terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Mundo Off Road... Rally Dakar 2011

Stage 8: Antofagasta-Copiapó: liaison, 268km; special, 508km; liaison, 0km; total, 776km.
Clima:Quente e ensolarado, 23-30°C (brisa leve)



-Piloto do Qatar, Al-Attiyah arrebata o último suspiro na liderança geral
-Problemas elétricos custam crucial tempo para Holowczyc e quinta posição geral
-Dos Santos completou trecho em sétimo

A dupla da equipe Monster Energy X-raid ,Stéphane Peterhansel e Jean-Paul



Cottret perdeu tempo para seus arqui-rivais,Carlos Sainz e Nasser Saleh Al-Attiyah,na oitava especial do Rally Dakar Argentina-Chile entre Antofagasta e Copiapó no deserto de Atacama nesta 2a.feira.

Furos e um problema persistente de sobre-aquecimento foram novamente os vilões para os ex-tri campeões do Dakar em seu BMW X3 CC que cruzou a linha de chegada 1h 13m 41s atrás do vencedor do estágio e novo líder,Nasser Saleh Al-Attiyah. Peterhansel agora está uma distância do piloto do Qtar de 1h 33m 30s e do segundo colocado, Sainz, por 1h 28m 16s que esteve liderando nos 5 últimos estágios do evento.Ele também perdeu o terceiro lugar na geral para o sul-africano Giniel de Villiers e está em luta para os últimos 5 estágios para conseguir uma posição de pódio antes da chegada em Buenos Aires no Domingo à tarde.

“Um dia muito ruim” disse Peterhansel. “Tivemos 3 furos, mas o pior problema foi no final. O motor estava andando muito quente e então trocamos o (visco) ventilador e depois a temperatura começou a subir novamente e foi necessário parar seis ou sete vezes para procurar alguma água. Agora há uma grande distância com os líderes. Para 3 dias temos muito atraso. Estamos na verdade desapontados agora".

Krzysztof Holowczyc e Jean-Marc Fortin começaram o estágio em quinto na geral e quinto a entrar no trecho, mas foram atrasados devido a problemas elétricos que os forçaram a parar para fazer reparos. A dupla caiu 15 posições e levou 52 minutos para os reparos e então tiveram mais problemas depois e pararam novamente no Km 119.

O atraso fez o polaco cair para uma sexta posição virtual, atrás de Mark Miller na classificação geral. Ele passou o PC2 mais de 90 minutos atrás de Miller e estava a perigo de perder o sexto lugar no grupo. Mas ele achou um ritmo certo nos trechos posteriores da especial nas dumas e ficou com o 11° melhor tempo.

“O alternador quebrou e dirigimos por mais de 2 horas sem carregar a bateria", disse Holowczyc. “Decidi tirar o alternador fora e reportei que estava quebrado. No "estilo polaco", abri o fio, peguei uma arruela e alguns plásticos e fixei com fita adesiva. Tinha certeza de que não iria funcionar, mas fizemos todo o trajeto depois assim até o final!"

“Nani Roma perdeu 7 horas com seu problema. Tivemos o mesmo problema e perdemos uma hora e meia. Não foi tão ruim.Também tivemos pneus furados quando tentamos passar todos os caminhões.Não era muito fácil num terreno pedregoso.Um dos pneus furados estava muito pesado e quebrou o aro e tivemos que parar novamente. Stephan (Schott) foi muito prestativo e parou para nos ajudar com o freio”

“Hoje foi um dia muito ruim,” disse o diretor da X-raid team , Sven Quandt. “Tivemos dois carros com problemas - Stéphane novamente sofreu com os pneus e algumas coisas menores e Krzysztof com problemas elétricos, mas ainda acho que temos chance de recuperar a terceira posição de volta"

Ricardo Leal Dos Santos e Paulo Fiùza subiram para nono na geral em Antofagasta e foram a sexta dupla na especial do dia. Eles estavam em décimo no checkpoint no Km 143 e em posição similar no PC2. Os portugueses acharam um bom ritmo durante a tarde e passaram no PC4 na oitava posição virtual no trecho que completaram num ótimo sétimo lugar. “Tivemos 3 furos e estávamos no modo pânico restando ainda 150 Km de trecho", disse Dos Santos. “Dois furos foram a 500 metros um do outro. Quando nós trocamos uma das rodas o macaco desceu, então tivemos que levantar o macaco novamente na mão". “Nós passamos (Guilherme) Spinelli quando ele parou para trocar uma roda e não o vimos novamente. O estágio foi muito difícil. Não sei como os que ficaram para trás conseguiram passar. As dunas no final foram a parte mais fácil para nós".

Os alemães Stephan Schott e Holm Schmidt começaram o trecho em oitavo e 22 na geral e 25 a entrar na estrada. Eles passaram o PC2 na posição 47 na geral e estão extra-oficialmente em 23 no PC5 depois de perderem tempo para ajudar seu colega polaco. “Para ser honesto eu queria tentar finalizar o Dakar entre os Top 15", disse Schott antes
da largada. " Até o momento estou um pouco longe da meta, quando voce perde 2h30min e 3h30m em dois estágios,é preciso muito trabalho para recuperar-se.

