Brasil e sexto na Geral dos Carros. Este foi mais um resultado positivo obtido pela dupla Luiz Facco e Humbero Ribeiro, que nesta quinta-feira, venceu a quinta etapa do Rally dos Sertões. Foi a segunda vitória consecutiva da Equipe Acelera Siriema, que terminou ainda com sexto melhor tempo da Geral nos Carros, marcando 4h52m36s para completar o trecho cronometrado de 335,98 quilômetros, de um percurso total de 645,44 do dia mais longo da 22ª edição.

E não foi uma vitória qualquer, pois era dia da primeira fase da etapa Maratona, que não permite auxílio mecânico externo, onde os competidores precisam ao mesmo tempo buscar um bom resultado e, ainda, poupar o equipamento para a etapa seguinte. Mas isto não foi problema para a dupla do carro #310, que além de cravar o melhor tempo na categoria completou o trecho com êxito entre os 10 melhores da prova - são 43 carros na disputa.

"Esta foi uma prova digna de Sertões. Especial técnica, bastante travada, perigosa em vários trechos de serra, com quebradeira e uma prova gostosa com um grau de dificuldade que gostamos de enfrentar", relata Facco. Mas a habilidade do piloto foi crucial para vencer a quinta etapa. "Como largamos com o tanque cheio, o carro estava pesado e tivemos problemas com o freio praticamente em 80% da prova, deu trabalho, sobretudo, nos trechos de serra, com pedras, onde o freio não funcionava, mas o importante é que deu tudo certo e vencemos mais uma", explica o piloto, que completa 11 participações na competição e é bicampeão na categoria Super Production em 2009 e 2010.

O navegador também aprovou o percurso e fala da expectativa para esta sexta-feira, que marca também o final da etapa Maratona. "Vamos manter o mesmo ritmo de prova e ir em busca de mais um bom resultado, porque carro para isto temos", diz Ribeiro. 

A penúltima etapa do Rally dos Sertões tem largada e chegada em Diamantina (MG), será uma prova em laço com um percurso total de 204,29 km. Na reta final do rali, competidores das categorias Carros, Caminhões, Motos, Quadriciclos e UTVs se preparam para a chegada em Belo Horizonte, neste sábado, 30.

Para acompanhar as notícias da Equipe Acelera Siriema acesse a página no Facebook: http://migre.me/jaI3x e também conheçam o novo site da equipe www.acelerasiriema.com.br 

A Equipe Acelera Siriema, com sede na região de Alphaville (SP), conta com o patrocínio da Gonçalves S/A Indústria Gráfica, Yokohama e apoio da Fontoura Dias Stands e Acelera Siriema Rally.

Resultado (extra-oficial) Etapa 5 - 28/08
Categoria Pró Brasil (três primeiros)
1 #310 LUIZ FACCO/HUMBERTO RIBEIRO (ACELERA SIRIEMA) 04h52min36s
2 #356 JORLEY JR./MAYKEL JUSTO (MEM MOTORSPORT) 04h58min22s 
3 #303 JOSE NOGUEIRA/ALYSON ANTUNES (MANDACARU RALLY TEAM) 05h28min42s

Resultado Geral (extra-oficial) Carros - 28/08 (10 primeiros)
1 #308 REINALDO VARELA/GUSTAVO GUGELMIN (DIVINO FOGO RALLY TEAM) 04h25min11s
2 #316 CRISTIAN BAUMGART/BECO ANDREOTTI (X RALLY TEAM / NWM) 04h26min30s
3 #302 GUIGA SPINELLI/YOUSSEF HADDAD (MITSUBISHI PETROBRAS) 04h28min09s
4 #360 JOÃO FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI (MITSUBISHI PETROBRAS) 04h47min10s
5 #320 SYLVIO NETO/EDUARDO BAMPI (MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 04h49min56
6 #310 LUIZ FACCO/HUMBERTO RIBEIRO (ACELERA SIRIEMA) 04h52min36s
7 #322 MICHEL TERPINS/SVEN VON BORRIES (MEM - BULL SERTOES) 04h55min38s
8 #356 JORLEY JR./MAYKEL JUSTO (MEM MOTORSPORT) 04h58min22s
9 #331 GLAUBER FONTOURA/MINAE MIYAUTI(MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 05h04min09s
10 #364 ROMEU FRANCIOSI/ROGERIO ALMEIDA (MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 05h13min51s

Programação da 22ª edição Rally dos Sertões:
29/08 - 6ª etapa - Diamantina (MG)/Diamantina (MG)
Deslocamento inicial: 0 km
Trecho especial: 178,87 km
Deslocamento final: 25,42 km
Total do dia: 204,29 km

