quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Mundo Off Road... Rally dos Sertões 2010 - Primeiro dia

Primeiro dia de Sertões tem Franciosi liderando nos carros e Marcos Cassol nos caminhões

Especial entre Goiânia e Caldas Novas agradou competidores, e Sertões segue amanhã para Unaí (MG)

O primeiro dos dez dias da maior aventura do fora de estrada brasileiro aconteceu hoje com 203 quilômetros entre Goiânia e Caldas Novas, divididos em 34 de deslocamento inicial, 133 quilômetros de trecho cronometrado e 36 de deslocamento final. Motos, quadriciclos, carros e caminhões foram recebidos por um público bastante especial: alunos da rede municipal de ensino, que tiveram as aulas interrompidas para recepcionar os competidores do segundo maior rali do planeta.

O mais rápido do dia entre os carros foi o Sherpa da dupla João Antonio Franciosi/Rafael Capoani, com o tempo de 1h43min09s0. "Por ser o primeiro dia, foi uma especial bem difícil. No início tivemos um probleminha de vazamento de óleo, mas conseguimos contornar. O trajeto de hoje foi muito legal, rápido, com saltos e também alguns trechos travados. Fomos aprendendo no caminho, e agora vamos trabalhar para resolver este pequeno problema, porque o Sertões é bem longo", afirmou o experiente Franciosi.

Em segundo lugar ficou Jean Azevedo/Emerson Cavassin, da equipe Petrobras/Lubrax, com 1h45min20s. "Apesar de curta, a especial de hoje foi bem dura. Não tivemos nenhum problema e tratamos de administrar o ritmo, já que ainda tem muito rali pela frente", disse.

De volta ao Sertões depois de três anos ausente, Paulo Nobre fez boa estréia com seu BMW X6, que divide com Luiz Carlos Palu. "Foi um primeiro dia bem clássico de Sertões: é curto e parece bem tranqüilo, mas não é nada disso. Havia muitos trechos rápidos que exigiam freadas fortes em curvas fechadas. O primeiro dia é muito fácil para um piloto colocar tudo a perder, e não adianta ter um avião em mãos se o piloto não estiver em sincronia com o equipamento, o que é o meu caso neste momento. Ainda estou desenferrujando depois de três edições ausente do Sertões. Isso aqui não é brincadeira", afirmou Palmeirinha, como é conhecido.


Caminhões - Ao lado de Rodrigo Mello e Davi Fonseca, Marcos Cassol confirmou sua adaptação à categoria caminhões - demonstrada na primeira etapa do Sertões Series em Avaré (SP) - e cravou o melhor tempo do primeiro dia entre os caminhões, com 2h01min33s9. "Foi uma ótima especial para entrosamento da equipe e também para colocar o equipamento em ordem. Agora é entregar o caminhão para os mecânicos para alguns pequenos ajustes. Estou fascinado com o primeiro dia competindo entre os pesados. Foi maravilhoso. É bom domar o gigante", afirmou Marcos, que teve seu irmão Vanderlei em terceiro lugar.

Antes dele, o experiente Amable Barrasa marcou 2h02min16s2 ao lado de Guilherme Signoretti e Raphael Bettoni. "Foi um bom dia, não muito duro. Foi ideal para nos ajustarmos dentro da equipe e conseguir entrosamento, já que é a primeira vez que o Guilherme (Signoretti) navega para mim. O equipamento passou no teste do primeiro dia, mas sempre temos o que ajustar. Esses ajustes são normais para o final da etapa inicial da prova".

André Azevedo/Maykel Justo/Ronaldo Pinto terminou em quarto lugar na geral dos caminhões, mas em primeiro na categoria Pesados, com Guido Salvini/Weidner Moreira/Fernando Chwaigert em segundo lugar.

Confira os 10 primeiros colocados nos carros:
1º - João Antonio Franciosi/Rafael Capoani - Sherpa - 01h43min09s0
2º - Jean Azevedo/ Emerson Cavassin - Mitsubishi - 01h45min20s0
3º - Paulo Nobre (Palmerinha)/ Luiz Palu - BMW - 01h46min03s0
4º - Marlon Koerich / Deco Muniz - Sherpa - 01h46min51s9
5º - Riamburgo Ximenes / Stanger Eler - Mitsubishi - 01h47min50s8
6º - Roberto Reijers/ Rogério Almeida - Ford 01h49min16s0
7º - Reinaldo Varela/ Eduardo Bampi - Mitsubishi - 01h49min44s0
8º - Roberto Correa/ Gilson Rocha - Mitsubishi - 01h49min47s0
9º - Klever Kolberg/ Flavio de França - Mitsubishi - 01h49min48s0
10º - Luiz Facco/ Silvio Deusdará - Mitsubishi - 01h51min46s0

Veja como terminou a categoria caminhões:
1º - Marcos Cassol/ Rodrigo Mello/Davi Fonseca - Ford - 02h01min33s9
2º - Amable Barrasa/ Guilherme Signoretti/ Raphael Bettoni - Ford - 02h02min16s2
3º - Vanderlei Cassol/ Lelio Junior/ Henrique Oliveira - Ford - 02h04min59s6
4º - Andre Azevedo/ Maykel Justo/ Ronaldo Pinto - Mercedes Benz - 02h09min32s2
5º - Felicio Bragante/ Ricardo Costa/ Nelson Junior - Ford - 02h11min43s1
6º - Guido Salvini/ Weidner Moreira/ Fernando Chwaigert - Mercedes Benz - 02h11min52s9
7º - Kenner Garcia/ Ronie Von Silva - Ford - 02h15min01s5
8º - Luciana Bragante/ Roberlena Moraes/ Carla Martin - Ford - 02h27min50s9
9º - Ulysses Marinzeck/ Cesar Botas/ Adriano Silva - Ford - 02h31min56s0
10º - Edu Piano/ Solon Mendes/ Marcos Alves - Ford - 02h35min02s2

* Resultados extra oficiais

Nesta quinta-feira o Rally dos Sertões deixa Caldas Novas rumo a Uniaí, já no estado de Minas Gerais. Veja como será a etapa:

2ª etapa - Caldas Novas (GO) - Unaí (MG)
Deslocamento Inicial: 39 km
Trecho Especial: 214 km
Deslocamento Final: 192 km
Total: 445 km

Acesse o site do evento: www.sertoes.com

Com patrocínio de Petrobras, Gillette Desodorantes e Camargo Corrêa, a 18ª edição do Rally dos Sertões conta com o apoio dos Estados de Goiás, Tocantins e Ceará e do Ministério do Esporte através da Lei de Incentivo ao Esporte. O evento ainda conta com supervisão da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).

Siga também as notícias do Rally pelo Twitter: www.twitter.com/sertoesoficial

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br