domingo, 18 de julho de 2010

Mundo Off Road... Transcatarina 2010

A prova que teve início nesta quinta-feira, dia 15, largou de Fraiburgo e chegou a Lages, cortando trechos na serra catarinense onde o maior desafio foi encarar o frio.

Se as baixas temperaturas dos últimos dias, antes da largada do rali, os pilotos, navegadores e os organizadores da prova tentavam se aquecer, nesta quinta-feira, dia 15, o pessoal espantou o frio na realização das duas primeiras etapas do maior rali de regularidade de Santa Catarina. No total serão seis etapas com destino a Balneário Camboriú. O primeiro dia teve 343 quilômetros de percurso, com muitos laços e velocidades altas, acompanhados de geada. A primeira e segunda etapas foram de Fraiburgo a São Cristóvão do Sul, pela manhã, e depois até Lages, na parte da tarde.

No início da prova, a paisagem não era só de neblina e sim ainda muito gelo nas plantas e carros por exemplo,. Fenômeno interessante de se ver, mas no rali deu diferença: “O piso ficou liso e o carro escorregava muito. Era difícil bater o tempo certo. Mas o trajeto foi sensacional, com grande variação de médias e de terrenos. O nosso resultado foi surpreendente”, afirma o piloto vencedor da etapa 1, Edson Magnett, categoria Super Master. Mas a concentração agora é total para manter o resultado, como conta o navegador Leandro Macedo: “Nosso entrosamento pesou muito e agora é sempre ficar nesse foco para repetir a dose nesta sexta-feira”.

A surpresa foi ainda maior para os vencedores da Graduados na etapa 2. Depois de perderem muito tempo pela manhã procurando a aliança que caiu ao trocar o pneu do carro, Marnes Alexandre e Cristian Müeller não levaram prejuízo e recuperaram a boa colocação: “Só de estar aqui e finalizar o rali já é uma vitória. Temos competidores do Brasil inteiro e a prova está bem disputada. A nossa correria foi grande, mas ainda bem que o navegador achou minha aliança e voltamos bem para o rali. Ganhar foi excelente!”, garante o piloto. A experiência da dupla também ajudou nesse primeiro saldo no 2º Transcatarina: “A tarde caiu uma chuvinha, mas estamos acostumados a andar em partes lisas e conseguimos tirar a diferença. É a nossa segunda prova juntos e vamos pra cima”, garante o navegador.

A previsão do tempo indica que mais garoas podem cair na serra catarinense nesta sexta-feira, dia 16. Entre uma estrada mais escorregadia e outra, os vencedores da Jeep cumpriram as referências do trecho com maior regularidade e continuam preparados: “Hoje as médias estavam bem altas e difíceis de pilotar, mas conseguimos superar as dificuldades. Na sexta o piso estará ainda mais liso, mas vamos em busca de continuar com esse resultado positivo”, conta Humberto Lehmann. E o carro bem preparado também merece elogios da dupla: “O trecho bem técnico, mas graças a Deus a Pá Rosa, nossa Rural, está bem preparada e conseguimos vencer”, detalha o navegador Danilo Wolf Stange.

O retorno de uma dupla da década de 90 resolveu voltar a andar juntos no 2º Transcatarina, parados após cinco anos, e começaram com o pé direito na Junior. Na avaliação do piloto Julio Cesar Bonotto Neto o navegador fez a grande diferença na vitória, mas o peso depois se distribui com a declaração de Deivid Nardi: “A gente voltou com um carro novo e resolvemos pegar mais leve. O piso estava muito molhado e liso, mas o bom entrosamento nesse retorno fez a diferença. A prova está sensacional!”

Agora o 2º Transcatarina parte nesta sexta-feira, dia 16, rumo às etapas 3 e 4. A prova da manhã larga de Lages e segue para Atalanta e depois nova re-largada com chegada a Rio do Sul. As altitudes podem variar entre 1.000m e 1.200m, mas depois caem para 400m. no caminho, 361 quilômetros de rali com mais laços, piso liso devido a garoa e trilhas que cortarão diversos sítios. A Turismo, que tem em seu roteiro um passeio por regiões onde circula a prova, pode até pegar neve no alto da serra.

Programação para o segundo dia:
-Dia 16/07: Manhã - Etapa 3 - Lages a Atalanta – largada às 7h30 e chegada às 12h30
-Dia 16/07: Tarde - Etapa 4 - Atalanta a Rio do Sul – largada às 12h55 e chegada às 15h10

Acompanhe o resultado da etapa 1 e etapa 2
Ranking com prólogo e etapas 1 e 2
Ordem de largada desta sexta-feira, dia 16
Site www.transcatarina.com.br

Por: Caroline de Paula / AcelerAção Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br