sexta-feira, 6 de maio de 2011

Mundo Off Road... Dakar 2012



Elétricos no Dakar 2012

O Rally Dakar é um dos importantes desafios para um piloto e um veículo no mundo. As dificuldades que se enfrenta, dificuldades físicas dos pilotos e mecânica das maquinas. Sem mencionar o destino... Todos os anos há muitos que tentam e poucos chegam.

Imagine então quando queremos mudar alguns dos regulamentos ou sair da estrutura do rally, como fez a equipe brasileira correndo este ano com uma Pajero Flex, ou seja, sem apoio da estrutura do evento, que fornece diesel e gasolina.

Em 2012 teremos a vez dos elétricos. Precisamente a aventura de dois times que se dizem os pioneiros, e querem entrar para a história como o primeiro a completar o Rally Dakar ao volante de veículos elétricos (ou semi-elétrico – híbridos).

Equipe Letónica - Letónia Equipe, acaba de lançar seu novo OSCar PJE , um veículo que tem um motor elétrico para movimentar exclusivamente as rodas. Sua potência é de 180 kW (241 cv) e pode atingir 140 km / h. Possui um sistema especial que permite o desenvolvimento Overboost 315 kW (422 cv) por cerca de 45 segundos para superar as dificuldades, tais como uma duna muito alta. A grande vantagem também é que não terá problema com a altitude!

O OSCar enfrenta o Dakar com o apoio de um motor de combustão (Nissan), que irá recarregar as baterias. Graças a essa autonomia se estende até 150 km e pode atingir 300 km em fases favoráveis. Também inclui um sistema de drenagem regenerativa, que recupera energia das suspensões, os impactos das irregularidades da estrada e dos freios, que gera energia para as baterias.

O segundo veículo no Dakar é o Buggy elétrico McRae que vai tentar completar o Dakar com o veículo tipo buggy movido por um motor de 80 kW (107 cv) e uma bateria compacta de 54 kWh. Seu principal ativo é a redução de peso através da utilização de materiais leves e aerodinâmica aperfeiçoada e, finalmente, um sistema de recuperação de energia da suspensão.

2012 é o ano em que vemos pela primeira vez, cruzando o Rally Dakar com um veículo que não emite mais ruído do que o contato das rodas sobre o solo, além de poluição zero! O Dakar nunca mais será o mesmo.

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br