domingo, 8 de maio de 2011

Mundo Off Road... Rally SC


Prova realizada no último sábado, dia 7, no litoral sul do estado contou com 72 duplas de três estados brasileiros.

A 2ª etapa do Campeonato Rally SC surpreendeu organizadores e participantes da prova pelas dificuldades do trecho e recepções (largada e chegada). O rali realizado próximo a Praia do Gi teve 80 quilômetros que passaram em um loteamento de solo arenoso, repleto de quadras e cruzamentos. No total, o 1º Rally Litoral Sul contou com 72 carros divididos em cinco categorias diferentes. Mesmo recebendo competidores também vindos do Paraná e Rio Grande do Sul, a 2ª etapa do Campeonato Rally SC teve vencedores do próprio estado.

Até os mais experientes da categoria Super Master tiveram dificuldades para vencer a prova. Luciano Wanzuit e Claudio Roberto Flores chegaram em primeiro com uma pequena diferença e se adaptaram ao piso: “A prova estava mais técnica que o normal e estava difícil andar na areia. Nossa sorte foi que o solo estava mais compactado, com poucas alterações quando passamos”, observa o piloto. Para o navegador a maior barreira foram os cruzamentos: “No começo da prova a gente achou que não tinha como conseguir bons resultados, pois nos atrasamos nos cruzamentos. No meio da prova, adiantamos um pouco mais os cruzamentos e procuramos sair menos atrasados. Foi aí que recuperamos nossos pontos”, declara Claudio.

Para uma dupla formada às pressas para a etapa de Laguna ter vencido na categoria Graduados foi uma grata surpresa. Luciano Azzi foi chamado para ser piloto pelo navegador Rafael Prada, pois o titular está se recuperando de uma cirurgia. Luciano competiu pela primeira vez uma prova da SC Racing e aprovou: “Foi um rali maravilhoso e a organização está de parabéns! Já tinha andando nesse tipo de solo antes que é muito prazeroso pra pilotar. Não deu tempo pra respirar um segundo e tivemos atenção máxima em todo o trajeto”. O navegador não esperava conquistar o primeiro lugar em um rali tão disputado: “A prova estava bem técnica e exigiu em igual para piloto e navegador. Foi um rali rápido e minha primeira vez andando na areia. A coisa mais complicada foi acertar as metragens”, observa Rafael. A dupla de Blumenau venceu por 212 pontos de diferença.

Na categoria Junior, também saíram na frente uma equipe formada recentemente. Dorival Mueller e sua filha Bianca ganharam com uma vantagem de 203 pontos e agora querem mais desafios como em Laguna: “Tinham muitas referências e médias bem justas. Para nós da Junior, que vínhamos mais atrás das outras categorias, o mais difícil era manter a velocidade correta num solo arenoso e cheio de facões. Enfim, foi um show!”, conta o piloto. A jovem navegadora de Rio Negrinho, em seu segundo rali, passou por uma nova experiência: “Estava mais difícil que em Caçador, pois estamos mais acostumados a andar no barro. Rali de regularidade na areia é bem mais difícil de navegar, mas foi uma superação conseguir vencer”, comenta Bianca.

Mesmo em uma categoria mais tranquila de andar, a SC Racing não poupou o trabalho de pilotos e navegadores da Cidade. Edson Luiz Bailoni Pereira e seu filho Lucas ganharam o rali em Laguna com uma boa vantagem, mas passaram alguns apertos: “O trecho era técnico demais, com uma referência atrás da outra e era difícil andar no tempo certo. Eu e meu filho andamos há cerca de um ano e aqui vivemos uma nova experiência”, observa o piloto. o adolescente Lucas apontou a maior dificuldade da dupla de Joinville: “Andar nas quadras era complicado, pois as médias mudavam rapidamente e tinha que ficar muito atento”.

SC Racing comemora a etapa de Laguna

Além do grande número de inscritos, a organização do Campeonato Rally SC ficou grata com outros resultados da 2ª etapa e adianta novidades da próxima prova: “A nossa qualidade nesta prova se manteve. Tivemos a oportunidade de trazer o pessoal pra um lugar totalmente diferente, com outras belezas naturais e em um solo que não eram acostumados a competir. Batemos recorde de inscrições mostrando a aprovação das nossas provas. Até quem se perdeu falou bem da etapa! Tivemos competidores que andaram mais de 500km para estar aqui e para nós é gratificante recebê-los tanto quanto quem enfrentou distâncias menores. Já vamos começar a trabalhar a 3ª prova em Jaraguá do Sul, que provavelmente será em áreas de reflorestamento, dando um pouco menos de trabalho aos navegadores, mas mesmo assim com nível técnico alto”, afirma Edson Costa, diretor geral da SC Racing.

A próxima prova está marcada para o dia 11 de junho. Acompanhe abaixo os três primeiros colocados de cada categoria:

Super Master

1º) Luciano Wanzuit e Claudio Roberto Flores (Gaspar/SC) – 429 pontos

2º) Acyr Hideki Marcos Maia Panstein (Corupá/SC) – 458 pontos

3º) Oscar e Gustavo Schmidt (São José/SC) – 558 pontos

Graduados

1º) Luciano Azzi e Rafael Prada (Blumenau/SC) – 600 pontos

2º) Milton Roberto Dresch e Marcio Henrique Reichert (Estrela/RS) – 812 pontos

3º) Paulo César da Silveira e Fernando Amorim (Florianópolis/SC) – 848 pontos

Junior

1º) Dorival e Bianca Mueller (Rio Negrinho/SC) – 693 pontos

2º) Marcelo Prevideli e Carlos Laercio Knop (Curitiba/PR) – 896 pontos

3º) Lucio Dalri e Gustavo Bertoldi (Rio do Sul/SC) – 1249 pontos

Cidade

1º) Edson e Lucas Pereira (Joinville/SC) – 9297 pontos

2º) Walmor Jung Junior e Arthur Corbetta Jung (Tubarão/SC) – 303422 pontos

3o) Fernando Cesar de Araújo e Manuel Bráulio da Silva Neto (Florianópolis/SC) – 371342 pontos

Resultado completo da prova de Laguna: http://scracing.com.br/novo/media/upl/file/Rally%20SC%202011/Litoral_Sul/Resultado_ProvaUnica_RallyLaguna.pdf

Ranking do campeonato após duas etapas: http://scracing.com.br/novo/media/upl/file/Rally%20SC%202011/Litoral_Sul/Ranking_Todas_CopaRallySC2011_R2.pdf

O Campeonato Rally SC tem o patrocínio da Prefeitura de Laguna, Pneus Hankook e Icetec.

Apoio: Amortecedores Off Shox, Vyp Coberturas e Pisos Industriais, Ensimec, Mineração Veiga, Blumenau Iluminação, Prefeitura de Guaramirim, Caçador Jeep Clube, Jeep Clube de Pomerode, Jeep Clube de Florianópolis, Jeep Clube de Guaramirim, Jeep Clube de Jaraguá do Sul, Jeep Clube de Blumenau, Jeep Clube Rio Negrinho, Jeep Clube de Itajaí, Altermed, Reunidas e Trilha SC Trol­ler.

Apoio local: BBS Agrocenter, Bemorar, Cimes Construtora, Colégio CEB, Dame Empreiteira, Leão Beach Posto Esso e Dálmata Papel Higiênico.

Supervisão: Fauesc. Realização: SC Racing.

Por: Caroline de Paula / AcelerAção Assessoria de Imprensa

Fotos: Paulo Valente

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br