segunda-feira, 5 de julho de 2010

Mundo Off Road... Rally dos Sertões 2010

Edu Piano e Solon Mendes encaram o Rally dos Sertões agora com um FCargo 1722e 4x4

Dupla tricampeã das três últimas edições na Geral e na T4.1 (Leves) muda de categoria e enfrentará a 18ª edição a bordo de um caminhão na categoria dos Pesados (T4.2)

Após os títulos de 2007, 2008 e 2009 na categoria Caminhões, o piloto Edu Piano e o navegador Solon Mendes da Equipe Ford Racing Trucks/Território Motorsport resolveram encarar um novo desafio na edição 2010 do Rally dos Sertões. Não bastasse o desafio do próprio roteiro que a cada ano se supera, a dupla repete a história ocorrida há três anos e, estreará um novo caminhão na prova, mas agora na categoria dos Pesados (T4.2).

O Ford Cargo modelo 1722e 4x4 é um projeto da Território Motorsport com a Ford Caminhões, parceria que completa nove anos como equipe oficial da montadora no Rally dos Sertões. Ele está sendo preparado pela equipe e vem para aumentar o grid dos caminhões nesta edição, que acontece entre 11 e 20 de agosto e passará por seis Estados, com largada em Goiânia (GO) e chegada em Fortaleza (CE).

Para pilotar o novo equipamento pelo percurso de mais de 4.500 quilômetros, a dupla entra em cena, após três anos de uma parceria de sucesso. Piano que também é preparador de veículos de competição fala sobre o novo projeto. "Será tudo novidade, pois não temos histórico deste caminhão em provas de rali. Estamos usando um sistema de tração 4x4 com reduzida, desenvolvido pela Territorio 4x4 do Brasil Veículos Especiais. Já toda a preparação do FCargo é da Território Motorsport , desde os itens de segurança como a gaiola até alterações no comprimento do chassis", adianta.

"Sabemos como é grande e desafiador estrear um novo caminhão. Mas confio muito nos projetos do Edu e já passamos por algo parecido em 2007, quando andamos pela primeira vez com o F4000 4x4 na terra, direto no Prólogo do Sertões e fomos Campeões. A grande diferença agora é que o "bicho" cresceu", brinca o navegador.

Mas experientes que são, Piano e Mendes sabem que a briga não será fácil. "Estou bem motivado a andar na categoria dos Pesados, mas consciente que fazer um caminhão todo novo e encarar o segundo maior rali do mundo não vai ser fácil. Ainda mais que promete ser a mais difícil de todas as 18 edições. Os nossos concorrentes já desenvolvem seus caminhões há anos e isto, lhes dá uma grande vantagem sobre nós", explica Piano.

Títulos e paixão pelo off-road sem limites - A trajetória do profissionalismo e dedicação de ambos resume o êxito dos resultados obtidos nos três títulos do Rally dos Sertões. O piloto paulista segue para sua 14ª participação consecutiva no Rally dos Sertões. Piano é um dos veteranos da prova com quatro títulos, antes de ser Campeão nos Caminhões, foi Campeão na Geral dos Carros em 2005. Enquanto o navegador cearense coleciona dezenas de títulos de Campeão em provas pelo país principalmente no eixo Norte-Nordeste nos 25 anos de off-road.

"Estou feliz por poder fazer parte de uma equipe onde temos o mesmo objetivo (vencer). Uma equipe onde o NÓS sempre supera o EU. É uma união que tem dado muito certo, prova disto é que vencemos há três anos consecutivos e vamos lutar novamente este ano", diz Mendes que explica o porquê desta sintonia perfeita: "Humildade, respeito, perseverança, tudo isto também fez com nos tornássemos grandes amigos".

E Piano não esconde a satisfação de ter Mendes neste novo projeto. "É muito bom poder contar com o Solon novamente na equipe. Mais que um navegador fantástico é um ótimo amigo e vamos precisar de mais garra e dedicação com o novo caminhão. Como um bom cabra macho, não recusou o convite de encarar mais este desafio", finaliza o piloto.

A equipe Ford Racing Trucks/Território Motorsport conta com patrocínio da Ford Caminhões, Termicom, Goodyear, Garrett e apoio da Cobreq

Foto1:José Mario Dias
Foto2:Sanderson Pereira/HL Studio
Por: CrossBrasil

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br