quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Mundo Off Road... Rally dos Sertões 2010 - Navegação pra o sucesso

Equipe aposta em navegação para ter sucesso na segunda especial do Rally dos Sertões

Cristian e Beco Andreotti querem recuperar o tempo perdido com uma pane logo no início da primeira especial; Marcos e Kleber tiveram dia "tranquilo"

A caravana do 18º Rally Internacional dos Sertões desembarcou nesta quarta-feira (11) em Caldas Novas (GO), importante cidade turística do Estado de Goiás, conhecida internacionalmente por suas águas quentes. Pilotos e navegadores tiveram um pequeno "aperitivo" das dificuldades que devem encontrar nos próximos nove dias de prova. A equipe X Rally Team já está preparada para encarar nesta quinta-feira (12) o segundo dia de competição, com destino a Unaí (MG), que terá percurso total de 445 km, dos quais 214 km cronometrados.

Muitos saltos, trechos sinuosos, rios e mata-burros desafiarão os competidores da segunda maior competição cross country do mundo. Marcos Baumgart, que comanda o veículo 312, acredita que será um dia para os navegadores mostrarem habilidade. "O Edu Sachs (diretor técnico da prova) afirmou que será um trecho que precisará de muita navegação. Quer dizer que será muito importante a sintonia entre piloto e navegador. Uma leitura atenta da planilha aliada à percepção das características da região serão mais importantes do que simplesmente apostar na velocidade pura", afirmou o piloto da X Rally Team, equipe patrocinada por Vedacit e Mitsubishi, com apoio de Usiminas Automotiva e BFGoodrich.

Segundo Cristian Baumgart, piloto do carro 311, esse próximo trecho deverá ser moderado. "Acredito que vamos encontrar um traçado muito parecido com o dessa primeira etapa. A grande dificuldade será a extensão, que será 81 km maior", afirmou.

Marcos e seu parceiro Kleber Cincea (navegador) adotaram como estratégia poupar o carro nessa primeira etapa. A dupla marcou o 15º melhor do dia entre os carros -- nono da categoria Protótipos T1 --, com 1h53min46s. "Foi tranquilo, e como estamos pensando no rali como um todo, optamos por poupar um pouco o equipamento, porque tínhamos carro sobrando. São mais nove dias de rali, então há que se ficar esperto", afirmou.

Cristian, que corre ao lado do navegador Beco Andreotti, lamentou os problemas no diferencial dianteiro da Mitisubishi L200 Triton, que prejudicou o desempenho da dupla vencedora do Super Prime, a prova disputada em circuito fechado, que marcou a abertura do Rally dos Sertões, na noite de terça-feira (10). "Tivemos uma quebra logo no começo do dia, no diferencial dianteiro, e ficamos 15 minutos parados tentando resolver. Dali em diante, só tínhamos a tração traseira do carro, então tivemos que ir devagar. Não é algo que nos preocupe, já que hoje foi uma especial mais tranquila e curta, então a equipe tem tempo de reparar tudo. Ainda temos nove dias de brincadeira pela frente. Mas primeiro vamos resolver este problema", afirmou.

A dupla, que foi a primeira a largar graças à vitória no Super Prime, fez o 42º tempo do dia -- 18º da categoria Protótipos T1 --, e completou a prova em 2h15min22s. "Infelizmente, tivemos esse problema, mas temos certeza que é possível recuperar. É a partir de amanhã que o ‘bicho vai pegar’ no Rally dos Sertões", disse o piloto.

X Rally Team disputa o Rally Internacional dos Sertões há 12 anos e é patrocinado por Vedacit e Mitsubishi, e apoiado por Usiminas Automotiva e BFGoodrich.

2º dia (12/08, quinta-feira) - Caldas Novas (GO) - Unaí (MG)
Deslocamento Inicial (DI): 39 km
Total da Especial (TE): 214 km
Deslocamento Final (DF): 192 km
Total da etapa: 445 km

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br