segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Novidade 4x4... Ener-G-Force


Mercedes revela conceito Ener-G-Force

A Mercedes-Benz resolveu utilizar os conceitos dos Big-Trucks das mineradoras que funcionam com motores elétricos impulsionando as quatro rodas motrizes.

O conceito Ener-G-Force, apresentado no salão do automóvel de Los Angeles, é um SUV  voltado para o off-road, pelo menos esse é apelo de vendas, porém um SUV mais voltado para o bem do meio-ambiente do que os modelos atuais.

Um conjunto de motores elétricos, movidos a partir da energia gerada por células de hidrogênio são o diferencial do modelo, na verdade alguns veículos fora de estrada utilizam motores elétricos  mas não são ou pelo menos não eram comerciais, em suas rodas a diferença aqui é a alimentação desses motores. Como nos veículos fora de estrada com motores independentes nas rodas o Ener-G-Force possui maior desempenho off road devido a essa individualidade, aliado ao sistema de controle de tração fica muito mais fácil transpor os obstáculos. 

Para melhorar o desempenho off road, ou melhor, dar mais segurança, no teto do carro vai um sensor topográfico, que monitora o espaço a frente, e fornece dados ao motorista sobre as condições do percurso, que permitirão ao condutor tomar decisões para configurar a suspensão e o câmbio do carro da melhor maneira possível para superar os obstáculos. O funcionamento dessa tecnologia poderá ser, também, automatizado: um computador recebe as leituras topográficas e, sozinho, faz todos os ajustes mecânicos. Ou seja, um verdadeiro jipe lunar! 

Mas de nada adianta toda a tecnologia se os reatores, que convertem água em hidrogênio,  não estejam em operação, a tecnologia ainda é rudimentar, na verdade ainda dispendiosa e ocupa muito espaço, motivo pelo qual o veículo não de um conceito e certamente daqui para 2025, previsão de lançamento do modelo, outras tecnologias virão e provavelmente esta será uma fonte de energia mais comum do que se imagina, afinal a mais de 40 anos os Russos já produziam combustão com água. O que vale aqui é a beleza do conceito e o sonho de possuir uma maquina como essa.

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br