30/08 - 7ª etapa - Diamantina (MG)/Belo Horizonte (MG)
Deslocamento inicial: 54,38 km
Trecho especial: 125,88 km
Deslocamento final: 151,96 km
Total do dia: 336,96 km
12h00 às 18h00: Chegada dos competidores
21h00: Cerimônia e Festa de Premiação

*Programação sujeita a alteração
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Rally dos Sertões: Duplas da Bull Sertões Rally Team concluem com êxito etapa Maratona

Michel Terpins/Sven von Borries finalizaram em 3º e Rodrigo Terpins/Fabrício Bianchini em 6º na Protótipos T1. No acumulado estão em 4ª e 3ª lugares e seguem, nesta sexta, para a penúltima etapa 

O Rally dos Sertões está chegando à reta final e a Equipe Bull Sertões Rally Team sobe na classificação do ranking da Protótipos T1 a cada dia. Na quinta etapa disputada na quinta-feira entre São Francisco e Diamantina, em Minas Gerais, no dia mais longo da 22ª edição (645, 44 quilômetros e 335,98 de trechos cronometrados), as duplas concluíram com êxito a primeira parte da etapa Maratona, quando não é permitido auxílio mecânico externo.

A bordo do carro #322, Michel Terpins e Sven von Borries conquistaram o terceiro lugar na categoria, com o tempo de 4h55m38s. Além disto, terminaram o dia em sétimo na Geral dos Carros, entre os 43 que disputam a prova. Com o resultado subiram no acumulado e, após cinco etapas estão em quarto lugar na Protótipos T1. "Adorei a etapa, se tivesse mais 200 quilômetros pilotaria com prazer", afirma Michel, referindo-se a Especial que contou com trechos de serra, com precipícios, pedras, trial, travessia de rio entre outros obstáculos apreciados pelos amantes do Rally Cross Country. "Concluímos o primeiro dia da etapa Maratona com um bom resultado e, ainda, o carro terminou inteiro, mesmo com tanta quebradeira", completa o piloto.

A navegação também foi bastante exigida. "Andamos bem e forte, mas a prova teve muita navegação porque a alternância de pisos era intensa, com trechos sinuosos, rápidos, travados, de serra, mas foi a Especial mais completa desde que largamos em Goiânia. Agora é encarar o final da Maratona e concluir mais uma etapa", afirma Borries.

Já Rodrigo Terpins e Fabrício Bianchini, dupla do carro #326, terminaram o duro percurso com o sexto tempo da categoria, 5h21m38s e o 13ª da Geral. Mas como a dupla vem evoluindo a cada etapa concluída, chegou a terceira colocação da Protótipos T1, no acumulado dos cinco dias de rali. "Fiquei impressionado como essa região de Minas tem belas paisagens e ainda tivemos uma Especial com tudo que tinha direito. Por isto, optamos por poupar o carro para largar bem nesta sexta-feira e também para não comprometer nosso resultado", destaca o piloto Rodrigo.

Nesta sexta-feira, os competidores disputam o penúltimo dia da prova. Será um "laço", com largada e chegada em Diamantina. Após dois longos dias seguidos, a sexta etapa será menor e terá o total de 204,29 km e 178,87 km de trecho cronometrado.

Os irmãos Rodrigo e Michel Terpins pilotam pela primeira vez um T-Rex na competição. Para acompanhar as notícias da equipe Bull Sertões Rally Team durante o rali acesse também a página no Facebook: http://migre.me/l0mjN 

A equipe Bull Sertões Rally Team conta com patrocínio da Bull Sertões, 100% Eventos, Xarla e apoio da equipe MEM.

Resultado 5ª Etapa - 28/8 (extra-oficial): 
Categoria - Protótipos T1
1 #360 JOÃO FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI (MITSUBISHI PETROBRAS) 04h47min10s 
2 #320 SYLVIO BARROS NETO/EDUARDO BAMPI (MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 04h49min56
3 #322 MICHEL TERPINS/SVEN VON BORRIES (MEM - BULL SERTOES) 04h55min38s
4 #364 ROMEU FRANCIOSI/ROGERIO ALMEIDA (MITSUBISHI RALLIART BRASIL) 05h13min51s
5# 305 ROBERTO REIJERS/FAUSTO DALLAPE (FORD) 05h16m182
6 # 326 RODRIGO TERPINS/ FABRÍCIO BIANCHINI 05h24m02s

Categoria Protótipos T1 - Acumulado, após cinco etapas (cinco primeiros):
1 JOÃO FRANCIOSI/RAFAEL CAPOANI 14h37m08
2 ROMEU FRANCIOSI/ROGEIRO ALMEIDA 15h06m23s
3 RODRIGO TERPINS/ FABRÍCIO BIANCHINI 16h15m58s 
4 MICHEL TERPINS/SVEN VON BORRIES 17h43m52s
5 SYLVIO BARROS NETO/EDUARDO BAMPI 18h09m20s

