sábado, 25 de fevereiro de 2012

Mundo Off Road... Rally da Selva 2012 - Jipes

Jipes terão percurso exclusivo no Rally da Selva
Suzana Machado/Black & White Comunicação

Não é segredo que os protagonistas dos primeiros eventos Off Road do Brasil e do mundo foram os jipes. Na edição de 2012, o Rally da Selva coloca em foco essas “máquinas” e abre espaço especial aos ralizeiros da velha guarda na competição que será realizada de 01 a 04 de março, em Sinop (MT).

Na categoria Expedição Raid, os precursores do Off Road irão encarar uma trilha diferenciada e colocar seus “sessentões” à prova. Fabricados a partir de 1941, para uso do exército americano durante a Segunda Guerra Mundial, os jipes foram criados com o objetivo de facilitar travessias em lama, erosões e trechos de difícil acesso. No exterior o modelo faz sucesso desde a década de 1940, mas no Brasil o veículo Off Road começou a ganhar espaço no início dos anos 80, quando foram realizados os primeiros rallies.

De acordo com um dos membros do Jeep Clube de Sinop, Caio Medina, os integrantes do clube começaram a participar de competições em 2001.

“No início era uma brincadeira entre amigos que tinham jipe. Saíamos em busca de trilhas que nos oferecesse o maior grau de dificuldade possível e adrenalina. Quando começamos a competir, em Mato Grosso já haviam sido realizadas três edições de rally, entramos na quarta, na época só competiam jipes do modelo Willys”, afirmou.

Medina conta também que as trilhas eram diferentes dos percursos atuais.

“As trilhas eram curtas, com 80 quilômetros no máximo e de dificuldade extrema, lugares que os carros que competem em rallies atualmente não conseguiriam passar. A trilha da Raid vai ser semelhante, com grau de dificuldade maior que o trajeto que será percorrido pelas demais categorias. Será bem ao gosto dos jipeiros da antiga”, declarou.

Para o membro do Jeep Clube de Sinop, a iniciativa da organização do Rally da Selva é uma forma de homenagear aqueles que deram início ao esporte na região norte do estado.

“A criação da categoria Raid é uma forma de reconhecimento ao grupo que começou com este tipo de atividade aqui em nossa região. Com o passar dos anos o esporte foi mudando de cara, com a tecnologia outros veículos passaram a ser utilizados nas competições e o pessoal da velha guarda mantém a paixão pelo esporte, mas já não se encaixa nos rallies técnicos de hoje. Então essa volta ao passado é algo que agrada muito aos jipeiros”, enfatizou Medina.

Animado e ansioso para encarar a trilha da Raid, o presidente do Jeep Clube de Guarantã do Norte, David Marques Silva, afirma que a expectativa é grande.

“Participamos sempre de rallies, nos quais as trilhas são mais longas, com mais de 700 quilômetros, porém com nível de dificuldade diferente. O pessoal de Sinop já nos adiantou que a trilha da Raid vai estar do jeito que nós jipeiros gostamos, percurso mais curto e com muita adrenalina”, destacou Silva.

De acordo com Silva, a emoção de uma trilha feita especialmente para jipes antigos é diferente das trilhas dos rallies da atualidade.

“A emoção é diferente. Dentro do jipe você fica naquela expectativa de ultrapassar obstáculos mais difíceis, chegar ao final do dia com aquela sensação de cansaço e ao mesmo tempo revigorado. O jipeiro vive sensações diferentes, até mesmo quando um veículo quebra, a convivência é mais intensa com nossos colegas de competição”, ressaltou.

INSCRIÇÕES – O 12º Rally da Selva será realizado de 01 a 04 de março, em Sinop (MT). Os aventureiros podem se inscrever no Rally da Selva pelo site www.rallydaselva.com.br. As disputas serão nas categorias Super Máster, Graduado, Júnior, Turismo e Expedição.

Mais informações podem ser obtidas no site oficial ou pelos telefones (66) 8115-0122 , (66) 8112-0333 ou (66) 9985-2186 .

O 12º Rally da Selva conta com patrocínio da Colonizadora Sinop, Águia Têxtil, Trilha Bravo, WH Comunicação Visual, Rede Brasil, Calangos Beer, Casa da Suspensão, Gráfica Print, Hotel Ucayali, Piso Forte, Grupo Granja, Comagran, Sicredi, Pit Stop, Curado Seguros, Papelaria Dunorte e Paloma Veículos.

Tem apoio do Governo de Mato Grosso, Prefeituras de Santa Carmem, Vera, Feliz Natal, Nova Guarita, Nova Santa Helena, Itaúba, Peixoto de Azevedo, Matupá e Sinop, Só Notícias (www.sonoticias.com.br), Meridional FM 98,9, Transportadora TSS, Faça Web Sites e DigiPower.

Além da supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Federação Matogrossense de Automobilismo (Femtau) e Associação Matogrossense de Fora de Estrada (AMFE).

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br