quarta-feira, 21 de julho de 2010

Mundo Off Road... Rally Berohokã 2010

Primeiro dia de Berohokã tem aventuras em montanhas, cachoeiras e nascente do Araguaia
Marco Aurélio Jr/Black & White Comunicação


Quem participar do 2º Rally Berohokã e 1ª Taça Brasil Berohokã/CBA de Rally de Regularidade pode ter uma certeza: a de ver algumas das mais belas paisagens brasileiras às margens do Rio Araguaia, nos estados de Goiás e Mato Grosso. A aventura começa no dia 2 de setembro, com largada em Mineiros (GO), parada neutra em Guiratinga (MT) e chegada em Primavera do Leste (MT).


O prólogo e a largada em Mineiros (GO) foram escolhidos por abrigar a nascente do Rio Araguaia, o mundialmente conhecido Aquífero Guarani. Mineiros tem uma das melhores estruturas turísticas entre as cidades por onde o Berohokã vai passar. São diversos hotéis e restaurantes que facilitam a vida do ecoturista.


Entre as opções estão visitas aos rios Araguaia, Rio Verde, Formoso e Jacuba. Quem gosta de serra pode conhecer a Serra dos Caiapós e aproveitar as cachoeiras que formam o conjunto Pinga Fogo.


O turista que optar por uma programação mais tranquila, pode fazer trilhas, acampamentos e contemplação no Parque Nacional das Emas. Além de ver a nascente do Rio Araguaia, com um pouco de sorte é possível observar pássaros e se deparar com animais selvagens como onças, jaguatiricas, tatus, lobos, antas, queixadas, veados, cachorros do mato e, como o nome do parque sugere, algumas emas.


De volta ao centro de Mineiros, o visitante pode conhecer o Lago Artificial Canto do Cerrado e o centro histórico da cidade colonizada por mineiros que chegaram a Goiás em 1905.


De Goiás, o comboio segue para Mato Grosso. A primeira parada para o fim da 1ª etapa e almoço é em Guiratinga. A cidade antiga teve início em 1890 e fundação em 1920. Mas foi na década de 1940 que surgiu o movimento cultural chamado “Os Caretas”, que se fantasiam para pular carnaval nos meses de fevereiro, e que dão fama ao município.


Além do carnaval, Guiratinga tem outras atrações turísticas. O sítio arqueológico no Planalto dos Alcantilados apresenta inscrições rupestres e no caminho o turista pode aproveitar algumas praias naturais. A cidade ainda tem rios, cachoeiras, montanhas, balneários e pesqueiros.


O primeiro dia de aventura do Rally Berohokã termina em Primavera do Leste (MT). A cidade, colonizada por povos vindos do Sul e Sudeste, destaca-se pelo potencial agrícola com forte plantio de soja, milho e algodão.


Primavera do Leste fica numa planície com 45% do território ondulado e 55% plano. Em volta é banhada pelos rios das Mortes, Sapé, Várgea Grande, Combuco, Café, Ribeirão Coité, Rio dos Perdidos, Córrego Xavante, Córrego Chimbica, Cabeceira do Mário e Córrego Fundo, que formam cachoeiras ao longo do percurso do rally.


A aventura segue até 6 de setembro. Ao todo são 1,6 mil quilômetros de trilhas que atravessam matas fechadas, rios, praias de água doce e muita lama.


As inscrições para o 2º Rally Berohokã estão abertas. As disputas são nas categorias Graduados, Turismo e Expedition. As melhores duplas femininas em cada categoria serão premiadas com troféus.


Os interessados podem fazer inscrição até 15 de agosto pelo site http://www.rallyberohoka.com.br/ ou pelo email inscricoes@rallyberohoka.com.br.
Para outras informações acesse http://www.rallyberohoka.com.br/.
Para baixar fotos em alta resolução acesse http://www.blackwhitecomunicacao.com.br/.

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br