segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Mundo Off Road... Rally Dakar 2011

Stage 1: Buenos Aires-Victoria-Córdoba: liaisons, 377km and 482km; special, 222km (192km for bikes); liaison, 84km; total, 1165 km.
Clima: quente, ensolarado e úmido (alguma chuva no trecho): 28-32°C
For immediate release





- Chicherit perdeu tempo com disco de freio quebrado no novo Mini All4 Racing
- Carlos Sainz tomou a liderança na geral depois do 1° estágio em Córdoba
- Holowczyc e Terranova ficaram em sexto e sétimo para X-raid
- Novitskiy, Dos Santos eSchott em 10°, 21° e 24° lugares

Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret realizaram um início profissional no 33° Rally Dakar Argentina-Chile para a equipe Monster Energy X-raid Team.

A dupla francesa ficou em segundo lugar em seu BMW X3 CC após o trecho de abertura da prova de 222 Km entre Victoria e Córdoba,a nordeste de Buenos Aires, neste domingo, apesar de uma pedra e uma cerca causarem danos na traseia de seu carro no meio da especial.

“Não foi assim tão mal, mas cometemos alguns erros e batemos numa pedra e num muro", disse Peterhansel. “Choveu muito forte no estágio e não era fácil ir muito rápido. Por 20 Km não havia aderência e isso era o motivo de irmos com cautela. Foi bom passar pelo primeiro estágio sem problemas e agora estamos esperando por amanhã".

Guerlain Chicherit e Michel Périn estavam para finalizar entre os Top 10 com o novo Monster Energy-backed Mini All4 Racing,no trecho os espanhois Carlos Sainz e Lucas Cruz Senra fizeram o melhor tempo de 2h 18m 32s , com vantagem de 1m 31s.

Mas a dupla francesa sofreu uma quebra do disco de freio traseiro e foi forçada a parar e trocar a peça. Levou mais tempo do que o normal porque o disco tinha danificado a roda e Chicherit perdeu 57m 45s para Sainz e saiu fora do Top 30 na tabela geral.“Estou muito feliz com o resultado de Stéphane,” disse o diretor Sven Quandt. “Ninguém quer vencer o primeiro estágio e ser o primeiro a largar no segundo dia, assim , estamos satisfeitos com essa posição. Guerlain teve um problema técnico, mas conseguiu administrar e chegar ao final.De alguma forma o problema tirou certa pressão de Guerlain agora e ele pode se concentrar em trazer o Mini para até o final".

Cento e setenta motos, 30 quadriciclos e 140 carros e 67 caminhões começaram o trecho de abertura através da Argentina.O piloto polaco Krzysztof Holowczyc e seu navegador belga, Jean-Marc Fortin passaram em sexto nos dois primeiros checkpoints e finalizaram esta especial técnica na sexta posição em seu BMW X3 CC.

O argentino Orlando Terranova e seu navegador português Filipe Palmeiro ficaram em sétimo depois do terceiro waypoint e ficaram em igual posição no final do dia em seu BMW X3 CC. Leonid Novitskiy e Andreas Schulz estavam em 11° após o terceiro checkpoint e subiram para décimo no final.

O piloto português Ricardo Leal Dos Santos e Paulo Fiùza finalizaram o estágio em 21° e a dupla alemã Stephan Schott e Holm Schmidt foram os últimos das sete duplas da equipe X-raid team que largaram para o estágio e finalizaram extra-oficialmente em 24°.

Córdoba abriga o acampamento noturno e está localizado perto do centro geográfico da Argentina no pé das montanhas de Sierra Chicas no Rio Suquia. Jerónimo Luis de

Cabrera fundou a cidade em 1573 e lhe deu um nome semelhante a uma cidade na espanha.

No domingo, dia 3, a rota leva as duplas para o norte , partindo de Córdoba a San Miguel de Tucumán, ex-sede do Rally Argentina que fez parte do Mundial de Rally(WRC).

Há um total de 324 novos Km para os competidores no Dakar, que inclui 3 passagens por controles , matas nativas e grandes salinas.

Posições após SS 1 (extra-oficial @17.25hrs):

1. Carlos Sainz (E)/Lucas Cruz Senra (E) Volkswagen Race Touareg 2h 18m 32s
2. Stéphane Peterhansel (F)/Jean-Paul Cottret (F) BMW X3 CC 2h20m 03s
3. Nasser Saleh Al-Attiyah (QA)/Timo Gottschalk (D) Volkswagen Race Touareg 2h20m 48s
4. Mark Miller (USA)/Ralph Pitchford (ZA) Volkswagen Race Touareg 2h 22m 49s
5. Giniel de Villiers (ZA)/Dirk von Zitzewitz (D) Volkswagen Race Touareg 2h 23m 38s
6. Kryzsztof Holowczyc (PL)/Jean-Marc Fortin (B) BMW X3 CC 2h 25m 39s
7. Orlando Terranova (RA)/Filipe Palmeiro (P) BMW X3 CC 2h 28m 43s
8. Robby Gordon (USA)/Andy Grider (USA) Hummer 2h 29m 36s
9. Guilherme Spinelli (BR)/Youssef Haddad (BR) Mitsubishi Lancer 2h 30m 32s
10. Leonid Novitskiy (RUS)/Andreas Schulz (D) BMW X3 CC 2h 32m 13s

Outras equipes X-raid

21. Ricardo Leal Dos Santos (P)/Paulo Fiùza (P) BMW X3 CC 2h 48m 17s
24. Stephan Schott (D)/Holm Schmidt (D) BMW X3 CC 2h 49m 03s
61. Guerlain Chicherit (F)/Michel Périn (F) Mini All4 Racing 3h 16m 17s

Texto e Foto:Imprensa BMW X-Raid Team

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br