quinta-feira, 16 de junho de 2011

Novidades 4x4... Nova Ranger



Nova Ranger apresentada na Argentina

Salão de Buenos Aires (Argentina), abriu suas portas hoje para a imprensa especializada e a Ford apresentou a Nova Ranger, o mesmo modelo que será vendido no Brasil e lá fora.

O carro foi apresentado pelo presidente da Ford Argentina, Enrique Alemañy,como sendo o modelo global, mostrando que o sistema 'one' da Ford não é futuro e sim realidade.

Novidades:

- Visual novo.

- Novos motores:

- 2.2 turbodiesel de 126cv e 33,7kgf.m (menos potente que o motor da atual Ranger de 163cv e 3.0litros.
- 3.2 turbodiesel de 200cv (informação divulgada extraoficialmente)

- V6 gasolina de 166cv (informação divulgada extraoficialmente)

- Tração integral.

- Rodas 18"

Comentários:

O novo motor diesel fará da Ranger a pickup de menor potência no mercado, a não ser que a Ford ofereça o antigo motor em algum modelo mais equipado. Com motor de menor potência e aliado a isso um sistema de tração integral (segundo informado pela Ford), que consome mais potência do motor, o modelo ficará com desempenho comprometido, o que pode afastar muitos compradores, que vêem a potência e resposta do acelerador como um diferencial importante na hora da compra. Agora se realmente a Ford irá ofertar o modelo com mais dois motores, um diesel de 3.2l e 200cv e um V6 de 166cv, o mercado muda, já que com 200cv será a pickup diesel mais potente da categoria. Quando ao motor V6, particularmente acredito que não será para nosso mercado, uma vez que nosso combustível não permitirá o desempenho verdadeiro e tão pouco o proprietário aguentará o consumo, certamente devemos ter o modelo com motor otto da Ranger atual, que apresenta um bom desempenho e não é bebedor.

Outra novidade é a utilização de rodas R18, que como na Amarok causa alguma dor de cabeça aos proprietários, primeiro pelo preço dos pneus e segundo porque estes modelos ainda não são comprados em todas as lojas de pneus, o que faz com que o veículo fique aguardando a chegada de um simples pneu.

O visual da Ranger está bem melhor, perdeu muito daquela característica americana de ser, mas isso é subjetivo. Mas é importante essa mudança mais brusca no visual, pois dá a impressão de um veículo novo e não somente uma remodelação.

A Ranger tem um mercado forte, mas também possui concorrentes fortes e que estão se renovando, como a Nova S10, porém o mais importante é que o mercado está cada dia mais competitivo e com mais ofertas de marcas e modelos diferentes.

Sérgio Holanda

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br