sábado, 28 de julho de 2012

Mundo Off Road... Rally Berohokã 2012


Goiânia é ponto de chegada dos campeões do Berohokã
Suzana Machado/Black & White Comunicação

Este ano Goiânia (GO) permanece como a cidade de encerramento do Rally Berohokã, que será realizado de 03 a 07 de setembro nos estados de Mato Grosso e Goiás.

Em 2011 o município foi palco de comemoração para os campeões do evento. Na edição de 2012, a capital goiana irá receber uma mega estrutura para recepcionar novamente os vencedores.

A cidade está localizada no centro de Goiás e foi planejada e construída para ser a capital política e administrativa do estado. O município registrou um acelerado crescimento populacional desde a década de 1960, atingindo a marca de um milhão de habitantes cerca de 60 anos após sua fundação.

Importante polo econômico da região e centro estratégico para áreas como indústria, medicina, moda e agricultura, Goiânia é a segunda cidade mais populosa do Centro Oeste, superada somente por Brasília.

O município está entre os melhores lugares do país para se viver. Por duas vezes, a capital de Goiás esteve entre as cidades brasileiras com melhor Índice de Qualidade de Vida. O primeiro reconhecimento público foi registrado em 2005, por meio de pesquisa da Fundação Getulio Vargas, que constatou na cidade fatores como urbanização privilegiada, ruas limpas e bem estruturadas, pavimentação asfáltica de qualidade, riqueza em serviços e abundância em área verde.

A arquitetura local tem influência do Art Déco, que definiu a fisionomia dos primeiros prédios da cidade.

Fundado em 24 de outubro de 1933, por Pedro Ludovico Teixeira, o município possui duas versões para a origem de seu nome. A primeira é a de que a nomenclatura teria surgido da adaptação ortográfica e também fonética do título do livro “Goyania”, do escritor Manuel Lopes de Carvalho Ramos, primeira publicação literária cuja temática gira em torno de Goiás. Outra hipótese é a de que o nome da cidade foi escolhido em evocação à Pedra Goyania, na Serra Dourada. 

Economia - Goiânia integra o grupo das cidades mais ricas do Brasil, está entre as oito com a melhor infraestrutura do país, e, devido a localização privilegiada, conta com uma malha viária e ferroviária que a liga aos principais centros econômicos e portos. 

Sua economia é caracterizada pela predominância do terceiro setor, responsável por 80% da movimentação econômica do município, com destaque para as atividades ligadas a área de saúde, imobiliária e administração pública. Goiânia ainda está entre as capitais brasileiras que mais geram emprego no país. 

Para os visitantes, a cidade oferece diversos museus, vasta programação cultural, bosques, feiras, bares e restaurantes para todos os gostos.

Rally Berohokã - As inscrições para o 4º Rally Berohokã estão abertas nas categorias Graduados, Turismo e Expedition e podem ser realizadas por meio do site www.rallyberohoka.com.br. 

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br