sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Mundo Off Road... Rally Dakar 2011

Com vitória em 4 estágios, a VW entra na segunda metade da prova apos 6a.etapa com liderança e vice na geral com o Race Touareg 3.


Mas a concorrência vai ficar no encalço dos dois pilotos oficiais da fábrica Volkswagen, Carlos Sainz / Lucas Cruz (E / E) e Nasser Al-Attiyah/Timo Gottschalk (Q / D), pois uma batalha entre três rivais voltou a dominar a ação na linha de frente.

O piloto da X-raid BMW , Stéphane Peterhansel esteve na liderança boa parte da 6a.etapa mas foi traído por pneu furado. As duas duplas mais rápidas da Volkswagen posteriormente travaram um duelo justo no trecho de 456-km, que foi a segunda mais longa até agora. Como ontem, a decisão só foi feita no km final da especial no árido deserto de Atacama no qual o "fesh fesh"- uma areia em pó que compõe o solo - deixou as coisas muito difíceis.

Após a perda de tempo de Peterhansel ,Sainz assumiu a liderança. Mas Al-Attiyah nos últimos 100 Km, temporariamente mudou a diferença 1m 27s em uma vantagem de 14 segundos. Porém, no final Sainz garantiu sua quinta vitória numa etapa a bordo do Race Touareg. Após 4h 53m de tempo de condução o espanhol chegou ao fim com apenas nove segundos à frente de seu companheiro de equipe Al-Attiyah, que, assim, mais uma vez deixou Stéphane Peterhansel no segundo lugar geral.

Giniel de Villiers / Dirk von Zitzewitz (ZA / D) terminou a etapa em terceiro lugar. Os vencedores de 2009 do "Dakar" continuam em quarto lugar da geral. Mark Miller / Ralph Pitchford (EUA / ZA) completaram o resultado do quarteto 1-2-3-4 do Race Touareg com motororização TDI,subindo para o sexto lugar na classificação geral.

Depoimentos

[b]Kris Nissen (Diretor Volkswagen Motorsport )


" A quarta vitória e estágio foi um resultado fantástico. Todos da Volkswagen fizeram tudo certo hoje.Quero expressar meus sinceros agradecimentos a todos. Agora a equipe terá um dia de descanso. Mas como todo ano terá muito trabalho pela frente. Durante este importante dia onde os carros ficam no apoio, os carros serão preparados para a segunda metade do rali com novos componentes. Para nos manter à frente em primeiro até o final, primeiros temos que
vencer o Dakar e depois nossos rivais".

#300 – Carlos Sainz (E), 1st etapa / 1st geral

"Foi um duro dia. Hoje o "fesh fesh" dominou. Mas como nos outros Dakar, este estágio ofereceu uma variedade de terrenos. Num trecho pedregoso tive que parar para trocar um pneu. Eu tinha diminuído a didferença para meu colega de equipe Nasser Al-Attiyah que começou na minha frente. Mas andando na sua poeira eu nao vi uma pedra escondida. Fora este pequeno infortúnio, foi na verdade um bom dia para mim e meu navegador Lucas Cruz".

#302 – Nasser Al-Attiyah (Q), 2nd place leg / 2nd place overall

"É incrível o quão apertada foi a corrida mais uma vez hoje. Meu colega de equipe Carlos Sainz, Venceu a etapa na nossa frente com uma margem muito pequena. Assim, para a Volkswagen foi mais do que um bom dia. Andamos com um pouco de mais cuidado pouco sobre as zonas com pedras para evitar o risco de um furo. Valeu a pena!. Carlos e eu estamos lutando para a vitória no momento. Mas você nunca pode ter certeza no "Dakar". Em todo caso, em segundo lugar, nós teremos uma boa posição para o dia seguinte ao dia de descanso para atacar e espero administrar um bom começo para a segunda semana do rally. "

#304 – Mark Miller (USA), 4th place leg / 6th place overall

"fesh Fesh, em todo o lugar víamo fesh fesh. Hoje foi extremamente árduo e nós ganhamos amanhã um dia de descanso e outro dia e trabalho duro. No topo das colinas muitos pontos cegos e não quisemos arriscar muito,como as 3 duplas da ponta fizeram. Foi onde perdemos um pouco de tempo. Então, no final da etapa sofremos um furo pequeno.Em suma, estou feliz que essa etapa extremamente exigente já acabou, e estamos ansiosos para a segundo Semana do "Dakar".

#308 – Giniel de Villiers (ZA), 3rd place leg / 4th place overall

"Eu não acho que nunca tinha visto tanta areia numa só etapa como hoje. Eu acho que nós tivemos um bom ritmo, apesar de não enfrentar os picos cegos corajosamente como algumas das equipes que começaram na frente de nós. Em uma das travessias de dunas tínhamos de fazer uma manobra evasiva. Nós saímos um pouco longe demais para o lado esquerdo o que levou algum tempo para achar o caminho novamente. Então, em uma seção de pedra no final do estágio, sofremos com dois furos num espaço de 5 km. Foi um infortúnio, mas no geral estou satisfeito com nosso desempenho".

Resultados

Posições após etapa 6 , Iquique (RCH)–Arica (RCH); 456/721 km SS 06/total

Pos. Team Vehicle Leg 06 Total time
1 Carlos Sainz/Lucas Cruz (E/E); Volkswagen Race Touareg 3; 4h 53m 53s (1); 20h 39m 41s
2 Nasser Al-Attiyah/Timo Gottschalk (Q/D); Volkswagen Race Touareg 3; 4h 54m 02s (2) + 2m 42s
3 Stéphane Peterhansel/Jean-P. Cottret (F/F); BMW X3 CC; 5h 06m 18s (5) + 14m 51s
4 Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz (ZA/D); Volkswagen Race Touareg 3; 5h 03m 42s (3) + 31m 09s
5 Krzysztof Holowczyc/Jean-Marc Fortin (PL/B); BMW X3 CC; 5h 19m 19s (6) + 1h 13m 19s
6 Mark Miller/Ralph Pitchford (USA/ZA); Volkswagen Race Touareg 3; 5h 03m 43s (4) + 1h 35m 53s
7 Orlando Terranova/Filipe Palmeiro (ARG/P); BMW X3 CC; 5h 32m 48s (8) + 1h 37m 54s
8 Guilherme Spinelli/Youssef Haddad (BR/BR); Mitsubishi Racing Lancer; 5h 38m 15s (9) + 2h 17m 56s
9 Guerlain Chicherit/Michel Périn (F/F); Mini Countryman; 5h 22m 27s (7) + 2h 45m 25s
10 Christian Lavieille/Jean-Michel Polato (F/F); Nissan Proto; 5h 47m 23s (11) + 3h 07m 54s

Texto e Foto:Imprensa VW Motorsport

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br