quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Mundo Off Road... Rally dos Sertões 2010 - Klever Kolberg

Apesar de problema na bomba de combustível Kolberg é nono na geral

Calor, buracos, saltos no primeiro dia do Sertões

A caravana do 18º Rally Internacional dos Sertões começou sua marcha; e com o sol ainda nascendo, os primeiros competidores partiram para a cidade de Caldas Novas, ainda no Estado de Goiás. Após 133 quilômetros o objetivo do primeiro dia de competições e a primeira especial, era alcançado.

A especial como já havia previsto Klever Kolberg, da Valtra Dakar Eco Team, teve muitas lombadas, saltos, travessias de rios e estradinhas bastante travadas. A dupla Klever Kolber/ Flavio França largou às 11h40 de Goiânia e gastou um total de 1h49m48 para completar o percurso.

"Foi uma etapa muito boa, porém, muito mais dura do que eu imaginava. Encontramos partes de alta velocidade, curvas travadas e muitos saltos: saltos em lombadas, saltos em lombas (valetas), saltos em mata-burro, saltos cruzando rios e nosso carro nunca foi testado neste tipo de condição", contou Klever.

O calor se fez presente neste primeiro dia de atividade, e logo nos primeiros quilômetros o Protótipo Etanol (Próton) apresentou um problema na bomba elétrica de combustível, obrigando ao piloto passar a utilizar a segunda bomba. A dupla andou durante muito tempo entre os cinco primeiros, até faltar 20 km para o final da especial, quando a segunda bomba começou a falhar, obrigando-os a diminuir o ritmo para chegar.

"A etapa exigiu muita navegação e o Flavinho foi excepcional. No entanto sofremos com um problema de conexão elétrica que parou a bomba de combustível, fazendo nosso motor perder a pressão. Então o carro ficava falhando nos 30 quilômetros finais da especial. O Flávio ainda mexeu e a pressão voltou um pouco, mas tivemos que levar o carro até o final com cautela. Isso nos atrapalhou um pouco". comentou ainda.

Dos 150 competidores que partiram de Goiânia, apenas nove da categoria carros ainda não haviam chegado a Caldas Novas no final da tarde. Nesta quinta-feira o Rally dos Sertões 2010 atravessa o Estado de Minas Gerais, mais precisamente em direção a Unaí. Serão mais 446,17 km de especiais, sendo 214,32 cronometrados.

"Aos poucos as dificuldades irão crescendo. A distância desta segunda especial praticamente dobra, e vamos começar a encontrar muitas erosões pedras e cascalho pelo caminho", falou o piloto. "Segundo a Dunas, teremos muitas trilhas por fazendas e trechos de serra. Será uma especial muito seletiva e terá de tudo um pouco", comentou Klever.

2º dia (12/08, quinta-feira) - Caldas Novas (GO) - Unaí (MG)
DESLOCAMENTO INICIAL: 39,33 km
ESPECIAL CONTRA O RELÓGIO: 214,32 km
DESLOCAMENTO FINAL: 192,52 km
Total - 446,17 km

Confira o resultado extra-oficial da Especial Goiânia - Caldas Novas:
1- João Antonio Franciosi / Rafael Capoani (Protótipo) - 1h43min09s0
2- Jean Azevedo/Emerson Cavassin (Mitsubishi L200 Triton) - 1h45min20s0
3- Paulo Nobre (Palmeirinha)/Luiz Carlos Palu (BMW) - 1h 46min06s0
9 - Klever Kolber/Flavio França (Protom T1) - 1h49min48s0

Sobre Klever Kolberg: Engenheiro, piloto e pioneiro brasileiro no Rally Dakar, onde já representou o Brasil por 22 vezes. Klever começou na prova competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o vice-campeonato na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. Também é pioneiro no Dakar na categoria Experimental para combustíveis limpos, em 2010 foi o primeiro a utilizar Etanol de Cana de Açúcar como combustível. Na maior prova off-road do pais, o Rally dos Sertões, Klever é bicampeão da categoria carros. É autor de três livros sobre o assunto e é comentarista de rali no canal ESPN desde 2007.


Sobre Flavio Marinho de França: Cirurgião-dentista e navegador, começou competindo com motos em 1992, nas modalidades de Enduro de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 1995 passou a competir também com carros como navegador em provas de Rally de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 2009 passou a competir também em rallys náuticos com barcos. Flavinho, como é mais conhecido, participa do Rally dos Sertões desde 2003 quando foi campeão na categoria Production Gasolina ao lado de Paulo Buda. No Sertões 2005 foi campeão na categoria Super-Production Diesel ao lado de Riamburgo Ximenes. Flavio é Bicampeão do Rally Cerapió (2006 e 2007), Campeão do Rally RN 1500 em 2003, Tricampeão Brasileiro de Rally de Regularidade (2003, 2004 e 2006) e desde 2008 é organizador de provas de Rally de Regularidade no RN.

O Valtra Dakar Eco Team é patrocinado por Valtra, BASF, Cosan e Mobil Super Flex, e apoiado por Artfix, Sparco, Arycom, TRC Telecom / Motorola e Unica.

No Rally dos Sertões o carro da Valtra Dakar Eco Team será um Protótipo Etanol by ProMacchina motor V6 Flex. O carro foi preparado pela Promacchina, que também fará todo o apoio durante a competição.

Acesse o site da equipe: http://www.parisdakar.com.br/

Siga a equipe o Valtra Dakar Eco Team Twitter: www.twitter.com/RallyDakar

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br