terça-feira, 9 de agosto de 2011

Mundo Off Road... Rally dos Sertões 2011 - Klever passa fácil para o Super Prime

Sertões: Conservador, Klever passa ao super prime

Piloto do Valtra Dakar Eco Team ficou sem comunicação com seu navegador e se viu obrigado a abrir mão da agressividade. Mesmo assim, classificou-se em quinto lugar entre os oito pilotos que passaram ao super prime

Para Klever Kolberg, o prólogo do Rally dos Sertões, realizado na manhã desta terça-feira (9) no Autódromo Internacional de Goiânia, foi um verdadeiro desafio para os sentidos. Primeiro pelo tempo seco e a ausência de ventos, que fez a poeira ser alta, densa e constante na região do autódromo, e também pela falha do rádio com o qual Klever e seu navegador Flávio Marinho de França se comunicam dentro do carro, o que deixou a dupla "surda". O equipamento se faz necessário devido ao barulho dentro do habitáculo (cockpit).

Mesmo assim, o bicampeão do Sertões ficou em quinto lugar e se classificou para o super prime, que será realizado esta noite na arena montada em frente ao Shopping Flamboyant, na capital goiana, a partir das 19h30. Os oito se enfrentam em cruzamentos (1º x 8º, 2º x 7º, e assim por diante) até a definição do "pole position" para a primeira etapa do rali. Jean Azevedo e Emerson Cavassin foram os mais rápidos do prólogo, anotando 2min08s71.

Klever, no entanto, ficou animado com o desempenho do Protom by Etanol desenvolvido pela ProMacchina especialmente para o Valtra Dakar Eco Team. "O carro se portou muito bem, estava ótimo", apontou. "Só tivemos o problema com o rádio, já que com o barulho que faz ali dentro nós não conseguimos ouvir um ao outro, então foram pouco mais de dois minutos de ‘surdez’. Além disso, teve também a densidade da poeira, que foi bem complicado. Havíamos feito o reconhecimento do traçado antes, a pé, então eu contava um pouco com a memória e um pouco com a mímica do Flavinho em apontar para que lado e a que velocidade eu deveria ir", explicou.

O piloto, incentivador e primeiro campeão da categoria de protótipos a etanol no Sertões, afirma estar ansioso pelo super prime. "Teremos a tarde para descansar um pouco e apenas limpar o carro, que tem de estar brilhando. Mal posso esperar pelo super prime e ver as arquibancadas lotadas. É engraçado, mas mesmo com o barulho dentro do carro, você consegue ouvir o público torcendo e a vibração que vem das arquibancadas. É aquele sentimento que faz você perceber que vai começar mais um Rally dos Sertões", afirmou.

O super prime começa às 19h30.

Confira os oito melhores do prólogo:

1-) Jean Azevedo/Emerson Cavassin - 2min08s71
2-) Cristian Baumgart/Beco Andreotti - 2min09s93
3-) Riamburgo Ximenes/Stanger Eler - 2min10s93
4-) Reinaldo Varela/Eduardo Bampi - 2min12s32
5-) Klever Kolberg/Flávio Marinho de França - 2min12s98
6-) João Franciosi/Rafael Capoani - 2min12s93
7-) Maurício Bortolanza/Gustavo Bortolanza - 2min14s78
8-) Marcos Baumgart/Kleber Cincea - 2min15s08

Sobre Klever Kolberg: Engenheiro, palestrante e piloto. Pioneiro brasileiro no Rally Dakar, onde já representou o Brasil por 23 vezes. Klever começou no Dakar competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o título vice-campeão na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. Também é pioneiro e criador no Dakar da categoria Experimental para combustíveis limpos, onde em 2010 foi o primeiro a utilizar Etanol de Cana de Açúcar como combustível. Na maior prova off-road do país, o Rally dos Sertões, Klever é bicampeão da categoria carros e foi o campeão da categoria Etanol em 2010, tendo sido o vice-campeão na classificação geral.

Sobre Flavio Marinho de França: Cirurgião-dentista e navegador, começou competindo com motos em 1992, nas modalidades de Enduro de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 1995 passou a competir também com carros como navegador em provas de Rally de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 2009 passou a competir também em rallys náuticos com barcos. Flavinho, como é mais conhecido, participa do Rally dos Sertões desde 2003 quando foi campeão na categoria Production Gasolina ao lado de Paulo Buda. No Sertões 2005 foi campeão na categoria Super-Production Diesel ao lado de Riamburgo Ximenes, em 2010 foi o campeão da categoria Etanol ao lado de Klever Kolberg, tendo sido o segundo na classificação geral. Flavio é Bicampeão do Rally Cerapió (2006 e 2007), Campeão do Rally RN 1500 em 2003, Tricampeão Brasileiro de Rally de Regularidade (2003, 2004 e 2006) e desde 2008 é organizador de provas de Rally de Regularidade no RN.

O Valtra Dakar Eco Team é patrocinado pela Valtra, e apoiado por Borrachas Vipal, Banco Fator, Veolia Water, Artfix, Sparco, Dakar Inovação, Arycom e Unica.

Para acompanhar o Valtra Dakar Eco Team acesse o site www.klever.com.br e siga a equipe no Twitter www.twitter.com/kleverkolberg e no Facebook www.facebook.com/kleverkolberg

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br