quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Novidades 4x4... Nova Ford F-250 Super Duty

2011 Ford F-250 Super Duty 4WD King Ranch

A Ford F -Series Super Duty 2011 definitivamente foi feita pra trabalho , principalmente devido ao seu novo motor 6.7 -litro Power Stroke V-8 diesel e transmissão de seis-velocidade automática TorqShift. Uma verdadeira usina de força pra levar peso e rebocar.


Aliado ao desempenho on-work a F-250 vêm preparada para o Off Road, pelo menos em termos de capacidade motriz, mas nada que pneus mais preparados não resolvam a questão! Claro que o uso off road não é para uma trilha, longe disso, mas sua capacidade off road é muito importante para os que usam estes veículos em fazendas e regiões sem estradas.

O sistema de suspensão ainda é praticamente o mesmo que o modelo 2010, molas na frente, feixes atrás, uma articulação moderada, mas boa para o tamanho do veícul, nada que um kit de suspensão sport não resolva esse 'problema'.

Para manter a confiabilidade no sistema de tração dianteira a Ford manteve o eixo direto, ou seja, embora o mundo esteja cada dia trabalhando mais com o sistema IFS, aliás, praticamente não se fabrica mais veículos com eixo direto na dianteira, a Ford resolveu manter o sistema para ter mais confiabilidade de uso. Para quem anda muito em off road é uma ótima notícia.

Mantendo a confiabilidade a Ford continua a utilizar os sitem duplo de bloqueio na dianteira, com acionamento elétrico e manual da RL (roda livre). Nada mais confiante que um sistema bruto!
No centro do painel um monitor de LCD de 4,2 polegadas mostra o funcionamento do sistema de tração, que é acionado por um seletor no painel. Ok, aqui fica um pouco de medo do sistema não funcionar, mas raros problemas são encontrados neste sistema, inclusive nas nossas F-250 nacionais, embora existam casos de Rangers e S10 que apresentam 'n' problemas com este sistema, inclusive o Troller.

O painel mostra, além do funcionamento do sistema 4x4, os graus de inclinação frente-trás e lateral, importantes para evitar acidentes. Sabendo do limite do veículo é possível fazer uma travessia sem maiores riscos, ainda mais com o tamanho do truck.

Como todo truck deste tamanho o conforto é grande como o veículo e a suspensão recalibrada ajuda muito. Os pneus 275/65R20 absorvem bastante o choque do solo, uma combinação perfeita de pneus, chassis e suspensão.

A segurança desse 'caminhão' é garantida pela eletrônica embarcada, controle de estabilidade em situações on e off road, aliada aos freios, controle de tração e suspensão pensada para a segurança. O sistema de tração/segurança (Hill Start), impede que o veículo em uma rampa role para trás, mantendo-o firme para subir a rampa. Em declive a mesma situação, o sistema controla os freios e basta conduzir a maquina que o sistema não deixa desgarrar.

Na rua , o Super Duty é um monstro de torque, força e potência que precisam ser domados, para isso o controle de tração tem de estar acionado, se não sai da frente!

A Ford Super Duty 2011 4x4 continua a ser uma plataforma sólida que oferece capacidade de confiança em uma variedade de terrenos. É definitivamente um caminhão para trabalhos pesados, mas com uma pitada de aventura off road.
Sérgio Holanda
(adaptado de 123.com)

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br