Programação da 22ª edição Rally dos Sertões:
29/08 - 6ª etapa - Diamantina (MG)/Diamantina (MG)
Deslocamento inicial: 0 km
Trecho especial: 178,87 km
Deslocamento final: 25,42 km
Total do dia: 204,29 km

30/08 - 7ª etapa - Diamantina (MG)/Belo Horizonte (MG)
Deslocamento inicial: 54,38 km
Trecho especial: 125,88 km
Deslocamento final: 151,96 km
Total do dia: 336,96 km
12h00 às 18h00: Chegada dos competidores
21h00: Cerimônia e Festa de Premiação

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

FD Rally Team vence a etapa Maratona do Rally dos Sertões e segue líder na Super Produtcion

Glauber Fontoura e Minae Miyauti ampliaram a vantagem na etapa 5 que chegou à Diamantina (MG). Nesta sexta, dupla disputa a penúltima etapa.

Os planos da FD Rally Team para enfrentar a primeira parte da etapa Maratona deram certo. Glauber Fontoura e Minae Miyauti venceram na Super Production e seguem líderes na categoria. A prova de quinta-feira saiu de São Francisco e chegou à Diamantina, com mais de 645 quilômetros de percurso, sendo 335,98 navegáveis. Ao final do dia, todos os veículos não podiam contar com apoio mecânico, o que vai ser liberado somente ao final da prova desta sexta-feira. Para conseguir cumprir a determinação, a dupla estabeleceu objetivos, todos alcançados com sucesso.

"A primeira meta era ultrapassar nosso adversário direto, que ganhou a etapa anterior. Conseguimos e ainda abrimos 19 minutos de vantagem. O segundo objetivo era fazer uma prova com cautela, pois muitos carros quebraram e capotaram. Chegamos bem, com o carro inteiro, o que é mais importante para terminar a Maratona", relata Fontoura, campeão de 2013 na categoria. 

Mesmo com tantos desafios, o percurso que chegou ao Norte de Minas Gerais cativou a dupla: "A prova foi difícil, cansativa, longa, mas ao mesmo tempo muito legal! Passamos pela Serra da Canastra, cruzamos precipícios, travessia de rio e, ainda, andamos no topo de uma montanha. Foi incrível!", relembra a navegadora Minae.

Logo mais, a partir do meio-dia, terá início a largada dos carros e a FD Rally Team segue para a sexta etapa, a penúltima deste 22º Rally dos Sertões. A segunda parte da etapa Maratona continuará em Diamantina e contará com apenas 204,29 quilômetros de rali, sendo 178,87 de trecho cronometrado. Ao final do dia, as equipes estarão liberadas para fazer reparos mecânicos nos veículos. 

Até o momento, Fontoura e Minae estão entre os dez mais rápidos do Sertões. Na classificação geral, a dupla ocupa a sétima colocação e mantêm, desde o início do rali, a liderança da categoria Super Production, com cerca de 37 minutos de vantagem. A chegada será em Belo Horizonte, neste sábado.

Fique por dentro de todos os detalhes da Equipe FD Rally Team pelo Facebook: http://migre.me/iWCqX.

A FD Rally Team, equipe da região de Alphaville (SP), conta com patrocínio da Fontoura Dias Stands e apoio da Ralliart Brasil (divisão da Mitsubishi Motors Brasil).

Resultado 5ª etapa - Super Production (extra-oficial) - 28/8 (três primeiros)
1) 331 Glauber Fontoura/Minae Miyauti, 5h4min9s
2) 312 Régis Braga/Kika Braga, 5h23min38s
3) 342 Bartolomeu Nunes/Luiz Afonso Poli, 6h19min48s

Acumulado após cinco etapas - Super Production (extra-oficial)
1) 331 Glauber Fontoura/Minae Miyauti, 15h16min59s
2) 312 Régis Braga/Kika Braga, 15h53min4s
3) 342 Bartolomeu Nunes/Luiz Afonso Poli, 45h39min29s

Programação da 22ª edição Rally dos Sertões:
29/08 - 6ª etapa - Diamantina (MG)/Diamantina (MG)
Deslocamento inicial: 0 km
Trecho especial: 178,87 km
Deslocamento final: 25,42 km
Total do dia: 204,29 km

30/08 - 7ª etapa - Diamantina (MG)/Belo Horizonte (MG)
Deslocamento inicial: 54,38 km
Trecho especial: 125,88 km
Deslocamento final: 151,96 km
Total do dia: 336,96 km
12h00 às 18h00: Chegada dos competidores
21h00: Cerimônia e Festa de Premiação

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br