terça-feira, 10 de agosto de 2010

Mundo Off Road... Rally dos Sertões 2010 - Tá começando

Super Prime é a chance dos amantes da segunda maior prova de rali do mundo de ver as máquinas e pilotos de perto.

A abertura da 18ª edição do Rally Internacional dos Sertões, a segunda maior prova de rali do mundo, acontece a partir das 19h30 desta terça-feira (10/8) com a realização do Super Prime, prova em circuito fechado que será realizada em frente ao Shopping Flamboyant, em Goiânia (GO). Essa é a oportunidade para os amantes do esporte de conferir uma prévia da performance dos pilotos e ver as máquinas bem de perto, enquanto ainda estão limpas e intactas antes de enfrentarem o desafio de 10 dias e cerca de 4.500 km de desafios.

Um dos mais experientes pilotos de rali e off-road do Brasil e que soma quatro vitórias em sua categoria e uma na Geral em 12 participações, Reinaldo Varela (Mitsubishi/Pirelli/Blindarte) está animado para o começo da prova. “Essa é uma das melhores partes do rali. É uma festa enorme, com público muito grande, e é muito bom ter essa aproximação com o povo e os patrocinadores. A gente fica ansioso mesmo”, diz Varela, que irá competir com um Mitsubishi Pajero Full na categoria de carros Super Production.

Companheiro de Varela, o navegador Eduardo Bampi também ressalta a importância do evento pré-corrida. “O prólogo em Goiânia é um show espetacular, é à noite, com festa, casa cheia, muito bacana”, destaca o paranaense. “Estamos ansiosos para entrar no carro logo. O prólogo define o início do rali e só então a ansiedade ameniza. É legal fazer uma disputa com outro carro, mas não podemos fazer uma loucura de dar saltos espetaculares com o carro e ter o risco de quebrar antes da etapa inicial só para sair bem na foto”, completa o ponderado navegador, que está em sua quarta participação na prova.

A estratégia será fazer um bom Super Prime para tentar largar entre os dez primeiros dentre os 60 carros inscritos. “Vamos tentar fazer uma prova boa no sentido de não largar muito atrás. Na nossa categoria é difícil largar na frente por causa dos outros carros que são mais leves, como os protótipos. Se estivermos entre os dez primeiros será ótimo”, revelou Reinaldo.

O Super Prime (ou Prólogo) é organizado sob a forma de uma Prova Especial, com um mínimo de 1,5 km e um máximo de 5 km de extensão. O Super Prime O Super Prime equivale à tomada de tempos das corridas em autódromos, estabelecendo a ordem de largada para a 1ª etapa do Rally Internacional dos Sertões, que acontece na manhã seguinte (11/8). Devido ao grande número de competidores, as largadas do prólogo poderão ser feitas em duplas, mas o tempo máximo para conclusão do percurso é de cinco minutos.

“A estratégia do prólogo não define muita coisa. Ali se pode até perder o rali, mas nunca ganhar. É motivador participar dessa abertura, mas é difícil sair na frente. Se ficarmos mesmo entre os dez, será perfeito, pois isso mostra que estamos no grupo dos mais rápidos no geral. Mas numa prova dessas, a velocidade não é o mais importante, e sim, a confiabilidade do carro. E estamos confiantes com nosso Mitsubishi Pajero Full”, salientou Edu Bampi.

A prova tem início nesta terça-feira (10/08), em Goiânia (GO), com a largada promocional, e termina em Fortaleza (CE), no dia 21 de agosto. Na quarta-feira (11/08) a prova começa pra valer com a primeira etapa, dentro do estado de Goiás, indo de Goiânia até Caldas Novas, totalizando 203 quilômetros, sendo 34 km de deslocamento inicial, 133 km de trecho de especial (cronometrado) e 36 km de deslocamento final.

No total, serão 11 dias e 4.486 quilômetros de desafios passando por seis Estados - Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará - de quatro das cinco regiões que dividem o Brasil - Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste.

Para a prova, Varela conta com o apoio do preparador e dono da equipe Rally Brasil, Erley Ayala, que disponibilizará uma carreta-oficina, cinco caminhonetes de apoio e um total de 32 pessoas na equipe. Esta é a 13ª participação do piloto Reinaldo Varela e a quarta do navegador Eduardo Bampi; a primeira dos dois dividindo o cockpit.

Acompanhe Reinaldo Varela No Rally dos Sertões

Para auxiliar no acompanhamento dos pilotos e navegadores durante as etapas do Rally dos Sertões, além dos telefones celulares, a organização está disponibilizando um "link direto" para cada piloto poder visualizar sua posição e a rota composta das últimas cinquenta posições, sobre o mapa do Google ou sobre foto satélite, a escolha do usuário. No lado esquerdo, constarão informações referentes as suas mensagens, como hora e data, coordenadas, etc.

O link poderá ser utilizado da forma que o competidor achar melhor, distribuindo para acesso de clientes, família, equipe, patrocinadores, etc.

Através do site www.maregps.com.br – Rally dos Sertões, a Maré Gps irá disponibilizar um espaço, onde os competidores poderão visualizar os seus e os dados de outros competidores, bastando clicar sobre o competidor do seu interesse, separados por categorias (principais). A forma de visualização será idêntica ao Link Direto.

E o site Web Venture (www.webventure.com.br), em parceria com a Dunas, estará utilizando os dados gerados pelo SPY SAT-SPOT e montará um sistema de visualização.

Além dos sistemas acima descritos, os competidores receberão as mensagens de Ok e Help via SMS diretamente nos celulares ou nos e-mails informados a central SPYSAT. Todas as mensagens , sejam de OK, Help ou 911 e Siga-me, enviadas pelo SPOT, poderão ser visualizadas pelas três fontes.

A dupla Reinaldo Varela/Eduardo Bampi tem patrocínio de Mitsubishi/ Pirelli/ Blindarte e apoio de Divino Fogão/ Itamotors/ Temp Clean/ Artfix.

Fonte: MasterMidia

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br