segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Mundo Off Road... Mitsubishi CUP 2011 - Jaguariúna

Circuito exclusivo montado na fazenda Meia Lua impõe ritmo forte aos competidores do rali de velocidade cross country.

A quinta etapa da Mitsubishi Cup levantou poeira neste sábado, na fazenda Meia Lua, em Jaguariúna, no interior de São Paulo. Décimos de segundos foram disputados do início ao fim pelas duplas nas três provas, de cerca de 31 quilômetros, e comprovou o alto nível técnico e a competitividade da disputa. Por onde passa, o campeonato de rali de velocidade cross country contagia o público. E em Jaguariúna não foi diferente.

O traçado exclusivo da prova possibilitou diferentes tipos de pilotagem e destacou a habilidade dos pilotos durante as curvas negativas, valas de escape, trechos travados, retas, sob um piso duro, mas com cascalho, ora de areia e com alternâncias de terrenos. Calor e tempo seco tomaram conta do circuito, devido ao corte da cana-de-açúcar que deixou a área limpa e com visibilidade privilegiada da pista. O único fator que atrapalhou um pouco foram as nuvens de poeira formadas a cada passagem dos autênticos 4x4 da Mitsubishi.

Com a quinta etapa concluída, a briga pelos títulos da temporada foi um show à parte nas categorias: L200 Triton RS, L200 Triton RS Handcap, L200 RS, Pajero TR4R Light, Pajero TR4ER Light e PajeroTR4 ER.

L200 Triton RS - Marcos Cassol e Luis Felipe Eckel formaram dupla há três etapas e conquistaram o primeiro lugar na Triton RS. "Estamos comemorando, Jaguariúna sempre reserva surpresas para mim e é bom correr aqui. Estamos bem sintonizados e, no mais, melhorei também minha concentração e o resultado esta aí", diz Cassol, de Rio Verde, em Goiás. "Andamos no limite, tudo que podíamos e mesmo assim, não foi fácil vencer. O campeonato está muito disputado, ", completa o navegador. Em segundo lugar, os paulistas Cristian Baumgart e Beco Andreotti "Quase vencemos, mas estou feliz com o segundo lugar. Isto motiva as demais duplas e dá condições para termos as mesmas condições para buscar a vitória. Cada prova é uma prova e não dá para ganhar todas. O mais bacana é a união e o clima que temos aqui", diz Baumgart, bicampeão a categoria em 2009/2010.

Na categoria Triton RS Handcap quem levou a melhor foi a dupla Leandro Torres e Edu Sachs. Em segundo, Fábio Prada Ferreira e Edgar Fabre.

L200 RS - Líderes da categoria, Peterson Silva de Oliveira e Gilson Rocha chegaram em primeiro. "Foi bem disputada, mas resolvemos ir para cima e deu certo. Foi uma prova de colocar quinta marcha, de freadas fortes, do jeito que gosto", diz o piloto. "Entramos concentrados e não cometemos erros. Foi importante vencer", disse Rocha. Após vencer uma prova e chegar com o segundo tempo nas duas restantes, Edu Piano e Solon Mendes ficaram em segundo. "Foi por pouco, na última achamos que conseguiríamos vencer, pois baixamos o tempo em 7seg, mas não deu. Valeu a disputa. pois foi uma prova ótima", explica Piano. "Para mim foi a melhor prova do ano, muito rápida a única coisa que atrapalhou um pouco foi poeira, que às vezes nos obrigada a tirar o pé e comprometia o resultado. Competição é isto mesmo, faz parte", diz o navegador cearense que disputa o primeiro ano no Sudeste, que em 2011 se tornou um campeonato nacional. Antes, ele corria a Mitsubishi Cup Nordeste .

PajeroTR4 ER Light - Marcelo Emerick Mendes e Weidner Moreira foram as mais rápidos nas três provas na categoria e venceram a etapa. "Me diverti muito. O piso era o meu estilo: rápido, liso, mas como as freadas eram fortes a atenção foi redobrada", ressaltou Mendes. "Excelente, andamos forte demais, o campeonato está a todo o vapor e agora não podemos errar. Vamos tentar manter o mesmo ritmo nas próximas", alertou o navegador. A dupla Gláucio Vanderlinde/Idali Bosse, de Santa Catarina, ficou com a segunda colocação. "Tivemos alguns erros, mas fomos evoluindo e chegamos em segundo. A nossa categoria está com uma briga acirrada e isto é bom", diz Gláucio. Já o navegador, atentou às dificuldades que foram superadas: "Como a cana estava baixa, haviam referências em que não se via a entrada, por isto a atenção redobrou e estava muito fácil de errar. Mas fizemos um bom trabalho."

