domingo, 29 de março de 2015

TAC 2015 - Rota 03

TAC Rota 03 – Manaus – Juruti


Agora é nossa reta final, após terminarmos a Rota 02, onde nos despedimos dos participantes dessa etapa e devido à necessidade de retornar para sua empresa em Brasília, nosso parceiro e amigo Marcão teve que nos deixar e aproveitou o retorno do Argentino Guilhermo e do Peruano Raul, desceu junto pela BR 319. Agora era aguardar a chegada dos dois carros de São Luis, um Troller (Baiano e Gustavo) e uma Savana (Eduardo e Irmão) e pegar nossa balsa para Juruti. 


Nossa balsa estava programada para sair dia 27 às 20:00hs e os carros seriam entregues no dia 20 pela Transportadora Goiás, o problema foi que dia 25 os carros ainda não haviam chegado e nem sabiam por onde estavam, então o estresse foi total porque dia 26 continuava a mesma posição. 

O pessoal de São Luis receberam a noticia de que os veículos estavam na Receita Federal e que existia uma fila enorme para despachar, pegaram um taxi e foram para o Porto onde estavam os carros, agora o estresse anterior deu lugar a um novo estresse, o descaso dos funcionários da transportadora e da Receita, foram horas e horas de espera, tive que pedir ajuda a alguns amigos para intervirem, inclusive um amigo, Martins, que atualmente mora em Recife e estava visitando os filhos em Manaus e foi ao Porto ajudar a desembarcar os veículos. Depois de superado esse problema dos veículos, nos deslocamos para o Porto do Cacau, onde iriamos pegar a balsa para Juruti. Para fechar o estresse do dia, ao chegar ao Porto descobri que o rolamento do meu alternador tinha ido pro espaço, ou seja, sem condições de tempo para resolver, até porque pela hora não iria conseguir uma loja aberta para poder comprar as peças e por hipótese alguma poderia perder aquela balsa, teria de tentar resolver esse problema em Juruti.

Após organizar as cargas e o espaço dos veículos começamos a montar nossa tenda central, onde montamos a cozinha e nosso local de farra. Partimos tarde de Manaus, já era quase meia-noite e um pedido especial a natureza, noites de céu limpo e dias nublados, assim nossa viagem seria mais agradável. Em pouco tempo chapa com carne, tira-gostos e cervejas sendo consumidas. Muita conversa fora e o grupo se interagindo. 

A noite foi longa, por últimos nos recolhemos eu, Meia-foda e Zé Pequeno, já eram 04:00hs e em pouco tempo o Sol nasceu. 09:00hs já estavam todos acordados, café da manhã e antes dás 11:00hs já tínhamos retornado os trabalhos etílicos e acendido a churrasqueira. O dia foi longo e a conversa também, alguns cochilaram à tarde, outros só nos trabalhos tomando água e assim foi nosso dia na balsa, que foi agraciado com uma bela tempestade por quase 1 hora, com ventos fortes e muita chuva e depois um belíssimo dia nublado. 


À noite o pessoal se recolheu cedo, afinal a farra longa, mas antes da meia-noite todos estavam dormindo. Uma noite tranquila, sem tempestades, apenas ao longe nas matas se via uma infinidade de tempestades de raios iluminando ao longe, como no Rio o campo de visão é vasto teve hora que não conseguia contar quantos raios via ao longo das margens e do horizonte, simplesmente um espetáculo da natureza.

O dia amanheceu e estávamos a pouca horas de Juruti, um café da manhã e começamos a desmontar nosso acampamento, guardar as barracas, organizar o lixo gerado, colocar as coisas nos carros e ao meio-dia estávamos perto de Juruti. Desembarcamos de 13:00hs, fomos a um hotel fazer as reservas, já que precisaria trocar o rolamento do alternador e não poderíamos partir para a mata. Fomos almoçar depois descansar para no dia seguinte comprar o rolamento do alternador e uma bateria para a L200 de Meia-foda e seguir para aventura em uma nova trilha de manejo, recém-aberta para Itaituba, na verdade o trecho que iremos enfrentar foi aberto a pouco tempo e será um grande desafio, já que somente caminhões e tratores grandes andam pelo trajeto. 


Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br