quarta-feira, 15 de junho de 2011

Novidades 4x4... Freelander Diesel no Brasil


Freelander Diesel: força e vocação fora de estrada

Por: Freire Neto – freireneto@usinacom.com.br
Jornalista Profissional

Praia do Marco/RN – Apresentação no paraíso! A Land Rover apresentou ao mercado brasileiro, no dia 9 de junho, o mais novo membro da família com motorização diesel justamente no Nordeste e com uma expedição fora de estrada, com cerca de 400 Km de trilhas e aventuras, pela região da Costa Branca potiguar (Entre Galinhos e São Miguel do Gostoso), confiando e acreditando no sucesso do Freelander 2, agora também, com motor abastecido por diesel: 2.2 L, com 190 cavalos de potência e todo o conforto, know how e tecnologia da marca inglesa. O modelo é oferecido em três versões com preços já divulgados: S – R$129.900,00; SE – R$147.900,00; e HSE – R$172.900. O carro já está disponível para venda nos 30 concessionários da marca no Brasil.



O Freelander 2 representa cerca de 36% das vendas da marca no Brasil e com a chegada dos modelos a diesel a tendência é crescer ainda mais em participação, enfrentando concorrentes consolidados como os modelos da Toyota, Mitsubishi, Hyundai, Kia, entre outros. Apesar de algumas novidades estéticas externas, o grande diferencial do carro é o propulsor. O motor possui o sistema common rail de injeção de combustível, com injetores de elevada velocidade e com máxima otimização no processo de combustão. O veículo ainda é equipado com o Sistema Inteligente de Gestão de Potência (IPMS) que utiliza a energia cinética gerada pelas frenagens como fonte de energia para o carregamento da bateria, dispensando a utilização de combustível para tal. Um sistema de sensores posicionado no coletor de escape permite o monitoramento preciso da temperatura interna do turbo, proporcionando maior eficiência e menor consumo de combustível sem comprometer a robustez e o desempenho. Toda essa tecnologia contribui para a obtenção de um desempenho recorde, de acordo com a Land Rover, podendo chegar a até 17,5 quilômetros com um litro de diesel. O Freelander 2 diesel consegue fazer 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, com velocidade máxima divulgada de 190 km/h.



A transmissão automática de seis velocidades Aisin Warner AWF21 foi desenhada para proporcionar uma condução confortável, com respostas rápidas e trocas imperceptíveis ao motorista. Além disso, um sistema inteligente reduz as rotações do motor quando o veículo encontra-se parado no modo Drive, o que otimiza o consumo de combustível. Destaque para o controle eletrônico das relações de marchas, tração e adaptação para cada tipo de terreno e obstáculo principalmente no fora de estrada através do exclusivo Terrain Response® que, ao simples giro de um botão, adapta todas as configurações de motor, câmbio e tração do veículo de acordo com o tipo de piso em que se trafega – asfalto, areia, terra/lama ou grama/neve. Em relação ao Freelander 2010, os novos modelos apresentam para choque dianteiro e a grade frontal novas, assim como os conjuntos óticos traseiros e dianteiros que ganharam novo acabamento e os faróis de neblina, nova moldura. O Freelander 2 diesel 2011 ainda conta com inúmeros atributos que garantem a segurança de todos os seus ocupantes. O Command Driving Position proporciona ao motorista boa visibilidade dos quatro cantos do veículo, que oferece ainda nove airbags, incluindo um para proteger os joelhos do condutor.


EXPEDIÇÃO COSTA BRANCA
Por volta das 9h da manhã teve início a Expedição Freelander 2 Diesel, com largada em Natal, na Via Costeira, Ponta Negra. O comboio foi formado por 16 Freelander 2 diesel, além de carros de apoio como Discovery 4 e Defender 110. Os carros seguiram pela rodovia BR-406 até Galinhos, passando por Ceará Mirim, João Câmara e Jandaíra até chegar na salina Diamante Branco. A partir daí, a expedição deixou o asfalto e passou a utilizar estrada de terra batida, piçarra e areia. Na rodovia, o carro mostra todo o desempenho do motor, realizando bem as ultrapassagens e mostrando estabilidade nas retas.