Andrea Mayer, Thomas Baumann e Phillip Beier chegaram ao acampamento em Antofagasta na posição 36 no estágio de domingo e em 40 na geral. Eles estavam em 38 nos caminhões esta manhã de 2a feira e em 31 no PC2.

“Não foi assim tão fácil passar por algumas dunas em nosso caminhão de suporte", admitiu Baumann. “Temos cerca de 8 toneladas a mais de peso que os caminhões Kamaz na corrida, porque carregamos todas as peças de reposição e temos menos potência. É importante manter
a velocidade ao passar as dunas. Teremos dias longos e desafiadores".

Etapa 8

Os 508km da especial de hoje começaram a 268km do acampamento em Antofagasta e passou por

uma séria de dificuldades, incluindo navegação difícil , areia fofa, terreno pedregoso e

trechos rápidos.

A maratona incluiu não menos que 7 passagens por Postos de Controle nos Kms 55,

143,150,377,418, 453 e 503. Teve muitas descidas e subidas num clássico estágio de Dakar.

88 dos inscritos deram a partida no trecho e Mark Miller era o líder no Km42, com Peterhansel em segundo lugar e capaz de tirar um pouco do tempo de Al-Attiyah e Sainz.

Mas o francês teve outro furo na passagem pelo PC2 e ficou 3m 16s de Sainz. Al-Attiyah era o primeiro no trecho e já tinha 1m 17s para seu colega de equipe, Sainz. Peterhansel tinha perdido mais tempo do checkpoint no KM191 km e estava 7m 27s atrás de Sainz após mais pneus furados

No check point do Km 377, Sainz aumentou sua liderança virtual no trecho sobre Al-Attiyah para 2m 24s, assim os dois começaram a se afastar de De Villiers, Miller e Peterhansel. Peterhansel ficou 18m 55s atrás do espanhol no PC4 e a diferença se estendeu até 22m 27s no PC5, quando problemas de superaquecimento persistiram. Sainz ficou preso nas dunas entre o sexto e o sétimo PCs e Al-Attiyah herdou a liderança.

Peterhansel parou novamente no checkpoint do Km 430 e mais uma vez no Km 449. O desapontado piloto da Monster Energy X-raid Team finalizou o estágio a 1h 13m 41s de

Al-Attiyah, na sexta posição.

Copiapó é a capital da Província de Copiapó Province e região do Atacama e está numa rica mina de prata e cobre. É cercado pelo Deserto de Atacama.

Tomorrow


Amanhã, 3a.feira as equipes vão para um estágio de 235km através do Atacama perto de Copiapó.Dunas de areias traiçoeiras dividem o trecho em dois PC e numerosas armadilhas na areia.Embora seja um trecho curto, poderá ser um trecho decisivo para o Dakar deste ano.


Positions on stage 8 (unofficial @ 18.15hrs):

1. Nasser Saleh Al-Attiyah (QA)/Timo Gottschalk (D) Volkswagen Race Touareg 5h16m 30s
2. Carlos Sainz (E)/Lucas Cruz Senra (E) Volkswagen Race Touareg 5h 23m 06s
3. Giniel de Villiers (ZA)/Dirk von Zitzewitz (D) Volkswagen Race Touareg 5h33m 52s
4. Mark Miller (USA)/Ralph Pitchford (ZA) Volkswagen Race Touareg 5h 36m 31s
5. Joan Roma (E)/Gilles Picard (F) Nissan Overdrive 6h 09m 21s
6. Stéphane Peterhansel (F)/Jean-Paul Cottret (F) BMW X3 CC 6h 30m 11s
7. Ricardo Leal Dos Santos (P)/Paulo Fiùza (P) BMW X3 CC 6h 38m 41s
8. Matthias Kahle (D)/Thomas Schuenemann (D) SMG Buggy 6h 39m 39s
9. Christian Laveille (F)/Jean-Michel Polato (F) Nissan Dessoude 6h 40m 06s

Other X-raid teams

11. Kryzsztof Holowczyc (PL)/Jean-Marc Fortin (B) BMW X3 CC 7h 27m 52s
TBA. Stephan Schott (D)/Holm Schmidt (D) BMW X3 CC TBA



Positions after stage 8 (unofficial @ 18.15hrs):

1. Nasser Saleh Al-Attiyah (QA)/Timo Gottschalk (D) Volkswagen Race Touareg 28h 39m 50s
2. Carlos Sainz (E)/Lucas Cruz Senra (E) Volkswagen Race Touareg 28h 45m 04s
3. Giniel de Villiers (ZA)/Dirk von Zitzewitz (D) Volkswagen Race Touareg 29h 28m 35s
4. Stéphane Peterhansel (F)/Jean-Paul Cottret (F) BMW X3 CC 30h 13m 20s
5. Mark Miller (USA)/Ralph Pitchford (ZA) Volkswagen Race Touareg 31h 12m 13s
6. Kryzsztof Holowczyc (PL)/Jean-Marc Fortin (B) BMW X3 CC 32h 18m 49s
7. Christian Laveille (F)/Jean-Michel Polato (F) Nissan Dessoude 33h 28m 45s
8. Ricardo Leal Dos Santos (P)/Paulo Fiùza (P) BMW X3 CC 33h 31m 19s

Other X-raid team
TBA. Stephan Schott (D)/Holm Schmidt (D) BMW X3 CC TBA

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br