terça-feira, 10 de agosto de 2010

Mundo Off Road... Rally dos Sertões 2010 - X Rally Team

Cristian Baumgart e Beco Andreotti completam dez anos de parceria

Piloto e navegador lembram começo da dupla e como as competições de rali evoluíram ao longo desta década juntos

Relacionamentos são difíceis de serem administrados. Seja pessoal ou profissional, entre amigos ou íntimo, é sempre complicado. No Rally Internacional dos Sertões, não é diferente. É comum ver duplas da categoria carros se separando depois de um certo tempo. Os campeões em 2003 e 2004, Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo; e Klever Kolberg e André Azevedo, em 1997 e 1998, são alguns exemplos. Uma parceria, no entanto, completa dez anos nesta 18ª edição da maior prova off-road do país.

Cristian Baumgart, o Xis, e Alberto Andreotti, conhecido como Beco, disputam ralis desde 2000 como piloto e navegador, respectivamente. Os dois enfrentarão os 4.486 quilômetros entre Goiânia (GO) e Fortaleza (CE) a bordo um Mitsubishi L200 Triton completamente preparado para a 18ª edição do Rally dos Sertões. Mas, nem sempre foi assim.

"Há dez anos, correr o Sertões era uma brincadeira. O carro era praticamente inteiro original, com reforço em alguns itens, como amortecedores e molas. Não havia consciência para tirar peso do carro. Muito pelo contrário, esses reforços aumentavam o peso do carro, que ficava parecendo um tanque de guerra. Hoje em dia é bem diferente. Os carros são muito leves e o pensamento é de conseguir ser cada vez mais rápido", recordou Xis.

O navegador também lembra como nos primeiros anos tudo era mais difícil, até mesmo a comunicação entre a dupla. "Claro que, no começo, a nossa comunicação não era tão boa como acontece hoje. Nós dois evoluímos muito", contou Beco, ao ser interrompido por Baumgart. "Ele evoluiu! Eu sempre estive neste nível e o trouxe para o mesmo patamar", brincou o piloto.

"Engraçado. Eu já te dei várias dicas de pilotagem ao longo destes dez anos, mas não recebi nenhuma de navegação", devolveu Andreotti, também aos risos, que continuou. "Nós nos conhecemos muito bem. Eu sei o que ele precisa ouvir quando não está bem, assim como ele também sabe como me incentivar quando também não estou nos meus melhores dias", analisou Beco.

Além do avanço da tecnologia e da sintonia dentro do cockpit, os dois também lembram outros acontecimentos que se passaram ao longo destes na vida de cada um. "Eu morei quatro anos na fazenda da minha família, aqui no interior de Goiás, e voltei para São Paulo há dois anos. Hoje em dia eu trabalho com mercado financeiro e, inclusive, invisto o dinheiro do pessoal da equipe", disse Andreotti.

Já a vida de Xis mudou mais pelo lado pessoal. "Durante estes dez anos em que eu estou competindo ao lado do Beco, eu sempre namorei e me casei há 3 anos e meio com a Camila Cassia Capel. Já ele, continua solteiro e faz tempo que paramos de contar quantas namoradas dele conhecemos", recordou rindo Cristian.

Para encerrar a conversa, Beco fez questão de reforçar a amizade e resumir o que é a parceria entre os dois. "É um relacionamento, como qualquer outro. Mas é mais light que um namoro, ou casamento, por exemplo, pois não ficamos o tempo todo juntos. Só em fim de semana de provas, ou estes dez dias aqui no Sertões, que aí sim é como um casamento. Ficamos juntos 24 horas por dia. As vezes ele fica estressado, outros dias sou eu que fico - o que é mais comum. Eu cobro mais, pois o Xis é mais tranquilão. Enfim, acaba sendo um relacionamento como outro qualquer. Mas o mais legal é que quando começamos, éramos apenas conhecidos e o rali nos aproximou e fez com que nos tornássemos grandes amigos. Não só eu e o Beco, mas o Marcos e o Klebinho (que competem no outro carro do X Rally Team) também", encerrou.

X Rally Team disputa o Rally Internacional dos Sertões há 12 anos e é patrocinado por Vedacit e Mitsubishi, e apoiado por Usiminas Automotiva e BFGoodrich.

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br