quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Mundo Off Road... Sulamericano de Rally

PALMEIRINHA VENCE RALLY NA TERRA DE VALDIVIA

A dupla brasileira Paulo Nobre/Edu Paula (Link Trade) venceu neste domingo (10/10) a 7ª etapa do Campeonato Sulamericano de Rali, realizada na cidade de Casablanca, no Chile. Competindo pela categoria N4, os brasileiros venceram com propriedade a categoria N4, destinada a carros 4x4 turbo, com seu Mitsubishi Lancer Evo IX.

A prova foi composta por 14 Especiais, sendo que foram utilizados cinco trechos e um “super prime”. As trilhas tinham características distintas, que tornaram a prova ainda mais exigente. “A primeira Especial era muito rápida, com bastante brita solta, o que a tornava muito perigosa, pois não podiamos errar a frenagem. As Especias 2 e 3 eram estreitas e travadas. A 2 subia e a 3 descia o mesmo morro. Era um trecho travado com muitos ganchos, bem perigoso e eu não gostei. Já a 4 e a 5 eram muito técnicas e rápidas, piso bom, bem legal e divertida de andar” contou Nobre.

Nobre e Paula andaram bem e atacando nos dias de rali. Na primeira especial já assumiram o 2º lugar e passaram à liderança na penúltima Especial do sábado. A disputa direta era com o herói local Eliseo Salazar, ex-piloto da F-1 e da F-Indy que ficou mais conhecido por ter apanhado de Nelson Piquet durante o GP da Alemanha de 1982, com boa vantagem para os brasileiros até que Salazar quebrou. A segunda colocação ficou com a dupla argentina Raul Martinez/Fernando Mussano, que com o resultado asseguraram o título da categoria N4 com uma prova de antecipação. A terceira posição ficou com os chilenos Manuel Paredes/Juan Pablo Del Riego.

Paulo Nobre ficou feliz com seu desempenho em solo chileno, principalmente por ter assumido a liderança da prova e administrar sua vantagem sem tomar riscos e virando bons tempos e tendo cautela nos lugares perigosos. “Edu e eu vinhamos perseguindo uma vitória na N4 desde 2006 e ficamos muito felizes por termos vencido andando bem. No sábado partimos para cima e no domingo experimentamos uma situação nova: administrar uma liderança. Andamos bem, sem tomar riscos e a vitória foi muito comemorada até mesmos por nossos concorrentes amigos. Essa conquista veio coroar uma série de bons ralis que vinhamos fazendo desde o Sertões. Com certeza ter disputado o Sertões aflorou em mim uma veia competitiva, que me fez obter um bom desempenho desde então”, confessou Nobre

“Queriamos agradecer todo o trabalho da nossa equipe e também aos nossos amigos Blau, Jardel, Dudu e Pilli, que vieram acompanhar, torcer e nos dar força durante toda a prova. A minha parte da vitória, quero dedicar ao Valdivia, que essa semana fez dois golaços e está voltando a jogar aquele futebol mágico que lhe é peculiar”, agradeceu palmeirinha, que nesta etapa teve a compania de Cláudio Vallone (seu amigo de infância e primeiro navegador), Rogério (amigo que debutou no rali), Eduardo (filho do navegador Edu Paula) e Marcelo Pilli (jornalista cinematográfico que está acompanhando Nobre em todas as suas participações em rali, neste ano).

“Outra coisa que deu para perceber foi que nosso levantamento está ficando mais preciso, o que nos possibilita andar totalmente em cima dele. O entrosamento com o Edu está muito bom e sua cantada dá toda a segurança que um piloto precisa para acelerar forte”, explicou o piloto.

“Grande parte da minha evolução como piloto eu devo ao Cajú (Ulysses Bertholdo), com quem eu treino regularmente, ao Raimund Baumschlager (heptacampeão austríaco de rali), nosso chefe de equipe na BRR Red Bull, que me ensinou a frear com o pé esquerdo e ao Sandy (Patrik Sandell), meu companheiro de equipe na BRR, com quem já fiz duas clínicas de rali na Suécia”, finalizou.

“Ganhamos pela primeira vez uma etapa do Sulamericano e somos apenas a segunda dupla brasileira a conquistar essa vitória na N4 e estamos muito contentes. O rali foi bem duro, nós andamos rápido e soubemos administrar e isso nos deixou muito satisfeitos. Nós trouxemos para esta prova dois amuletos da sorte, o meu filho Dudu e o Jardel, que agora terão de nos acompanhar em todos os ralis e, a partir de agora, nós só vamos correr com o número 9”, brincou Edu Paula.

A última etapa do Campeonato Sulamericano de Rali de 2010 está marcada para os dias 19 e 21 de novembro, em Punta del Leste, no Uruguai.

RTF Comunicação
www.rtfcomunicacao.com

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br