sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Mundo Off Road... Rally dos Sertões 2010 - Palmerinha

Palmeirinha “ganha” Rally dos Sertões, mas perde Rally dos Radares


Nobre e Palú foram penalizados em uma hora mas perderam o rali por 40 minutos e terminaram em 3º na Geral. Dupla também foi a maior vencedora de Especiais no Sertões 2010)

Terminou na manhã desta sexta-feira (20/08) a 18ª edição do Rally dos Sertões. A última etapa da competição foi disputada entre as cidades de Sobral e Fortaleza, no Ceará, e contou com 107 km de trecho cronometrado. A dupla Paulo Nobre/Luiz Palú (Link Trade) obteve a 2ª colocação na etapa e conseguiu terminar o rali na 3ª posição entre os carros.

Vencedor de três Especiais neste ano Nobre, ao lado de Palú, foi a dupla com mais vitórias em etapas. Mas o sonho de vencer o Sertões ficou para outra oportunidade quando eles receberam três punições de 20 minutos cada por excesso de velocidade em zona de radar, sendo que uma delas só foi informada mais de 24 horas depois do ocorrido. Como Nobre/Palú ficaram há mais de 40 minutos do vencedor, a punição decidiu o rali da dupla palmeirense.

Depois de tantos percalços, Nobre/Palu ainda conseguiu chegar na 3ª posição ao final do rali, repetindo o melhor resultado do piloto no Sertões, já que Nobre obteve a 3ª posição na prova de 2007, quando também correu com uma BMW X3. O resultado marca também o retorno de Paulo Nobre e Luiz Palú as competições off-road, já que ambos estavam há mais de dois anos sem competir com esse tipo de carro.

Quando a prova parecia ter se encerrado, ainda havia mais uma surpresa para os competidores. No deslocamento final, vários veículos ficaram retidos por mais de uma hora em um posto da Policia Rodoviária, que desconhecia a passagem da caravana do Rally dos Sertões por aquele local.

Confira abaixo as declarações de Paulo Nobre sobre alguns pontos do Rally dos Sertões 2010

RESULTADO FINAL
“Pela primeira vez sinto o gostinho de vitória, só que não ainda de forma completa. Fomos os mais rápidos mas tropeçamos nos radares. Não adianta reclamar agora, apenas lamentar”

PARTICIPAÇÃO NA PROVA
“Decidimos participar do Sertões há 30 dias e todas as pessoas envolvidas estão de parabéns”

CARROS BRASILEIROS
“Fiquei impressionado com a evolução dos carros brasileiros, que nos trechos rápidos andaram muito bem“

18ª EDIÇÃO DO RALLY DOS SERTÕES
“De todos os Sertões que participei esse foi o mais “light”. A etapa maratona, que normalmente é um divisor de águas, este ano foi super “paz e amor”. E nós que estávamos muito atrás não tivemos a mesma chance de recuperar o tempo das penalizações. Outro fato diferente foi o penúltimo dia ter sido o mais duro do rali”

ORGANIZAÇÃO
“Um rali onde mais de 90% dos competidores foram penalizados, provavelmente a falha esta muito mais na organização do que nos competidores. Além disso, crítico a organização, que diga-se de passagem eu respeito muito, na demora da comunicação das penalidades. Com certeza, se todas as penais tivessem sido comunicadas na noite do ocorrido, o destino de muitos teria sido e nesses eu me incluo”

“Veículos de competição são especiais. Sei que é fato que eles tem de ter tudo que um carro normal tem de ter para andar em vias públicas. Porém faltou a organização a sensibilidade de comunicar a Polícia Rodoviária que carros de competição passariam por ali. Nós e outros competidores ficamos quase uma hora em posto rodoviário e depois para não sermos penalizados por ultrapassar o horário de chegada, acabamos nos submetendo a certos riscos totalmente desnecessários. Sou um dos maiores admiradores do Rally dos Sertões e nunca me canso de fazer propaganda desse, que para mim, é um dos ralis mais interessantes do mundo. Por isso me sinto a vontade para fazer esse comentário”

10ª Etapa – Sobral/CE a Fortaleza/CE – 107 km de Especial
1º Jean Azevedo/Emerson Cavassin, 1h15min21s1
2º Paulo Nobre/Luiz Palú, 1h15min54s6
3º João Franciosi/Rafael Capoani, 1h16min12s1
4º Marlon Koerich/Deco Muniz, 1h17min32s7
5º Guilherme Spinelli/Youssef Haddad, 1h19min59s3
6º Cristian Baumgart/Beco Andreotti, 1h20min12s9
7º Marcos Baumgart/Kleber Cincea, 1h22min01s1
8º Sven Fischer/João Staal, 1h22min58s6
9º Elson Cascão/Elson Menezes, 1h23min11s7
10º Rodrigo Meinberg/Luis Eckel, 1h23min12s1

Classificação extra-oficial do Rally dos Sertões entre os carros, após 10 etapas
1º Guilherme Spinelli/Youssef Haddad, 25h39min39s0
2º Klever Kolberg/Flavio França, a 15min14s
3º Paulo Nobre/Luiz Palú, a 40min42s9
4º Cristian Baumgart/Beco Andreotti, a 1h10min35s3
5º João Franciosi/Rafael Capoani, a 1h17min59s2
6º Luiz Facco/Silvio Deusdara, a 2h14min02s7
7º Riamburgo Ximenez/Stanger Eler, a 2h25min24s3
8º Jean Azevedo/Emerson Cavassin, a 2h32min17s3
9º Richard Vaders/José Spacassassi, a 2h58min50s2
10º Reinaldo Varela/Eduardo Bampi, a 3h23min52s6


Foto: Gabriel Barbosa - Webventure

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br