segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Mundo Off Road... Rally Dakar 2011

Rúben Faria penalizado, perde vitória para Cyril Desprès

Rúben Faria foi o mais rápido na tirada inicial do Dakar Argentina-Chile 2011, mas uma penalização posterior de um minuto, devido a um excesso de velocidade numa zona controlada pela organização, relegou-o para trás do seu companheiro de equipa na KTM Red Bull Team, Cyril Desprès, que se torna assim, oficialmente, no primeiro vencedor do ano na categoria reservada às motos. Curiosamente, o piloto luso foi o vencedor na derradeira tirada da edição de 2010, e começa a edição deste ano como o mais rápido. Promete! Faria cai desta forma para segundo, atrás de Desprès, mas ainda na frente de Marc Coma.
Rúben Faria penalizado, perde vitória para Cyril Desprès -

Nos autos, Carlos Sainz dominou a etapa, terminando com uma ligeira vantagem sobre Stéphane Peterhansel e Nasser Al-Attiyah, muito provavelmente os seus dois grandes adversários das próximas duas semanas. Já para Robby Gordon, Nani Roma e Guerlain Chicherit as coisas complicaram-se, pois o trio atrasou-se um pouco, muito - quase uma hora - no caso do homem do MINI All4. Nos camiões, a primeira etapa ficou marcada pelo abandono de Gerard De Rooy devido a lesão, e também pela 57ª vitória em etapas do russo Vladimir Chagin.


Bons 'mochileiros'


Um ano depois de ter ajudado Cyril Desprès a vencer, Ruben Faria continua a desempenhar da melhor forma a sua missão de 'mochileiro', passando hoje quatro pilotos na especial, antes de cruzar a linha de chegada. Venceu na estrada, mas a organização atribui-lhe uma penalização de um minuto que o fez cair para segundo. Já Marc Coma, está a 46 segundos de Desprès, um tempo ainda irrisório para tanto que há ainda pela frente. Juan Pedrero, promovido este ano a 'mochileiro' de Coma esteve igualmente muito bem, e foi quarto. Perto do seu líder, pode intervir facilmente em caso de problemas. A KTM reservou para si as quatro primeiras posições da classificação do dia, enquanto os rivais que estão localizados mais de um minuto são a BMW, Yamaha e Aprilia, respetivamente, Paulo Gonçalves (5º), Jonah Street (6º) e 'Chaleco' Lopez (7 º).


Herança Patronelli


Nos quad, as coisas correram mal para o vencedor do ano passado, Marcos Patronelli, que já perdeu mais de duas horas. O argentino atrasou-se na ligação e partiu graças a uma autorização especial da Direção de Prova, ma a esperança de repetir a vitória esfumou-se, ainda não completamente, mas quase. O seu irmão Alexander foi quinto (5 º) e será ele que vai defender a honra dos Patronelli na dura batalha que se antevê contra Josef Machacek, o mais rápido no dia de hoje. Rafal Sonik, foi forçado a abandonar a corrida.


Carlos Sainz não deu hipóteses, hoje e Peterhansel também esteve bem, embora tenha sofrido um pouco com problemas nos limpa vidros. Nasser Al Attiyah foi terceiro acumulou um atraso de 2m16s, uma margem ainda pouco significativa, mas a prova está só a começar...


Hummer a patinar


Mark Miller (VW), Giniel De Villiers (VW) e Krzysztof Ho?owczyc (BMW X-Raid) começaram com cautela a prova, enquanto Robby Gordon, cautelas é o que não tem, mas hoje pouco podia fazer com o piso tão escorregadio e só duas rodas a 'empurrar' o Hummer. O balanço também é negativo para Nani Roma que viu falhar o desembaciador e 'perdeu-se' no nevoeiro que caiu sobre o pára-brisas da sua Nissan Navarra, causando-lhe um atraso de mais de 17 minutos. O Mini All4 de Guerlain Chicherit parou com problemas de travões, que sobreaqueceram demasiado. A coisa promete animação...


Chaguin: Quem mais?


Nos Camiões, o holandês Wulfert Van Ginkel capotou, e Gerard De Rooy, no seu regresso à competição, depois de se ter aleijado no Rali Rota da Seda, voltou a lesionar-se. Ao km 72, o seu camião saltou e o impacto causou-lhe nova forte dor nas costas, que forçou o piloto a abandonar a prova de imediato. Os Kamaz de Vladimir Chagin e Firdaus Kabirov, já estão no topo da classificação. Esta foi só a 57ª vitória do 'Czar' no Dakar.

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br