segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Mundo Off Road... Rally dos Sertões 2011 - Super-Prime

Super Prime por Klever

Com modificações visando tornar ainda melhor o que já era muito bom, o mais radical e empolgante rali brasileiro inicia suas atividades nesta terça-feira (9) no Autódromo Internacional de Goiânia, com carros, motos, caminhões e quadricilos mesclando o traçado no asfalto com um percurso de terra

O Rally Internacional dos Sertões apresenta novidades bastante interessantes para sua 19ª edição, cujo início acontecerá nesta terça-feira (9) em Goiânia: o formato de definição para a largada da competição. Ao contrário dos anos anteriores, em que apenas o super prime definia esta ordem, agora haverá duas atividades para as equipes disputarem a condição mais favorável de largar na frente: um prólogo com predominância de asfalto e o já conhecido, mas também modificado, super prime.

O regulamento do novo formato determina que todos os competidores participem da primeira atividade, que será iniciada às 8 horas da manhã. "Os pilotos, acostumados aos trajetos difíceis de terra, areia, piçarra e lama, encontrarão já de início um "obstáculo" menos comum ao seu convívio em veículos de rali: a lisura de um asfalto de autódromo", revela Cristian Baumgart, piloto que compete ao lado do navegador Beco Andreotti em um Mitsubishi Triton Evo. O prólogo será realizado no Autódromo Internacional de Goiânia, em um traçado adaptado de 1.960 metros, dos quais apenas 260 metros serão em um trecho de terra. Será a primeira vez em 19 edições de Rally dos Sertões em que os veículos de rali invadirão o asfalto de um autódromo.

Os oito melhores tempos de cada categoria (carros, motos, quadriciclos e caminhões) estarão classificados para o super prime, que começa às 19h30 e também estreia novo formato. Disputa em alta velocidade em circuito fechado, ele será definido no estilo mata-mata: os oito classificados formarão cruzamentos (o 1º com o 8º, o 2º com o 7º, e assim por diante) e disputarão entre si na arena montada em frente ao Shopping Flamboyant - um dos principais pontos de referência em Goiânia. Os quatro melhores passam para a semifinal, e os dois melhores disputam a honra de ser o primeiro para largar rumo a Pirenópolis no dia 10, início da viagem da caravana do Sertões, que percorrerá neste ano um total de 4.096 quilômetros.

Piloto aprova. "Melhor para o público"
Com 22 participações no Rally Dakar e três títulos no Sertões, Klever Kolberg aprovou a mudança. "Este formato favorece a participação do público, que terá mais oportunidades de ver os carros bem de perto em arenas montadas para isso, tanto no autódromo quanto no circuito do super prime, no Flamboyant. Com certeza vamos ter arquibancadas lotadas. Será um show muito bonito, e também vai ser mais emocionante. Achei bacana essa iniciativa por parte da organização, que acertou na mosca ao idealizar este formato. Sensacional", elogiou o piloto do Valtra Dakar Eco Team, que tem Flávio Marinho de França como navegador.

"É um formato bacana, e a competição no super prime será resumida aos oito melhores de cada categoria. Será um super prime bem mais compacto - anteriormente eram todos os competidores juntos, isso demorava muito e cansava o público -, e por isso muito mais atraente e agradável para quem com certeza estará nas arquibancadas cheias. Será um lindo espetáculo", concluiu.

Sobre Klever Kolberg: Engenheiro, palestrante e piloto. Pioneiro brasileiro no Rally Dakar, onde já representou o Brasil por 23 vezes. Klever começou no Dakar competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o título vice-campeão na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. Também é pioneiro e criador no Dakar da categoria Experimental para combustíveis limpos, onde em 2010 foi o primeiro a utilizar Etanol de Cana de Açúcar como combustível. Na maior prova off-road do país, o Rally dos Sertões, Klever é bicampeão da categoria carros e foi o campeão da categoria Etanol em 2010, tendo sido o vice-campeão na classificação geral.

Sobre Flavio Marinho de França: Cirurgião-dentista e navegador, começou competindo com motos em 1992, nas modalidades de Enduro de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 1995 passou a competir também com carros como navegador em provas de Rally de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 2009 passou a competir também em rallys náuticos com barcos. Flavinho, como é mais conhecido, participa do Rally dos Sertões desde 2003 quando foi campeão na categoria Production Gasolina ao lado de Paulo Buda. No Sertões 2005 foi campeão na categoria Super-Production Diesel ao lado de Riamburgo Ximenes, em 2010 foi o campeão da categoria Etanol ao lado de Klever Kolberg, tendo sido o segundo na classificação geral. Flavio é Bicampeão do Rally Cerapió (2006 e 2007), Campeão do Rally RN 1500 em 2003, Tricampeão Brasileiro de Rally de Regularidade (2003, 2004 e 2006) e desde 2008 é organizador de provas de Rally de Regularidade no RN.
O Valtra Dakar Eco Team é patrocinado pela Valtra, e apoiado por Borrachas Vipal, Banco Fator, Veolia Water, Artfix, Sparco, Dakar Inovação, Arycom e Unica.

Texto:XYZ Live

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br