domingo, 29 de janeiro de 2012

Mundo Off Road... WRC para todos...

O carro de ralis para todos finalmente apareceu

Finalmente, pudemos ver o espírito oculto dos novos World Rally Cars. Os carros com motor 1.6 litros não se tratam apenas de downsizing ou injeção direta, mas também acerca do (quase) total intercâmbio de fórmula.


O carro que Eyvind Brynildsen vai pilotar no Rali da Suécia é o mesmo que Mads Ostberg usou há 12 meses atras quando terminou em segundo no rali da Suécia de 2011, enquanto World Rally Car.

No início deste ano, foi o mesmo carro utilizado por Mads para terminar em segundo no Mountain Rally do campeonato norueguês, mas na especificação RRC (1.6 litros S2000). Depois de ser usado no rali Elverum neste fim de semana, vai ser convertido de volta para a condição de WRC.

Os regulamentos dos atuais World Rally Cars foram discutidos pela FIA ao longo de muitos anos, mas só agora um dos objetivos base da nova fórmula foi concretizado. Este objetivo é o de permitir que o mesmo carro seja utilizado em mais do que uma fórmula numa forma simples de alteração, uma ideia fortemente defendida pelo anterior presidente da FIA, Max Mosley.

As modificações necessárias para converter o carro de uma especificação para outra são severamente restritas, sendo aquela mais impactante a mudança do restritor do turbo dos 30 mm (da utilização em S2000) para os 33 mm para o WRC (com consequentes alterações no mapeamento do motor) e alterando a asa traseira. Existem outras pequenas diferenças relacionadas com para-choques, vidros e embraiagem. Agora que as versões 1.6 turbo dos carros S2000 são admitidos nos campeonatos regionais e mais World Rally Cars ex-oficiais são vendidos a privados, esta possibilidade de intercâmbio é esperada com maior frequência.

Por: Martin Holmes/AS-Portugal

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br