terça-feira, 14 de agosto de 2012

Mundo Off Road... Rally Sertões 2012


Ford Racing Trucks/Território Motorsport rumo a São Luis

Equipe pentacampeã do Rally dos Sertões saiu neste sábado de Tatuí (SP) e vai rodar mais de 3 mil quilômetros até o Maranhão

A viagem é longa, mais de 3 mil quilômetros separam a cidade de Tatuí, no interior de São Paulo, do Maranhão. Por isto, a Território Motorsport que chefia as equipes Ford Racing Trucks e Troller Racing, saiu neste sábado (11) à tarde para chegar no início da próxima semana e deixar tudo pronto para a largada do Rally dos Sertões. A programação tem início dia 16, na capital São Luís, com a vistoria dos veículos e as dez etapas acontecem entre 19 e 28/8.

Muita coisa envolve a preparação de uma grande equipe de rali. A comissão de frente são os pilotos, navegadores e co-pilotos, mas nos bastidores são várias pessoas envolvidas. A infraestrutura para dar apoio a três caminhões e dois carros de competição conta neste ano como: 37 pessoas, três carros de apoio, 1 carreta, um motorhome e um caminhão de peças.

Para encarar um rali de dez dias, com mais de 4 mil quilômetros por cinco estados (Maranhão, Piauí, Tocantins, Pernambuco e Ceará), a equipe está levando cerca de 120 pneus, praticamente um caminhão só de pneus, tamanho o desgaste devido as variações de piso e terrenos que só veículos 4x4 podem encarar.

"Toda equipe se dedicou muito, meses de trabalho, viraram noites e, agora, estamos prontos para mais um Sertões. É muita coisa envolvida, bem diferente de quando comecei , há 17 anos, e íamos apenas piloto, navegador e eu virava as noites arrumando o carro para largar no dia seguinte", recorda o piloto Edu 
Piano, chefe da equipe que desde que a categoria Carros foi introduzida, em 1996, não deixou de participar de nenhuma edição do rali, que completa 20 anos.

De lá pra cá, Piano conquistou cinco títulos, sendo um na Geral dos Carros e quatro nos Caminhões. Foi o primeiro piloto, com origem nos jipes, a ser campeão do Rally dos Sertões. A Território Motorsport atualmente é um respeitado time no segmento, um dos maiores do grid, e é a equipe oficial da Ford Caminhões há 11 anos e também da Troller há dois anos. "´É muito gratificante ver a evolução da equipe, o envolvimento de todos para os preparativos, mas o pesado ainda está por vir e a jornada só começa no dia 18", diz Piano.

A equipe terá três caminhões na competição: um novo Ford Cargo 1933 4x4, um F4000 Terriório 4x4 e um F350 4x4.

A Ford Racing Trucks/Território Motorsport conta com patrocínio da Ford Caminhões, Termicom, Garrett, Truckvan e Cummins e apoio da IST Sistemas, Cummins Onan, EATON, Cobreq, Tortuga, Rassini-NHK, Kongsberg Automotive. 

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br