segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Mundo Off Road... Rally Dakar 2011

O Rally Dakar começou com vitória no primeiro estágio para a Volkswagen.



A dupla Carlos Sainz/Lucas Cruz (E/E) está na liderança do clássico rali do deserto a bordo do Volkswagen Race Touareg 3 após a primeira das 13 especiais previstas com uma vantagem de 1m 31s para o piloto da X-raid BMW Stéphane Peterhansel.

A dupla da equipe VW, vencedora ano passado teve um bom desempenho nos 788 Km do estágio entre Victoria e Córdoba na Argentina.Nasser Al-Attiyah/Timo Gottschalk (Q/D) finalizaram o trecho de cascalho com chuva no terceiro lugar com uma diferença de 2m 16s. Mark Miller/Ralph Pitchford (USA/ZA) vem depois em quarto lugar com diferença de 4m 17s gap. A linha de frente da Volkswagen foi completada com o quinto lugar de Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz (ZA/D) distantes 5m 06s.

As 3 chuvas torrenciais fizeram do primeiro trecho um local escorregadio. Os 222 Km do primeiro trecho foi transformado em lama e água. A principal tarefa das quatro duplas com o Race Touareg 3 foi conseguir passar seus carros pelas exigentes passagens de cascalho, com declives de até uma altitude de 1.000 metros acima do nível médio do mar, rapidamente e sem danos. Tendo em vista a muitos pedregulhos ao lado da estrada, mesmo pequenos erros poderiam facilmente significar o fim da corrida.

Kris Nissen (Volkswagen Motorsport Diretor)
"Hoje vimos uma soberba performance de nossos pilotos e navegadores. Os carros estavam perfeitamente preparados. Estou feliz em ver todos da nossa equipe trabalhando com absoluta concentração no início do rali e não deixar-se distrair pela multidão, nem pela pressão causada pelas expectativas dos jornalistas. As condições na primeira etapa foram muito difíceis devido à grande quantidade de água na pista. É difícil julgar quem foi mais fortemente afetada por isso. Com quatro carros entre os cinco primeiros, a Volkswagen teve um início extraordinário. Obviamente, vamos continuar o nosso trabalho na segunda-feira e nas etapas seguintes com grande motivação para dominar os próximos desafios".

#300 – Carlos Sainz (E), 1° na especial/ 1° geral

"Estivemos logo de cara com um duro estágio na abertura do Rally Dakar. Depois de cerca de 30 Km tivemos uma chuva forte. Embora usássemos o controle rápido dos limpadores de para-brisas, eles não foram capazes de tirar a grande quantidade de água. Daí, a chuva desapareceu tão rapidamente como tinha vindo. Depois encontramos cascalho macio. Obviamente que é ótimo para abrir o Dakar com o melhor tempo num cenário especial, mas isso não quer dizer nada neste momento.

#302 – Nasser Al-Attiyah (Q), 3° na especial / 3° geral

"A abertura do primeiro estágio do Dakar foi promissor. Encontramos um bom ritmo mas ouvimos um barulho suspeito e decidimos ir com cautela durante o restante do trecho. Estou certo de que nada foi danificado no Race Touareg 3 pois o carro é muito confiável por tudo que já aconteceu. Estaremos checando o barulho durante o apoio mecânico.No primeiro dia de um longo rali voce pode perder maid do que ganhar. Acima de tudo, estou satisfeito porque nossa diferença para nossos colegas de equipe Carlos Sainz não é muito grande.”

#304 – Mark Miller (USA), 4° na especial / 4° geral

"Como no ano passado, fomos para a primeira especial mais duros, em outras palavras, fomos um pouco cautelosos novamente. Depois, fomos apanhados no meio pela tempestade. Em casa, no Colorado temos tempestades de chuva que você não pode ver a mão na frente dos seus olhos. Essa é a forma como foi aqui hoje. Era tão escorregadio que meu co-piloto Ralph Pitchford gritava que não deve deslizar nas rochas à beira da estrada. Isso foi mais do que um bocado de trabalho duro. No ano passado, perdemos cerca de seis minutos no mesmo trecho, desta vez foi apenas um pouco mais de quatro. - por isso fomos melhor "

#308 – Giniel de Villiers (ZA), 5° na especial / 5° geral

"Fomos cautelosos na tempestade nas 3 vezes hoje.E isso não foi apenas a chuva, mas realmente parecia o dia do juízo final. A estrada se tornou cada vez mais escorregadia e perdemos tempo para os carros que passaram na frente de nós. Mesmo que ainda estávamos procurando nosso ritmo nos primeiros Km, estou satisfeito, porque nossa maior falha foi por trechos encharcados pela chuva e muito escorregadio. Mas não é nada que não se poderá recuperar durante os próximos doze etapas. "

Número do Dia

During a preparação para o Rally Dakar as válvulas do motor TDI de 2.5-litros do Race Touareg 3 cobriram um total de 5,985 kilometres.Esta distância foi superior à distância, do mesmo trecho deste ano do Dakar.Essa quilometragem é realizada em um teste de resistência de 150 horas de duração numa plataforma de testes.

