terça-feira, 20 de julho de 2010

Mundo Off Road... Transcatarina 2010

Muita emoção no encerramento do 2º Transcatarina

Mais de 600 pessoas participaram neste sábado, dia 17, do encerramento de um dos melhores ralis de regularidade do país. A prova teve 800 quilômetros de distância e percorreu da serra ao litoral catarinense.

Competidores de seis estados brasileiros viveram dos dias 14 a 17 de julho todos os sentimentos possíveis que cerceiam um rali de regularidade. Adrenalina, emoções, ansiedade, desespero, grandes desafios e superações. Cada uma das 144 duplas viu pelo 2º Transcatarina a potencialidade do rali, mesmo em seu segundo ano de história. A prova passou por Fraiburgo, São Cristóvão do Sul, Lages, Atalanta, Rio do Sul, Apiúna e Balneário Camboriú.

As inscrições para este ano foram além do esperado e tiveram de ser encerradas há dois meses da largada, mostrando que a valorização de quem representa o rali na trilha foi a melhor estratégia para o sucesso: “Tudo transcorreu muito bem. As observações feitas pelos competidores foram colocadas em plano e deu certo. Temos alguns ajustes pra corrigir, como em todo evento, mas aquele campeonato pequeno que tínhamos cresceu rápido e ainda não é aquilo que pode chegar a ser. As opiniões dos novos e conhecidos competidores serão ouvidas novamente e o Transcatarina 2011 será bem melhor do que o de 2010”, afirma Edson Costa, da SC Racing e organizador responsável pelo evento.

Foram vários obstáculos, mas o principal deles foi o frio. Da largada em Fraiburgo a Balneário Camboriú, as temperaturas variaram de -4ºC a 15ºC. Além da geada, a chuva deixou as trilhas bem lisas, um prato cheio para pilotos e navegadores: “A prova foi muito boa e bem técnica. O clima também ajudou, com gelo e chuva, tudo o que o Jipeiro gosta. Com a organização que o evento tem, 2011 com certeza será melhor ainda”, avalia Oscar José Schmidt, campeão da categoria Super Máster ao lado do navegador e filho Gustavo Schmidt.

Todos os dias do 2º Transcatarina foram disputadíssimos em todas as categorias. Desde a Super Máster até a Turismo, que faz um passeio pelas trilhas catarinenses, os competidores passaram por rios, atoleiros, estradas bem molhadas onde os carros deslizavam bastante. Surpresas nos caminhos e que surpreenderam a dupla campeã da categoria Graduado: “Foi muito emocionante, pois a gente não esperava que fosse ser tão bem organizado, tão bom de participar, tão bom de correr e que seríamos campeões!”, diz o piloto Maycon Medeiros. O ano de estréia da dupla vencedora começou com o pé direito e eles já confirmam presença em 2011: “Começamos a correr juntos neste ano e estamos evoluindo e treinando. No Transcatarina deu tudo certo e em 2011 estaremos aqui”, finaliza o navegador Rodrigo Ramthun.

A cada ano o Transcatarina traz novas duplas, de cidades e estados diferentes. A ansiedade parece ser maior para os calouros desta competição e a emoção é ainda maior se já é consagrado campeão na estréia: “Eu e meu filho viemos confiantes. Foi uma prova com muitos obstáculos e bem elaborada. O 2º Transcatarina foi muito bom! Hoje temos uma equipe completa e fico agradecido por esse time, ao meu navegador e a todos da organização. Por mim já inscrevia agora pra 2011!”, conta animado o piloto João Francisco Heineck, campeão da categoria Jeep ao lado do filho Leonardo Gavros.

Os navegadores também tiveram bastante destaque nesta edição do maior rali de regularidade catarinense. As médias de velocidade das seis etapas foram justas e rápidas, variando de 15km/h a 55km/h, uma ótima oportunidade para uma dupla campeã colocar o carro novo pra rodar: “Fomos o tempo todo com o pé no porão! A gente andou com um jipe novo e com um pouco de dó, mas aceleramos bem. Achei o 2º Transcatarina emocionante, uma prova maravilhosa e organização de parabéns. Também fico grato ao meu navegador por esse título”, comemora o campeão da Junior Julio Cesar Bonotto Neto, que competiu ao lado de Deividi Nardi.

Novidades para 2011

Além dos apoiadores e patrocinadores da edição 2010, o 2º Transcatarina fechou durante o rali parceria com o governo de Santa Catarina, através da Secretaria de Turismo. O Poder Executivo local foi um dos patrocinadores desta edição e a esperança é que o compromisso se firme também para o ano que vem: “O governo do estado nos ajudou muito e estamos na expectativa de fazer melhor em 2011. Vamos investir mais ainda em mídia e nos atrativos para os competidores”, adianta Edson Costa.

As inscrições para o 3º Transcatarina começam no dia 5 de setembro pelo site http://www.transcatarina.com.br/.

Vencedores etapa 5 e 6 e os Campeões acessem http://www.transcatarina.com.br/

O Transcatarina 2010 tem o patrocínio: Ensimec, Hotel Renar, Guinchos Elétricos Fixxar, Trilha SC Troller, Mamute Off Road e Governo do Estado de Santa Catarina através da Secretaria de Turismo. Apoio: Prefeitura de Balneário Camboriú, Prefeitura de Lages, Prefeitura de Rio do Sul, Prefeitura de Fraiburgo, Prefeitura de Atalanta, Prefeitura de Apiúna, Prefeitura de São Cristovão do Sul, Lave Bem Lavanderia, Recanto das Águas Hotel e Spa, Grafimax, Revista 4x4eCia, Licia, Parque Nacional da Serra do Itajaí, Blukit, Posto Brasília/ Ipiranga e Ativa Comunicação.Realização SC Racing em parceria com o Jeep Clube de Blumenau.


Por: Caroline de Paula / AcelerAção Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br