Ford Explorer 2012
Realmente está bem maior! E não é por causa do novo V6, até porque ai estaria menor, já que não mais vem com a opção V8, e sim pelas dimensões do Explorer 2012.
Mas não fiquem preocupados com o motor menor, pelo menos em cilindrada, pois o antigo V8 produzia 292cv com 4.6 litros, já o novo V6 produz 290cv com ‘apenas’ 3.5 litros. Tudo bem que perdeu 18% de torque, mas para uso urbano isso não faz diferença, aliás, até faz, ficou mais econômica. Em tempos de redução de poluentes e consumo de combustível faz um marketing muito bom, para compensar a falta de músculos do V6.
O Explorer é um resultado mix and match de componentes Ford usando de modelos anteriores de veículos da montadora, não só Ford, mas das que pertencem ou pertenciam à marca. O chassis e sistemas de segurança eletrônica (controle de cruzeiro adaptativo, monitor ponto-cego, o sistema de aviso de colisão) foram adotados da Volvo, enquanto o sistema all-wheel drive, chamado de Gestão do terreno, foi pego da Land Rover (que por sua vez é projetado e fornecido pela Toyota), mundinho globalizado!
Este último é composto de um console montado botão rotativo que oferece quatro modos de condução: Normal, lama / rotinas para terreno macio ou irregular, Areia para o terreno de areia ou cascalho seco, bem como o modo de Neve. Hill - controle de descida também está incluído.
Para os amantes do modelo a Explorer 2012 está um show em tecnologia e acessórios, compensa um pouco o motor menor.
Sérgio Holanda
(Dados: Ford Americana, fotos: internet)
Um comentário:
Gostaria de saber se já existe um planejamento de importação para nosso mercado.
Postar um comentário