sexta-feira, 16 de julho de 2010

Mundo Off Road... Transcatarina 2010

Nesta quarta-feira, dia 14, as 144 duplas inscritas no maior rali de regularidade de Santa Catarina fizeram o Pró­logo em Fraiburgo, o primeiro desafio desta edição.

A largada para o 2º Transcatarina foi dada na cidade da maçã. Sob um frio forte, na casa dos 5°C, pilotos e navegado­res das categorias Super Master, Graduado, Jeep, Junior e Turismo fizeram a Largada Promocional, em uma volta nas principais ruas de Fraiburgo, e em seguida cumpriram a primeira parte do rali, no Prólogo que definiu a ordem de larga­da desta quinta-feira, dia 15.

Foram 22 quilômetros no Prólogo, realizado em uma fazenda de reflorestamento. A amostra do que será o rali por com­pleto teve muitos laços e trilhas com médias de velocidade bem justas, com a máxima de 50km/h. A boa sintonia entre uma dupla fez a diferença para pai e filho saírem na frente na categoria Super Master: “O Prólogo foi bem legal, curto, técnico e deu pra aquecer para o que vem a partir desta quinta-feira. Nosso bom entrosamento ajudou muito para a co­locação. Além disso, já estamos acostumados com esse tipo de terreno”, afirma o navegador Luis Felipe Eckel. O pai e piloto, Luis Roberto Eckel, prevê mais desafios e sente o peso da responsabilidade de largar em primeiro: “O resultado é excelente, mas o difícil para nós no trecho da primeira etapa é que não terá rastro nenhum no caminho. Mas a união da dupla há nove anos vai ajudar!”.

Cada carro levou em média 40 minutos para cumprir o Prólogo. Mesmo com esse prazo de tempo, a dupla do primeiro carro da Graduados sentiu que a disputa será difícil: “O Prólogo foi bem competitivo, todos andaram bem e estou feliz por sermos os melhores até agora. Porém isso não é nada em vista do que vem a partir de agora”, conta o piloto May­con Medeiros. O navegador Rodrigo Ramthun é realista e confiante em relação à primeira etapa: “O resultado do Prólo­go ajudou muito para começarmos com o pé direito e vamos andar com o objetivo de repetir o que aconteceu em Frai­burgo”.

Enquanto para alguns cumprir o Prólogo ajuda a diminuir a ansiedade, para outros só aumenta a vontade de continuar na trilha. Mais uma dupla que corre em família, o pai Eloi e filho Naor Petry, continuariam no trecho que define a largada por muito mais tempo, só para já ir saciando a vontade de ver o que vem por aí. “O Prólogo foi bem técnico, com várias pegadinhas, mas pena que foi pouco tempo. Quando estava ficando bom, logo acabou! Mas serviu para dar uma palhi­nha do que será o trajeto daqui pra frente”, prevê o navegador Naor Petry.

Num rali de regularidade tudo é uma surpresa, já que o percurso não é revelado com muito tempo de antecedência. Pa­ra os vencedores da categoria Junior, o resultado do Prólogo também foi inesperado: “Pra início de prova o terreno foi bom, com médias boas e eu não contava com essa colocação! Os 45 minutos que ficamos lá foram ideais, mas só pra ter uma noção mesmo”, anseia a piloto Daniella Schumacher que compete com o marido e navegador Klaus Schuma­cher Jr.

A primeira etapa do 2º Transcatarina sairá de Fraiburgo na manhã desta quinta-feira, dia 15, em direção a São Cristó­vão do Sul. Serão 170 quilômetros de trecho mais travado, com trilhas em fazendas e passagem de rio. A previsão de duração desta parte é de cinco horas. Por volta do horário de almoço, os 144 carros largam na 2ª etapa que tem como chegada a cidade de Lages, onde é esperado ainda mais frio do que em Fraiburgo. Nesta parte, o percurso será mais rápido, com 230 quilômetros, mas com menos trilhas, número de laços reduzidos, porém algumas dificuldades comuns nesse tipo de rali. São previstos mais três horas de prova na parte da tarde, totalizando oito horas no dia.

Texto:Caroline de Paula/AcelerAção

Foto:Paulo Valente

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br