terça-feira, 3 de agosto de 2010

Mundo Off Road... Rally dos Sertões 2010

Paulo Pichini enfrenta as trilhas do Rally dos Sertões 2010


Presidente da Getronics América Latina e Brasil disputa pela sétima vez a mais difícil competição off-road do Brasil; edição deste ano traz trajeto inédito, com trechos nunca antes trilhados e 54% de segmentos cronometrados; boletins sobre conquistas e dificuldades da equipe de Pichini serão divulgados por meio das redes sociais Twitter, Facebook, Plaxo e Linkedin.

A Getronics, empresa integradora de soluções de TI e Comunicação (ICT), anuncia que Paulo Pichini, Presidente da empresa na América Latina e Brasil, participa pela sétima vez do Rally dos Sertões. A edição de 2010 começa no dia 10 de agosto, com a realização do Super Prime – disputa que define a ordem de largada para a primeira fase do roteiro – em Goiânia. A prova, que no total terá 4.593,42 km, passará por seis Estados brasileiros (Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará), terminando no dia 20 de agosto em Fortaleza. Piloto experiente e que conquistou o quarto lugar, categoria novatos, do Rally Dakar 2009, Pichini contará com Kleber Cavalcanti – com quem já disputou o Sertões 2006 e 2007 – como seu co-piloto. Um dos diferenciais da prova deste ano é que contará com 54% de trechos especiais ou cronometrados, um total de 2.486,03 km que nunca havia sido atingido antes. Outro ponto de destaque é que o percurso é formado, em sua maioria, por áreas inéditas. Apenas 5% dos mais de 4,5 mil quilômetros do Rally dos Sertões 2010 já foram trilhados pelos competidores de edições anteriores.

Consciente de todos esses desafios, nos últimos meses Pichini tem se dedicado a se preparar para o Sertões com o máximo profissionalismo. “Para mim sucesso é chegar até o final da disputa”, resume. “Eu encontro vários paralelos entre a disputa off-road e minha vida à frente de uma grande corporação como a Getronics Brasil e América Latina”. Segundo o executivo, nos dois universos a vitória vem com a escolha dos parceiros e fornecedores certos, com a realização de um cuidadoso planejamento e com a execução de uma análise prévia e meticulosa dos terrenos e de como os concorrentes deverão trilhar esses terrenos. “Ainda assim, o desafio e o imponderável estão sempre presente; ir ao Sertões é desenvolver a capacidade de responder com precisão e ousadia ao que a trilha – e os negócios – colocam à nossa frente”.

Para colocar ao alcance de todos a experiência vivida no Rally dos Sertões 2010, boletins diários sobre os avanços e dificuldades enfrentados pela equipe de Pichini estarão disponíveis no Portal VoIT (www.voit.com.br), parceiro de conteúdo do UOL. Quem quiser poderá, também, acompanhar as aventuras de Pichini e Cavalcanti por meio do Twitter (HTTP://twitter.com/voitonline), Facebook (www.facebook.com/podcastvoit), Plaxo e Linkedin (em ambos, procurar por Guido Orlando Jr.)

Motor Common Rail aumenta potência e inteligência do veículo

Nesta edição, Pichini e Cavalcanti vão utilizar um veículo – uma Mitsubishi L200 – diferente do empregado em outros Sertões. “Estamos trabalhando com um motor Common Rail, de alta tecnologia”, detalha Pichini. “Este equipamento é extremamente potente e inteligente e nos ajudará, por exemplo, na coleta e transmissão de dados telemétricos”. Conectado ao computador de bordo, o motor Common Rail irá aumentar a transparência da análise de tudo o que se passa com o veículo da equipe de Pichini e Cavalcanti.

Trabalho em equipe é a chave para vencer a trilha

Por mais importante que seja o veículo usado, outros fatores são ainda mais essenciais. “A interação e a confiança entre o piloto e o co-piloto é uma delas”, ressalta Pichini. Ele explica que, durante os duros dias da disputa, o papel do piloto é pilotar, sem discutir as orientações dadas pelo co-piloto. E, em contrapartida, o co-piloto depende da habilidade do piloto para superar desafios naturais e o próprio cansaço da corrida. “Ao longo do Sertões 2010, certamente teremos de realizar travessias de rios, seguir trilhas em pisos duros e rochosos, áreas montanhosas e áreas secas e arenosas; teremos de suportar longas horas dentro de um carro resistente mas sem conforto nem ar condicionado”, detalha Pichini. “Dentro de uma situação tão inóspita, eu vivencio o conceito de trabalho em equipe de uma forma radical e que me ajuda a, à frente da Getronics América Latina e Brasil, compartilhar desafios e vitórias de igual para igual”.

Fotos: Divulgação

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