quinta-feira, 21 de julho de 2011

Mundo Off Road... Copa Mineira de Rally de regularidade

Rodada dupla realizada em Baldim, no último sábado, dia 16, contou com participantes de dez cidades do estado.

Mais de 60 competidores participaram da abertura da Copa Mineira de Rally de Regularidade, no fim de semana na Serra do Cipó. As etapas um e dois abriram a temporada que, ao final do ano, terá prêmios em dinheiro e sorteio de brindes aos mais assíduos. Em Baldim, pilotos e navegadores enfrentaram trilhas rápidas, balaios e muitas travessias de riachos.

Uma das quatro categorias mais disputadas, a Master (fusão das antigas Super Master e Master), teve como vencedores da rodada dupla uma equipe reconhecida no certame nacional. Fernando Lage e Rafael Dal Bello foram os mais regulares nas duas etapas e aprovaram o novo percurso: “O trecho era bem legal, com trilhas difíceis, cheias de subidas e descidas íngremes. As médias de velocidade também estavam justas para uma prova travada, aumentando a dificuldade”, comenta o piloto Lage. O navegador teve um pouco menos de trabalho, mas também achou a prova complicada: “O trecho exigiu mais de pilotagem do que navegação. A trilha estava pesada para manter a média e não foi fácil para o Lage”, finaliza Dal Bello.

Nas cerca de quatro horas previstas para o rali, uma pequena parte ao final da segunda etapa foi cancelada devido a um carro ter atolado em um dos brejos. Mesmo com o imprevisto, a dupla vencedora da Senior comemorou o resultado: “Apesar do que houve, a prova estava excelente e a parte cortada foi pequena, sem grandes prejuízos aos competidores. Foi um rali completo, com um pouco de tudo das dificuldades que conhecemos”, analisa o piloto Olney Lamas. As características de Baldim também agradaram seu navegador: “Eram vários riachos, balaios rápidos e uma trilha excelente! A planilha estava muito bem feita e conseguirmos nos guiar sem contratempos. Melhor ainda será se nas próximas etapas tivermos este nível técnico”, declara Giovani Hostalácio.

Dentre as categorias para competidores estreantes, a Jeep e a Turismo, a rodada dupla na Serra do Cipó recebeu 18 carros, maior parte do grid. Quem veio pela primeira vez competir uma prova como as da Copa Mineira aprovou a experiência e quer andar mais na terra: “Pela minha estreia, achei excelente! O evento é muito organizado e a trilha estava sensacional, com obstáculos interessantes. A partir de agora pretendo ir a todas as provas, ganhar experiência, em breve comprar os equipamentos de navegação e num futuro próximo mudar de categoria”, declara o piloto Daniel Gustavo, vencedor da categoria Jeep Estreante ao lado de seu navegador Josiano Pires Mendes.

Para o presidente do Jeep Clube Minas Gerais, Ugo Bubani, a primeira rodada dupla começou de forma positiva: “Foram etapas um pouco diferentes das que os competidores estão acostumados, com mais trilhas para os 4x4. Foi gratificante receber os antigos pilotos e navegadores, porém mais ainda ter um bom grid de estreantes que andaram bem e sem se perder. Agradeço em nome do JCMG o apoio da Prefeitura de Baldim através de seu governante Ivan Diniz, demais autoridades públicas presentes e aos nossos patrocinadores”.

Além de proporcionar aventura aos seus competidores, a organização da Copa Mineira de Rally de Regularidade também cumpriu sua responsabilidade social, doando à prefeitura mais de 500 bolas compostas de sementes de árvores da mata atlântica, como cedro, aroeira e copororoca, cedidas pelo piloto Bruno Moreira de Inhapim/MG e com orientações técnicas do Instituto Oksigeno.

A próxima rodada dupla da Copa Mineira será no dia 20 de agosto, na região do Vale do Aço. Confira os três primeiros colocados de cada categoria:

Master
1º) Fernando Lage / Rafael Dalbelo – 40 pontos ganhos
2º) Willian Crossara / Marco Aurélio – 34 pontos
3º) Romeu Resende / Marcelo Resende – 26 pontos

Sênior
1º) Olney Lamas Barros / Giovani Hostalacio – 31 pontos ganhos
2º) Renato Ferreira / David Lan – 26 pontos
3º) Clecio Rodrigues / Edmundo Oliveira Jr – 25 pontos

Jeep Estreante
1º) Daniel Gustavo / Josiano Pires Mendes – 34 pontos ganhos
2º) Juliano Bastos / Samuel Reis – 34 pontos
3º) Antonio Vilefort / Leandro Arruda – 32 pontos

Turismo Estreante
1º) Luiz Carlos Abrantes / Juliano Augusto – 40 pontos ganhos
2º) Vinicius Mourao / Nathalia Loiola – 31 pontos
3º) Glauber Rabelo / Rodrigo Rabelo – 29 pontos

Resultados completos no link: http://www.totemonline.com.br/provas/2011/mineiro4x4/1etapa/Resultado_ProvaPG_IRallydeBaldim.pdf

Visite o site www.jeepclubemg.com.br

A Copa Mineira de Rally de Regularidade tem o patrocínio de: Concessionária Troller Estrada Real, SP Imports, Petrolub Lubrificantes e Supermercados BH. Apoio da Federação Mineira de Automobilismo e do Instituto Oksigeno. Patrocínio local de: Villefrut Alimentícios, Brumisa Madeiras, Pro-Labora Cursos Jurídicos e Sindicato dos Tecelões de BH.

Calendário 2011
1ª e 2ª etapas - Baldim 15 e 16 de julho
3ª e 4ª etapas - Vale do Aço 19 e 20 de agosto
5ª e 6ª etapas - Ouro Preto 9 e 10 de setembro
7ª e 8ª etapas - Cristais/Formiga 21 e 22 de outubro
9ª e 10ª etapas - A definir


Por: Caroline de Paula / AcelerAção Assessoria de Imprensa
Fotos: Ludmila Coelho

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br