terça-feira, 12 de outubro de 2010

Mundo Off Road... Maquinas do WRC - Citroen DS3

O Citroen DS3 WRC visto por Xavier Mestelan-Pinon

O Citroen DS3 WRC nasceu para ser, desde logo, um World Rally Car e nunca um S2000 que depois seria convertido num WRC. Segundo Xavier Mestelan-Pinon, o diretor do projeto, "o maior desafio passou pela construção do motor pois fizemos um propulsor em alumínio de injeção direta, cuja cambota, por exemplo, demorou seis meses a ser desenhada. Com apenas um 1,6 litros para explorar, temos menos potência e metade do binário que tínhamos no C4 e uma faixa de utilização menor. A pressão do turbo está limitada a 2,6 bar e o uso do sistema de injeção direta tem que ser diferente do que se utiliza nos carros de série, devido ao menor fluxo de gasolina".

Em relação à coque, o DS3 é mais pequeno, o que faz com que "houvesse menos espaço para montar o arco de segurança e aumentasse a altura do centro de gravidade. Mas, o carro foi alargado até aos 1820 mm regulamentares e colocou-se o peso abaixo dos 1200 quilos regulamentares para depois se fazer uma melhor distribuição de massa. Na transmissão temos uma caixa Sadev sequencial de seis relações, sem patilhas no volante. A entrega do binário aos eixos, apesar de ser menor, é mais violenta, pelo que mantivemos os eixos do C4 WRC, mas não usamos diferencial central, o que obrigou a criar um sistema que desliga a transmissão traseira quando o travão de mão é ativado. Finalmente, na suspensão utilizamos a mesma geometria do C4, com amortecedores Citroën Racing com quatro tipo de afinações", explicou o francês.

Por: AutoSport_pt

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