sábado, 6 de agosto de 2011

Mundo Off Road... Rally dos Sertões 2011 - Mulheres prontas

Mulheres no Rally dos Sertões, Helena Deyama vive emoção de mais um rali

Ao lado da navegadora Joseane Koerich, piloto tentará novas conquistas em sua 12ª participação na prova

São Paulo, 04 de agosto de 2011 – Pioneira entre as mulheres no off-road, a piloto Helena Deyama vem ao longo dos últimos anos conquistando importantes resultados nas trilhas de competições pelo país. Apesar de acumular diversas participações no Rally dos Sertões, considerado o segundo maior do mundo, Helena vive a emoção de correr pela 12ª vez da prova, e ao lado da navegadora Joseane Koerich, superar o resultado obtido na temporada passada, quando ficaram na quarta posição da categoria Super Production.

“Por mais que eu já seja veterana no Rally dos Sertões, a expectativa é sempre grande. Cada edição tem suas particularidades, e quanto mais esta data se aproxima, a ansiedade aumenta. Mas depois que estou dentro do carro e larga a primeira especial, é só desfrutar o prazer de pilotar e a curtição da aventura”, relatou a piloto da Equipe Luart Rally.

Paralela à disputa do Rally dos Sertões, que entre a disputa da prova em si, e os preparativos, são mais de 15 dias, Helena corre para deixar tudo acertado na sua vida pessoal, e trabalho, já que possui um estúdio de design gráfico. “A preparação para o rali vem sendo feita há meses, mas sempre tem muita coisa a se fazer. Com o carro está tudo certo, a Rally Brasil fez um bom trabalho. Agora, o mais complicado é deixar tudo organizado aqui na Luart, com o planejamento de todos os dias que estarei ausente na empresa competindo”, explicou.

As três primeiras etapas do Rally dos Sertões contam pontos também para o Campeonato Brasileiro de Rally Cross-country. Sendo assim, a dupla já tem a estratégia definida para os primeiros dias de certame. “Vamos procurar fazer sempre o melhor, mas não penso em conquistar pontos, e sim em vencer etapas, e dar o máximo de nós para conquistarmos os melhores resultados. Nosso carro está mantendo sua configuração original, uma receita que é confiável, e tem dado certo. A maior novidade para este Sertões é a estreia do novo pneu Goodyear Wrangler Rally, desenvolvido juntamente com a Engenharia de Competições da fábrica. Nos testes feitos na pista da Goodyear o pneu se saiu muito bem, mas a grande prova será durante este Rally dos Sertões. Nenhuma pista substitui a verdadeira condição do rali”, complementou Helena, que conta com preparação física da academia 4Fit, que deixou a piloto preparada para enfrentar a verdadeira maratona de competição, além dos treinos semanais de kart com a APKA.

DESEMPENHO NOS CAMPEONATOS DE 2011

Pódio em todas as disputas da temporada, em provas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-country, Helena espera manter a média também no Rally dos Sertões. “Este ano promete várias vitórias, eu e a Josi estamos muito entrosadas, e com ótimo astral. Nosso ‘príncipe’ (Mitsubishi L200 RS) tem correspondido ao nosso empenho. Assim, a equipe tem conseguido excelentes resultados, com pódios em todas as provas disputadas, e queremos subir cada vez mais alto no pódio, e na classificação do Campeonato Brasileiro”, disse.

A ANSIEDADE

Josi compete pela 9ª vez no Rally dos Sertões, e se diz muito ansiosa para mais esta disputa. “Nesta semana que antecede a largada não tem como não ficar ansiosa, por ser um rali extremamente exigente, longo e disputado, cada detalhe faz com que nos obriguemos a pensar em tudo que possa fazer a diferença no meio da especial. Estou muito otimista para esta prova, não vejo a hora que comece”, analisou a navegadora.

O ROTEIRO

Em sua 19ª edição, o Rally dos Sertões terá um roteiro composto por 4.026 quilômetros, sendo 2.411 quilômetros de especiais, ou seja, 60% do trajeto total. As equipes inscritas partem de Goiânia (GO) no próximo dia 09 de agosto, para a primeira de dez etapas previstas. A chegada do rali será em Fortaleza (CE), no dia 19 de agosto. Segundo Helena, o grande desafio para encarar uma competição do tamanho do Rally dos Sertões é estar preparado para enfrentar todas as adversidades que o roteiro possa apresentar. “Como sempre, a equipe da Dunas (organizadora do rali) criou variantes no roteiro, e nos brinda com os mais variados terrenos e dificuldades a serem superadas”, disse.

Em sua análise pelo roteiro apresentado pela organização, Josi espera muita dificuldade. “As quilometragens das especiais estão altas, por vários dias consecutivos, isso gera um desgaste enorme nos carros, o que vai exigir muita cautela da pilotagem. Em outras edições, quando se tinha especiais mais longas, a tendência era um dia mais ‘light’ na sequência. Para nossa dupla, vejo como um fator positivo, já que a Helena é muito experiente e sabe o quanto é importante poupar o carro para chegar bem em Fortaleza”.

A equipe Luart Rally conta com patrocínio da Goodyear e apoio da Luart Studio, Academia 4Fit, Ação Visual e Rodas Scorro .

Roteiro Rally dos Sertões 2011

1ª etapa – 10/08
Goiânia (GO) a Pirenópolis (GO)
Deslocamento Inicial: 143 km
Trecho especial: 83 km
Deslocamento final: 10 km
Total do dia: 236 km

2ª etapa – 11/08
Pirenópolis (GO) a Porangatu (GO)
Deslocamento inicial: 37 km
Trecho especial: 290 km
Deslocamento final: 257 km
Total do dia: 584 km

3ª etapa – 12/08
Porangatu (GO) a Gurupi (TO)
Deslocamento inicial: 66 km
Trecho especial: 285 km
Deslocamento final: 104 km
Total do dia: 455 km

4ª etapa – 13/08
Gurupi (TO) a Porto Nacional (TO)
Deslocamento inicial: 16 km
Trecho especial: 140 km
Deslocamento final: 50 km
Total do dia: 206 km

5ª etapa – 14/08
Porto Nacional (TO) a Lizarda (TO)
Deslocamento inicial: 140 km
Trecho especial: 330 km
Deslocamento final: 1 km
Total do dia: 471 km

6ª etapa – 15/08
Lizarda (TO) a Balsas (MA)
Deslocamento inicial: 1 km
Trecho especial: 428 km
Deslocamento final: 7 km
Total do dia: 436 km

7ª etapa – 16/08
Balsas (MA) a Barra do Corda (MA)
Deslocamento inicial: 10 km
Trecho especial: 306 km
Deslocamento final: 6 km
Total do dia: 322 km

8ª etapa – 17/08
Barra do Corda (MA) a Teresina (PI)
Deslocamento inicial: 9 km
Trecho especial: 210 km
Deslocamento final: 321 km
Total do dia: 540 km

9ª etapa – 18/08
Teresina (PI) a Sobral (CE)
Deslocamento inicial: 71 km
Trecho especial: 253 km
Deslocamento final: 181 km
Total do dia: 505 km

10ª etapa – 19/08
Sobral (CE) a Fortaleza (CE)
Deslocamento inicial: 15 km
Trecho especial: 86 km
Deslocamento final: 170 km
Total do dia: 271 km
Chegada a partir das 13h30 – Praia do Cumbuco

Premiação 19º Rally Sertões – 20/08
Fortaleza (CE) – Praia do Cumbuco
Hotel Vila Galé – a partir das 18h00

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br