terça-feira, 12 de outubro de 2010

Mundo Off Road... BMW R-raid - Rally do Marrocos

BMW X-RAID PARTICIPA COM QUATRO CARROS NO RALI DO MARROCOS

Peterhansel e Cottret preparam-se para uma terceira vitória em Marrocos, Guerlain Chicherit conta com Michel Périn como co-piloto em Marrocos, Holowczyc, Novitskiy e Leal dos Santos completam o alinhamento da X-raid

TREBUR (Alemanha): A equipa BMW X-raid inscreveu cinco BMW X3 CCs no OiLibya Rali de Marrocos, como parte integrante do processo de constituição e preparação da equipa para o Rali Dakar em Janeiro, na Amércia do Sul. A prova tem lugar em Zagora, entre 17 e 23 de Outubro de 2010.

O francês Stéphane Peterhansel e o co-piloto Jean-Paul Cottret venceram o rali no ano passado representando a equipa alemã X-raid e este ano encabeçam a equipa de cinco na região Norte de África.

O conterrâneo Guerlain Chicherit participa igualmente na prova marroquina de seis dias depois de ter alcançado o quinto lugar da geral no Rali Dakar deste ano, como piloto da X-raid. O campeão da Taça do Mundo do ano passado será navegado pelo experiente co-piloto Michel Périn, vencedor do Rali Dakar por três vezes.

A completar o line-up estarão o polaco Krzysztof Holowczyc, o segundo lugar da Rali de Marrocos do ano passado Leonid Novitskiy e o português Ricardo Leal dos Santos, sendo que todos representarão a X-raid na prova rainha de todo-o-terreno do próximo ano, o Rali Dakar. O trio de X3CC será co-pilotado pelo Belga Jean-Marc Fortin, pelo alemão Andreas Schulz e pelo português Paulo Fiúza, respectivamente.

Peterhansel e Cottret lutarão pela terceira vitória em Marrocos num espaço de sete anos – a dupla francesa venceu a prova igualmente em 2004. A dureza e a exigência da prova organizada pela NPO tornam óbvia a escolha do director Sven Quandt de incluí-la na preparação para o Dakar. O terreno marroquino é inequivocamente intransigente para veículos de todo-o-terreno a a X-raid será capaz de testar os componentes dos motores, sistema de refrigeração, suspensões e transmissões, bem como pneus, no duro piso do deserto, pistas rochosas, dunas e atravessando áreas de difícil navegação, onde o papel do navegador é crucial para o sucesso da equipa. A equipa BMW X-raid providenciará uma sessão de testes e desenvolvimento de quatro dias antes do rali, enq eu também participarão o piloto alemão Stephan Schott e o navegador Holm Schmidt, uma das cinco equipas já confirmadas do alinhamento da X-raid para o Rali Dakar 2011.

O evento terá como base um bivouac central em Zagora, Marrocos, com a competição a ter início a nordeste da cidade com 320 km de sector selectivo na segunda-feira, 18 de Outubro. A segunda etapa de 261 km na terça-feira, 19 de Outubro, leva os participantes por um oceano de dunas e permite um teste rigoroso da equipa na preparação para o severo Deserto do Atacama na América do Sul no próximo ano. O terceiro sector selectivo, com 281 km, cruza a região de Maharch e as equipas atravessarão o erg Chegaga mediante duas voltas competitivas de 160 km na quarta etapa, na quinta-feira, 21 de Outubro. No penúltimo sector selectivo de 249 km na sexta-feira 22 de Outubro os participantes transpõem as montanhas a este de Zagora na região ocupada pela tribo berbere Ait-Attas. O rally termina com um sector selectivo de 158 km no sábado, dia 23 de Outubro, com uma combinação de pequenas dunas, pistas rápidas e de navegação difícil, antes de terminar em Zagora.

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br