Após pausa para brunch na Fazenda Santa Isabel, em Galinhos, a caravana seguiu em direção a beira mar, passando por poças de lama, passagens de riachos e dunas. Com uma chuva fraca e constante, a aventura ficou ainda mais emocionante, porém uma das regiões mais lindas do litoral brasileiro teve suas belezas maquiadas e camufladas pelas nuvens carregadas e o céu totalmente encoberto. O carro se comportou muito bem perante todos os desafios: areia fofa e solta, regiões alagadiças, dunas e terra molhada. O motor respondeu bem e impulsiona fortemente os 1800 quilos do carro, auxiliado pela tecnologia e sofisticação do Terrain Response, adaptando o veículo para todas as dificuldades de acordo com a seleção realizada pelo motorista.



Andar na areia e na duna não é tarefa fácil, principalmente para quem não conhece, nem tampouco tem experiência na pilotagem off road. Excelente oportunidade para ver o desempenho do carro na mão de experts e marinheiros de primeira viagem nesse tipo de aventura. Apesar de um ou outro ser pego de surpresa pelos sulcos e facões formados com a passagem de vários carros, todos ultrapassaram bem os obstáculos. E eu fiquei satisfeito e impressionado com a força e o desempenho do motor e de todo o conjunto nas condições adversas.



Após cerca de 50 Km de trilhas pelo litoral da Costa Branca entre Caiçara do Norte, São Bento do Norte, a caravana chegou ao acampamento montado pela Land Rover no alto das dunas da Praia do Marco (Situada a 146 Km de distância de Natal). Barracas para os jornalistas, tendas para alimentação, conversa e descanso; banheiros montados em barracas com água quente e todas as condições de um camping 5 estrelas, com energia fornecida por gerador e buffet com lanche, jantar e café da manhã. Um evento para ficar para a história e registrar uma das regiões mais bonitas do litoral brasileiro nos anais dos lançamentos da indústria automotiva nacional.





No retorno para Natal, na manhã de sexta-feira (10/06), mais 200 Km por beira mar e asfalto da BR-101, logo no seu início, Touros/RN. Uma excelente oportunidade para testar o Freelander 2 Diesel na prática em todos os terrenos e condições. Agora, o mercado e o consumidor decidirão o futuro e destino do mais novo integrante da família Land Rover. Com certeza, no Nordeste, fará sucesso, principalmente entre os apaixonados pelo fora de estrada confortável e aproveitamento do carro no dia a dia da cidade.


FICHA TÉCNICA

Já em Natal, após o fim da Expedição Freelander Diesel, a reportagem do MOTORES & AÇÃO entrevistou o diretor-presidente da Land Rover/Jaguar para América Latina e Caribe, Flávio Padovan, que confirmou a expectativa de 350 unidades vendidas do modelo com motorização diesel por mês, inicialmente. Ele ainda disse que Natal foi escolhida pela marca para receber o lançamento por causa da sua vocação pela aventura e pelas qualidades do seu litoral e das trilhas. E confirmou presença na Expedição Motores & AÇÃO entre Natal e Fortaleza, em data a ser confirmada. Confira em breve reportagem e entrevista exclusiva na tela do MOTORES & AÇÃO NE (RN/CE/PE/PB) ainda em junho.

Freelander 2 Diesel 2011
Motor: 2.2 L SD4 190 CV, 4 cilindros em linha, turbo diesel 16-válvulas, injeção common rail.
Transmissão: automático 4WD
Altura (mm): 1740
Largura (mm): 2195
Comprimento (mm): 4500
Distância entre eixos (mm): 2660
Peso: 1805 Kg
Ranque de combustível: 68 litros

Matéria retirada do site: Blog Motores e Ação

Um comentário:

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Era o que faltava para o Freelander 2 ter mais competitividade no mercado brasileiro, visto que os combustíveis por aqui tem um custo absurdo e casos de adulteração de gasolina vem sendo mais frequentes que adulteração de diesel.

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

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