segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Mundo Off Road... Rally dos Bandeirantes

Koerich e Moraes fecham Rally dos Bandeirantes entre os seis melhores

Ambos os Sherpas da equipe MEM Motorsport/Gillette sofreram com o módulo eletrônico do motor, o que rendeu críticas de ambos os pilotos

Marcos Moraes considerava o Rally dos Bandeirantes, disputado neste final de semana em Taubaté (SP), etapa importante consolidar sua liderança no Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. Além dele, Marlon Koerich, também integrante da equipe MEM Motorsport/Gillette, visava buscar ritmo em sua primeira competição após o Rally dos Sertões.

Para Koerich, objetivo cumprido. Ele terminou a prova em quinto lugar na soma dos tempos, mesmo tendo sofrido com um furo de pneu no sábado (9). "O balanço foi muito positivo. Já fazia tempo que eu estava sem participar de uma prova curta e rápida. Foi muito bom para eu retomar o ritmo e me reacostumar", comentou.

"Tive um furo de pneu no primeiro dia, o que nos jogou um pouco para trás na classificação, mas hoje eu e o Sidnei (Broering, navegador) conseguimos dar o nosso melhor e terminamos o dia em segundo, e na soma geral ficamos em quinto. Foi um bom treino. Uma prova muito técnica e travada, e fiquei feliz por ter andado no meu limite", disse.

Já Marcos Moraes, que corre em parceria com Du Sachs, mantinha uma vantagem de quatro pontos para Jean Azevedo - contabilizados os descartes obrigatórios do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. Entretanto, o que Moraes teve de fazer foi superar vários problemas para terminar a competição de 134 quilômetros em sexto lugar, e ver a liderança do campeonato voltar às mãos de Azevedo.

"Foi melhor que o esperado, para dizer a verdade. Tivemos todo tipo de problema durante todo o final de semana", frisou Moraes. O primeiro foi com o módulo eletrônico do motor de seu Sherpa.

"Este módulo nos foi fornecido pela Território 4x4, que solicitou a substituição da peça que usávamos antes - e funcionava muito bem - por este novo equipamento. Este módulo não tem nada a ver com o primeiro que era fornecido por eles, e o que recebemos neste final de semana era um produto genérico que não tinha a mínima confiabilidade", apontou.

Koerich concordou. "O nosso carro estava mais fraco do que quando corri com ele no Sertões, por exemplo. O motor não rendia", disse.

"Tivemos uma performance muito restrita, principalmente no primeiro dia. O motor não ‘crescia’ em segunda e terceira marcha, não ganhava potência. Já hoje foi um pouco melhor, porque o trajeto tinha mais descidas do que subidas, e com isso o problema com o módulo acabou não sendo tão prejudicial, já que não era necessária tanta força no motor", explicou. "Com isso, conseguimos ir razoavelmente bem nas duas voltas que demos", explicou Marcos.

Moraes também relatou que alguns navegadores tiveram problemas com a planilha. "No primeiro dia, havia um erro no desenho do trajeto por volta do quilômetro 54, e muitos pilotos erraram o caminho, inclusive eu. E com isso tomamos uma penalização de dez minutos", afirmou. "Hoje, um erro do controle de prova pelo Du acabou por nos penalizar em mais três minutos", afirmou.

A vitória no Rally dos Bandeirantes, quarta etapa do calendário, ficou com a dupla formada por Roberto Reijers e Rogério Almeida, com Jean Azevedo e Emerson Cavassin em segundo. Koerich terminou em quinto, com Moraes em sexto, colocando a MEM Motorsport/Gillette entre os seis primeiros com os dois Sherpas.

Mesmo assim, Moraes não se deu por satisfeito. "Com este resultado eu estou em segundo no campeonato, em um rali marcado por muitas dificuldades no que diz respeito à organização. No ano passado não passamos por isso e espero que no ano que vem possamos ver estes problemas resolvidos", apontou.

A quinta e penúltima etapa do Brasileiro de Cross Country de Velocidade acontece nos dias 14 e 15 de novembro em São Joaquim (SC).

Confira os 10 primeiros na categoria Protótipos:

1-) Roberto Reijers/Rogério Almeida (Ranger) - 3h50min28s1
2-) Jean Azevedo/Emerson Cavassin (L200 EVO) - 3h55min44s7
3-) Julio Bonache/Lourival Roldan (L200 EVO) - 4h01min22s9
4-) Luis Eduardo Stedile/Armando Miranda (Proton) - 4h01min44s9
5-) Marlon Koerich/Sidnei Broering (Sherpa) - 4h06min42s4
6-) Marcos Moraes/Du Sachs (Sherpa) - 4h07min26s8
7-) Richard Vaders/José Antonio Spacassassi (Sherpa) - 4h14min44s2
8-) Maurício Neves/Leandro Ferrarini (Proton) - 5h11min04s9
9-) Paulo Pichini/Paulo Simões (L200 EVO) - 5h11min20s7
10-) José Sawaya/André Sawaya (Sherpa) - 5h14min59s7

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