Pajero TR4ER - Com cinco vitórias em cinco etapas, os paranaenses Carlos Henrique Scheffer Jr e Rafael Malucelli, são os favoritos ao título na nova categoria movida a etanol. "Está sendo um ano impecável, onde a equipe, carro e dupla estão no caminho certo e Rafael e eu estamos errando pouco", diz Scheffer. "A Mitsubishi tem de fazer sempre uma prova como esta porque o prazer é muito maior e é o que gostamos. Foi importante vencer 13 de 15 provas da temporada", elogia o navegador. Em segundo lugar os paulistas que ficaram satisfeitos com a colocação. "Aqui é andar o mais que se pode o tempo todo e nosso resultado está muito bom. A pista estava bem interessante comparando com a do ano passado", diz o piloto Rodrigo Memberg. "São dois meses sem andar junto e no início fez diferença, mas logo nos adaptamos e foi bom ser o mais rápidos na terceira prova", conta João Carlos Kazuo Fugimoto.

Pajero TR4 R Light - Após vencer as três provas do dia na categoria, os catarinenses Gustavo Gugelmin e Marcos Panstein assumiram a liderança. "A dupla está bem entrosada e achamos um ponto de equilíbrio com o carro na pista rápida, lisa e técnica. Agora a estratégia é continuar vencendo as duas próximas para alcançar nosso objetivo", diz Gugelmin. Enquanto o navegador afirmou que apesar de já ter andado no local, o traçado surpreendeu, "sempre há uma coisa nova, mas a Mitsubishi conseguiu fazer algo inédito e um traçado bem gostoso. Foi importante pegar o quarto pódio de primeiro lugar", explica Panstein. Em segundo ficou a dupla de pai e filho Vilson e William Thomas, que estrearam em 2010 na Mitsubishi Cup. "Viemos para Jaguariúna para aprender a pilotar. A pista estava uma excelência e poder contar com a navegação do meu filho não tem preço", afirma o piloto. "Esta foi nossa melhor classificação da temporada e mostra um upgrade para continuar nos esforçando", emenda o navegador.

Líderes- Os líderes do campeonato, após seis etapas são: Reinaldo Varela/Edu Bampi -206 pontos (L200 Triton RS), Peterson de Oliveira/Gilson Rocha -206 pontos (L200 RS), Carlos Henrique Scheffer Jr./Rafael Malucelli - 223 pontos (Pajero TR4ER), Albano dos Santos Parente Jr./João Gilberto F. da Silva - 185 pontos (Pajero TR4ER Light) e Gustavo Gugelmin/Marcos Panstein - 178 pontos (Pajero TR4 R Light).

Na 12ª temporada, a Mitsubishi Cup reúne a nata do cross country nacional pela organização, competitividade e circuito exclusivo, além de ser uma das maiores premiações do automobilismo brasileiro, são cerca de R$ 570 mil ao final de sete etapas. Em 1º de outubro acontece a sexta e penúltima etapa do campeonato em Mogi-Guaçu, em São Paulo.

A Mitsubishi Cup tem patrocínio do Itaú, Gol Linhas Aéreas, Castrol, Pirelli, Magneti Marelli, Transzero, Mira, Mapfre, Daslu Homem e Artfix. Mais informações no www.mitsubishimotors.com.br

Considerar classificação abaixo

Classificação 5ª Etapa Mitsubishi Cup - Jaguariúna (SP)

Categoria L200 Triton RS
1o Marcos Cassol/Luis Felipe -Rio Verde (SP) - 43 pontos
2o Cristian Baumgart/Beco Andreotti -São Paulo (SP) -41 pontos
3o Marcos Baumgart/Kleber Cincea -São Paulo (SP) -40 pontos
4o Reinaldo Varela/Edu Bampi - São Paulo (SP) -35 pontos
5o Augusto Soares/Rafael Capoani - Caxias do Sul (RS) - 31 pontos

Categoria L200 RS
1o Peterson Silva De Oliveira/Gilson Rocha -Tubarão (SC) -44 pontos
2o Edu Piano/Solon Mendes -Tatui (SP) -43 pontos
3o Joao Carlos Narciso da S.Cardoso/Sidinei Broering -Curitiba (PR) -37 pontos
4o Rodrigo Rezende Leis/Ronaldo Rezende Leis -Niteroi (RJ) -36 pontos
5o Regis Braga/Rogério Almeida -Lauro de Freitas (BA) -33 pontos