Direto Do acampamento da VW :Quatro carros quase absolutamente idênticos do Race Touareg

Os quatro carros Volkswagen Race Touareg 3 foram preparados absolutamente idênticos em termos de tecnologia para o Rally Dakar 2011.Graças a um procedimento otimizado de preparação para os protótipos de rally cross country de 310 HP uns aos outros até o último parafuso e sua força de aperto. No entanto há um detalhe em que eles diferem. O carro dirigido por Giniel de Villiers / Dirk von Zitzewitz designado como o número 308 é especial para 2011. Em de 2011 "Dakar" a dupla Sul-Africana- alemã pela primeira vez, anuncia "Red Bull móvel "- uma oferta de comunicações móveis da fabricante de bebidas energéticas na África do Sul entre outros.

Novas regras para os Anjos Azuis -"Blue Angels"

Em 2011 o Rally Dakar novas regras aplicáveis aos caminhões de corrida que estão sendo usados como veículos de assistência. Ao contrário dos nove caminhões de serviço da equipe Volkswagen que cobrem o a rota de suporte dos caminhões de corrida da MAN onde Dieter Depping e François Verbist estão inscritos como participantes regulares na classificação do caminhão. Isso significa que eles estão cobrindo exatamente a mesma rota que os quatro carros Race Touareg, a fim de ser capaz de fornecer assistência técnica a eles em caso de emergência.

Em 2011 Volkswagen "Blue Angels" tem de começar a sua etapa especial após os participantes nas categorias regular - independentemente dos resultados do dia anterior. Outra mudança: Se uma das equipes "RT3" solicitar a assistência de Depping ou Verbist os caminhões de assistência rápida agora são capazes de correr para o local, tomando a rota direta e até mesmo omitindo os waypoints normalmente marcados.

Resultados

Standings after leg 01, Victoria (RA)–Córdoba (RA); 222/788 km SS 01/total


Pos. Team Vehicle Leg 01 Total time
1 Carlos Sainz/Lucas Cruz (E/E); Volkswagen Race Touareg 3; 2h 18m 32s (1); 2h 18m 32s
2 Stéphane Peterhansel/Jean-P. Cottret (F/F); BMW X3 CC; 2h 20m 03s (2) + 1m 31s
3 Nasser Al-Attiyah/Timo Gottschalk (Q/D); Volkswagen Race Touareg 3; 2h 20m 48s (3) + 2m 16s
4 Mark Miller/Ralph Pitchford (USA/ZA); Volkswagen Race Touareg 3; 2h 22m 49s (4) + 4m 17s
5 Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz (ZA/D); Volkswagen Race Touareg 3; 2h 23m 38s (5) + 5m 06s
6 Krzysztof Holowczyc/Jean-Marc Fortin (PL/B); BMW X3 CC; 2h 25m 39s (6) + 7m 07s
7 Orlando Terranova/Filipe Palmeiro (ARG/P); BMW X3 CC; 2h 28m 43s (7) + 10m 11s
8 Robby Gordon/Kellon Walch (USA/USA); Hummer H3; 2h 29m 36s (8) + 11m 04s
9 Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (BR/BR); Mitsubishi Racing Lancer; 2h 30m 32s (9) + 12m 00s
10 Leonid Novitsky/Andreas Schulz (RUS/D); BMW X3 CC; 2h 32m 13s (10) + 13m 41s

A seguir

2a feira, 03 Janeiro- As fazendas dão forma a segunda especial. Este estágio passa pela zona rural de agricultura da região é caracterizada por trechos rápidos e poeira, por um lado e terreno aberto por outro. No final da etapa entre Córdoba e San Miguel de Tucumán, a área é marcada por uma quantidade crescente de construções. Tucumán é considerada a província mais populosa da Argentina.

The Dakar Rally on TV

03 January
01:00-01:30 hrs Eurosport Highlights, 1st leg (rerun)
06:00-07:30 hrs RTL RTL Punkt 6
08:30-09:00 hrs Eurosport Highlights, 1st leg (rerun)
11:00-11:30 hrs Eurosport Highlights, 1st leg (rerun)
18:45-19:03 hrs RTL RTL aktuell
20:30-21:00 hrs Eurosport Arrival at the finish, 02nd leg, live
23:00-23:30 hrs Eurosport Highlights, 02nd leg

04 January
01:00-01:30 hrs Eurosport Highlights, 02nd leg (rerun)
06:00-07:30 hrs RTL RTL Punkt 6
08:30-09:00 hrs Eurosport Highlights, 02nd leg (rerun)
11:00-11:30 hrs Eurosport Highlights, 02nd leg (rerun)
18:45-19:03 hrs RTL RTL aktuell
20:15-20:45 hrs Eurosport Arrival at the finish, 03rd leg, live
23:15-23:45 hrs Eurosport Highlights, 03rd leg

Texto:Volkswagen Motorsport Kommunikation

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br