quinta-feira, 26 de julho de 2012

Mundo Off Road... Rally Berohokã 2012


Pirenópolis acolhe ralizeiros no penúltimo dia de Berohokã
Suzana Machado/Black & White Comunicação


Pela primeira vez Pirenópolis (GO) integra a rota do Rally Berohokã, que na quarta edição será realizado de 03 a 07 de setembro nos estados de Mato Grosso e Goiás. A cidade, que é Patrimônio Histórico Nacional irá receber ralizeiros de diversas regiões do país no penúltimo dia. Será no município, famoso por sua arquitetura antiga, cultura e pela intensa atividade turística, que os competidores irão renovar as energias.

Pirenópolis oferece uma lista variada de atividades e locais para o visitante. Entre os atrativos naturais destacam-se a Reserva Ecológica Vargem Grande, Lagoa Azul, Cidade de Pedra, Mirante do Ventilador, Morro Cabeludo, Igreja Nosso Senhor do Bonfim, além de diversas cachoeiras. 

As ruas de Pirenópolis revelam, em seus casarões seculares, o retrato vivo da história goiana. Palco de festividades folclóricas tradicionais, é na cidade que se realizam a Festa do Divino, Cavalhadas, Folias do Divino, Pastorinhas, Cavalhadinhas, Reinados ou Festa dos Pretos e a Festa do Morro. 

O turista ainda pode conhecer mais sobre a história visitando locais como o Museu de Rodas do Tempo, Igreja Nossa Senhora do Rosário, Igreja Nossa Senhora do Carmo e Museu de Arte Sacra, Fazenda Babilônia, Centro Histórico, Teatro de Pirenópolis, Cinema, Museu de Cavalhadas de Pirenópolis, Museu da Fátima Pompeu, Ponte Velha e Cadeia Municipal de Pirenópolis.

A economia é baseada na extração do quartzito, conhecido como Quartzito Goiás ou Pedras Pirenópolis. A agropecuária e o turismo também respondem por parcela significativa na movimentação econômica do município, assim como o artesanato, que é fonte de renda para várias pessoas na cidade. 

Fundação - A cidade foi fundada como um pequeno arraial em 1727, quando Manoel Rodrigues Tomás, chefe de um grupo de garimpeiros submetidos ao bandeirante Anhanguera e guiado por Urbano do Couto Menezes, chegou à região com a missão de descobrir novas jazidas de ouro. 

Com o nome de Minas de Nossa Senhora de Meia Ponte, o local se tornou acampamento de garimpeiros. O centro urbano desenvolveu-se em torno da Igreja Matriz até a construção das Igrejas do Bonfim e do Carmo, que atraíram casas para seus arredores. 

Em 1890, o local passou a se chamar Pirenópolis, em homenagem a serra dos Pireneus, que cerca toda a cidade.

Em 1988, a cidade foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, devido à conservação intacta de sua arquitetura original e tradições.

Pirenópolis ainda é apelidada de “Capital da Prata”, “Berço da Imprensa Goiana” (entre 1830 e 1834, a cidade sediou o primeiro jornal do estado de Goiás, chamado Matutino Meia Pontense) e “Paris-nópolis”.

Rally Berohokã - As inscrições para o 4º Rally Berohokã estão abertas nas categorias Graduados, Turismo e Expedition e podem ser realizadas por meio do site www.rallyberohoka.com.br. 

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br