Categoria Pajero TR4 ER
1o Carlos Henrique Scheffer Jr/Rafael Malucelli -Curitiba (PR) - 44 pontos
2o Rodrigo Menberg/Joao Carlos Kazuo Fugimoto-Santana do Parnaiba (SP) -42 p
3o Henry Grosskopf/Gunnar Dums -São bento do Sul (SC) -40 pontos
4o Eder Benito/Dalmo Bergantin -Indaiatuba (SP)-34 pontos
5o Yuri Alexander de O. Afonso/Flávio Marinho França -Natal (RN)- 34 pontos

Categoria Pajero TR4 ER Light
1o Marcelo Emerick Mendes/ Weidner Moreira -Juiz de fora (MG) -45 pontos
2o Glaucio Vanderlinde/Idali Bosse -Mafra (SC) -39 pontos
3o Rafael Martins Cassol/Lélio Vieira Carneiro Jr -Rio Verde (GO) - 37 pontos
4o Acyr Alexandre Becker/João Stal -São Bento do Sul (SC) -36 pontos
5o Albano dos Santos Parente Jr/Joao G.Ferreira Joca -Rio de Janeiro (TJ) -32 pontos

Categoria Pajero TR4R Light
1o Gustavo Souza Gugelmin/Marcos Maia Panstein -Lages (SC)-45 pontos
2o Vilson Thomas/William Thomas -Brasilia (DF) -38 pontos
3o Nadimir Kayser dee Oliveira/Filipe Bianchini de Oliveira--Brasilia(DF) -37 pontos
4o Luiz Claudio/Alencastro -Rio de Janeiro (RJ) -35 pontos
5o Renato Kahn/Gilze Ferreira de Araujo -São Paulo (SP) -33 pontos

Classificação Geral - Campeonato

Categoria L200 Triton RS
1o Reinaldo Varela/ Edu Bambi - São Paulo (SP) - 206 pontos
2o Cristian Baumgart/Beco Andreotti - São Paulo (SP) - 188 pontos
3o Marcos Baumgart/Kleber Cincea-São Paulo (SP) - 177 pontos
4o Marcos Cassol /Luis Felipe Eckel - Goinaia (GO) - 171 pontos
5o Augusto Soares/Rafael Capoani -Caxias do Sul (RS) - 148 pontos

Categoria L200 RS

1o Peterson Silva De Oliveira/Gilson Rocga - Tubarão (SP) - 206 pontos
2o Joao C.Narciso da Silva Cardoso/Sidinei Broering-Curitiba (PR) -165 pontos
3o Edu Piano/Solon Mendes da F. Junhior- Tatui (SP) -163 pontos
4o Rodrigo Rezende Leis /Ronald Rezende Leis -Niteroi (RJ)- 161 pontos
5o Armando Bispo/Wladimir Reis -Fortaleza (CE) - 125 pontos

Categoria Pajero TR4 ER

1o Carlos Henrique Scheffer Jr / Rafael Malucelli -Curitiba (PR) - 223 pontos
2o Henry Grosskopf/Gunnar Dumes - São Bento Sul (SC) -192 pontos
3o Eder Benito /Dalmo Bergantin -Indaiatuba (SP) -181pontos
4o Rodrigo Menberg/João Carlos K.Fugimoto Santana do Parnaiba (SP) -166 pontos
5o Yuri Alexander de O. Afonso/Flávio Marinho França -Natal (RN)-163 pontos

Categoria Pajero TR4 ER Light

1o Albano Dos Santos Parente Jr/João Gilberto Ferreira Joca-Rio de Janeiro(RJ)-185 pontos
2o Alessandro Cesar Tozoni /Fabio Peralli -Jundiai (SP) - 174 pontos
3o Glaucio Vanderlinde/Idali Bosse -Mafra (SC) - 161pontos
4o Rafael Martins Cassol /Lelio V. Carneiro Junior -Rio Verde (GO) -148 pontos
5o Acyr Alexandre Becker/João Stal -São Bento do Sul (SC) - 146 pontos


Categoria Pajero TR4R Light

1o Gustavo Souza Gugelmin/ Marcos Maia Panstein--Lages (SC) -178 pontos
2o Vilson Thomas /Willian Thomas -Brasilia (DF)- 153 pontos
3o Renato Kahn/Gilze Ferreira de Araujo -São Paulo (SP)- 152 pontos
4o Nadimir Kayser De Oliveira / Felipe Bianchini de Oliveira - Brasilia(DF) -151pontos
5o Carlos Roberto Girolla / /Gilberto Cecilio Junior -147 pontos

Foto: Tom Fapp

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br