segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Mundo Off Road... Rally Piocerá 2013


Rally Piocerá traz sistema de apuração com dois GPS para carros, motos e quadriciclos.


Tecnologia promete refletir nos quesitos maior precisão e fidedignidade do desempenho dos competidores na prova

O novo sistema é chamado Crono Totem Multi-Core, que nada mais é que a utilização de dois GPS por veículo seja em moto, carro e quadriciclo da próxima edição do Piocerá, que acontecerá de 20 a 25 de janeiro. A mudança é vista de forma positiva por dirigentes do off-road. Com dois GPS, o sistema processa mais de um tempo em cada PC (Posto de Controle) para cada competidor ou dupla. Como são dois GPS, o sistema identifica na hora da apuração dois tempos e, assim, é feita automaticamente a escolha do tempo que gera menor pontuação, ou seja, o tempo mais aproximado do ideal, aquele que é predefinido pela organização.

Com um GPS apenas, a precisão é menor, uma vez que existe uma diferença (centésimos de segundos) na posição geográfica processada em cada GPS. Tem-se então uma pequena diferença no tempo coletado em cada um dos dois GPS Rastro. Como existem tempos ligeiramente diferentes, o sistema escolhe o que gera menos pontos. Para o projetista do novo modelo e diretor de engenharia da Totem, Alexandre Bortot, a vantagem é a maior precisão dos tempos de passagem dos competidores nos PCs. “A precisão é maior porque aumentamos os números de amostras do dado coletado (no caso o tempo). Se fosse viável instalar três, quatro ou mais GPS junto a cada competidor teríamos ainda mais precisão”. 

O idealizador e diretor geral do Rally Piocerá – Cerapió, Ehrlich Cordão, afirma que nos 25 anos de história do evento sempre teve a preocupação de acompanhar as tecnologias do mercado no que se refere à cronometragem e apuração, pois o que todo competidor deseja é ter o resultado exato do seu desempenho da prova. “Em muitas edições tivemos o aprendizado, tentando trazer o melhor para nosso evento. Nos últimos dez anos, creio, temos acertado mais e mais. Então, essa inovação para 2013 só tem o objetivo de trazer agilidade, precisão e satisfação para nossos competidores”.

O presidente da Federação Cearense de Automobilismo (FCA), Haroldo Scipião, disse que conheceu recentemente o modelo em uma prova e aprovou. “O resultado foi muito bom e aprovamos essa mudança para o Piocerá, que valerá pelo Brasileiro de Rally Cross Country de Regularidade”. O diretor de prova dos carros 4x4 do Piocerá, baiano José Carlos, o Zé do Rádio, concorda. “O que posso dizer é que hoje não existe nenhum sistema de cronometragem no Brasil que se iguale ao da Totem, além da precisão vem um 'pack' completo de soluções. Posso falar com propriedade em razão de também fazer a apuração das provas aqui na Bahia de carro e motos. Em suma, passo por todas as etapas da cronometragem e esta nova versão é muito eficaz realmente”, reforça. Edimilson Campos, diretor de prova das motos, também já fez apuração usando esse sistema e garante que é nota 10. “Esse sistema é simplesmente um show e incomparável o processo de apuração do desempenho do piloto”, elogia Edi, como é chamado nas competições.

Bortot lembra que os regulamentos da CBA já previam esta evolução e o regulamento de 2012 já permite a mudança. “Somente em meados desse ano é que a solução foi disponibilizada. Nos regulamentos da CBM (moto e quadriciclo) não há uma definição específica sobre o assunto, mas como tecnicamente só gera melhorias, acreditamos que não haverá objeções para o Rally Piocerá, tendo em vista que já implantamos pela primeira vez na última etapa do Brasileiro de Regularidade, em Cuiabá, com sucesso”, acrescentou o projetista.

           A primeira vez que a Totem realizou a cronometragem com GPS Rastro foi em 2006. Até então, utilizava um coletor de dados com precisão de dois centésimos de segundo em 24 horas com fotocélulas. Em rallys de regularidade, o Piocerá de 2009 foi o pioneiro a contar com apuração com GPS.

RESULTADOS MAIS ÁGEIS – Para melhorar o trabalho da organização do Rally Piocerá e em especial da imprensa que acompanha a prova, a Totem também informa que disponibilizará no site oficial da prova os resultados em menor tempo, em relação ao Cerapió deste ano. Isto será possível por conta das análises automáticas que o programa de cronometragem realiza e do trabalho conjunto e cooperado com os comissários desportivos que homologam o resultado. Uma melhoria importante, especialmente para jornalistas de TV, jornais impressos e também do webjornalismo.

Patrocínio: Ipiranga. Copatrocínio: TAC MOTORS/STARK; Governo do Ceará; Governo do Piauí. Supervisão: FMP/FCM – CBM, FCA – CBA,FCICLOPI/FCC – FBC.

Por Márcia Cristina

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br