terça-feira, 13 de setembro de 2011

Mundo Off Road... Copa Mineira de Rally de regularidade

Terceira rodada dupla do campeonato aconteceu nos dias 9 e 10 de setembro entre Belo Horizonte e Mariana.

Muita poeira, travessia de rios, erosões, balaios em eucaliptos à noite, passagem por túneis, subidas e descidas de serra. Essa foi a composição dos 220 quilômetros das etapas cinco e seis da Copa Mineira de Rally de Regularidade, disputadas por cerca de 60 competidores. Nos dias 9 e 10 de setembro, equipes de Minas Gerais e do Rio de Janeiro enfrentaram trilhas inéditas do Circuito do Ouro, saindo da capital, passando por Sabará, Catas Altas, Serra do Caraça e por último chegando a Mariana.

No caminho, o visual surpreendeu a todos, mas as dificuldades também: “A prova de dois dias sempre é mais emocionante, pois temos uma segunda chance para recuperar o que houve de errado no dia anterior. Os ralis da Copa Mineira vêm mantendo uma excelente qualidade técnica, com dificuldades variadas e médias de velocidade justas, além da paisagem que nesta prova superou!”, avalia Rafael Dal Bello, navegador vencedor da categoria Master. Ele e seu piloto Fernando Lage venceram os dois dias de provas, com peso de responsabilidade por igual para cada um da dupla: “Estas etapas foram muito bacanas e a cada prova o Jeep Clube Minas Gerais está medindo pilotos e navegadores, colocando ambos para trabalhar por completo”, finaliza Lage, representando Belo Horizonte.

No primeiro dia de rali, as equipes enfrentaram um novo desafio na Copa: a etapa noturna. A parte final do percurso da sexta-feira passou por fazendas de eucalipto a noite e não foi fácil acertar os balaios: “Essa navegação foi a mais difícil e exigiu muito do meu trabalho e o da pilotagem. Qualquer vacilo era crucial, poderíamos perder no caminho e até perder a prova, mas tivemos atenção redobrada para sair bem”, comemora Viviane Schneider, navegadora de Inhapim/MG e que faz dupla com Bruno Moreira na categoria Senior. O piloto aprovou tudo nesta rodada dupla inédita, principalmente o visual: “Acertamos tudo, médias de velocidade e navegação. Foi difícil pelo que enfrentamos nas trilhas e também pela disputa, já que a nossa categoria está com nível mais competitivo neste ano. Apesar da tensão do rali, adoramos as paisagens, principalmente o pôr do sol em um neutro na Serra do Caraça. Sensacional!”.

O pódio da terceira rodada dupla da Copa Mineira de Rally de Regularidade ficou com uma dupla fluminense e que começou no esporte com o pé direito. Carlos Eduardo Matias e Marcos Rizo, da Jipe Estreante, nunca tinham andando em uma prova de jipes e se surpreenderam com as trilhas mineiras: “Não foi uma prova fácil e sim justa mesmo sendo para iniciantes. Teve de tudo, mas o trial no primeiro dia a noite foi muito legal. O sábado exigiu mais de navegação, porém foi excelente! Adoramos o rali!”, comenta o navegador de Paty do Alferes/RJ. A dupla só competiu anteriormente enduros de moto e estavam parados há cerca de um ano. Agora decidiram voltar, mas de carro e perceberam as diferenças: “As trilhas são muito precisas e exigem atenção máxima de piloto e navegador. Gostamos demais da experiência e iremos competir as demais etapas da Copa neste ano”, afirma Carlos.

Acompanhe a seguir nos links os resultados de cada etapa e o acumulado dos dois dias. A quarta rodada dupla da Copa Mineira de Rally de Regularidade será nos dias 21 e 22 de outubro nas regiões de Cristais e Formiga. As inscrições já podem ser feitas pelo site www.jeepclubemg.com.br.

Etapa cinco: http://aceleracao.com.br/diversos/Resultado_ProvaUnica_DIA_1_CATASALTAS_MG.pdf
Etapa seis: http://aceleracao.com.br/diversos/Resultado_ProvaUnica_4ETAPAMARIANA_MG.pdf
Ranking terceira rodada dupla: http://aceleracao.com.br/diversos/Ranking_Todas_COPAMINEIRA_INDEPENDENCIA2011.pdf

Por: Caroline de Paula / AcelerAção Assessoria de Imprensa
Fotos: Junior Almeida

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br