terça-feira, 15 de março de 2011

Mundo Off Road... Rally dos Sertões 2011 - Kolberg e Pro-Etanol


Prestes a iniciar temporada 2011, Kolberg comenta crescimento da categoria Pro-Etanol

Piloto analisou mudanças e afirma que os trabalhos visando o Rally dos Sertões já começaram

O piloto Klever Kolberg tem levantado uma bandeira importante no segmento das competições off-road: a do uso do etanol. Ele foi pioneiro na utilização do combustível renovável no Rally Dakar de 2010 e um dos principais competidores na recém-criada categoria Pro-Etanol do Rally dos Sertões, no ano passado - da qual saiu campeão, além da segunda posição na classificação geral. Iniciando a preparação para a temporada 2011, Klever comemora o crescimento da categoria.

"O sucesso no Rally dos Sertões 2010, no Rally das Serras e no Campeonato Brasileiro de Rally acabaram por despertar uma reação na concorrência. Muitos decidiram aderir ao etanol e o número de competidores utilizando esse tipo de combustível está se multiplicando. Só na Promacchina, que prepara meu carro, estão sendo feitos outros seis carros. A categoria deve crescer 300% este ano", analisou o piloto.

É interessante ressaltar que, além de ser apenas o segundo ano da categoria, a escolha do combustível nos ralis (entre etanol, gasolina ou diesel) fica a critério dos pilotos e equipes, ao contrário de outras competições, em que essa definição fica a cargo da organização. A mudança de combustível utilizado implica também na adequação dos carros e estruturas de apoio que já estão prontas, o que acaba dificultando essa migração.

Klever ainda comentou as mudanças no regulamento da categoria, visando o estabelecimento de uma classe mais barata e, portanto, mais viável. "A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) já determinou a adoção de medidas para restringir o desempenho dos motores que utilizam etanol, por exemplo, a adoção de um restritor de ar no sistema de admissão. Havia ainda outras condições que já estavam em prática desde 2010, como não poder usar câmbio sequencial, motores não vendidos comercialmente no Brasil, cárter seco ou turbo", continuou.

O Rally dos Sertões deste ano acontece entre os dias 9 e 19 de agosto, mas os trabalhos já começaram na equipe Valtra Dakar Eco Team. "Estamos mexendo no veículo, eliminando as causas de alguns problemas e trabalhando na melhor distribuição e diminuição do peso. Também estamos visando equilibrar a potência dos motores e redimensionar as velocidades da caixa de câmbio para tentar chegar a um desempenho ainda melhor, mesmo com as novas restrições", revelou Kolberg.

"Além disso, o trabalho da equipe também está intenso para que toda a estrutura funcione perfeitamente, como foi em 2010. Paralelo, segue um trabalho de condicionamento físico que deve fazer a diferença numa prova longa e exigente como o Rally dos Sertões", concluiu o piloto do Valtra Dakar Eco Team.

Para acompanhar o Valtra Dakar Eco Team acesse o site www.parisdakar.com.br e siga a equipe no Twitter: www.twitter.com/RallyDakar

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br