domingo, 4 de julho de 2010

Mundo Off Road... Mitsubishi Cup

Fechando as disputas do primeiro semestre no Sudeste, pilotos se surpreendem com a extensão da pista, a mais longa do ano no rali de velocidade

Premiada com mais um belo final de semana de muito sol e calor, a Mitsubishi Cup literalmente levantou poeira na cidade de Jaguariúna, interior de São Paulo, durante quarta etapa da temporada 2010.

Enfrentando a prova mais longa do ano com aproximadamente 42 km de extensão, os competidores precisaram se superar para agüentar as altas temperaturas e o ar seco típico desta época do ano, promovendo o grande espetáculo na região conhecida como a terra do rodeio.

Na pista organizada dentro da fazenda Meia Lua, os pilotos encontraram três tipos de pisos diferentes - areia, terra batida e cascalho -, além de uma intensa variação de trechos de altas velocidades e trechos muito travados, com muitas curvas fechadas, ganchos e valas, no meio de uma grande área de canavial. O piso, em geral muito liso, dificultou ainda mais o controle dos carros que ficaram cobertos pela poeira nas trilhas circundadas pelo rio Jaguari.

"A pista está muito segura e é a mais longa que já enfrentamos desde que começamos em 2008. Apesar disso, não está maçante, pois atingimos picos de 130 km/h. Como o piso está muito liso, a cada curva é uma emoção diferente. Além disso, correr perto de casa é muito bom porque minimiza o cansaço da preparação para as provas, uma vez que o tempo de viagem até aqui é curto", afirmou o piloto Eder Benito, da cidade de Indaiatuba, que ao lado do navegador Dalmo Bergantim competiu na categoria TR4R Light, representando os competidores da região.

Mantendo a característica de ser uma das mais equilibradas temporadas, a etapa de Jaguariúna não fugiu à regra e manteve ainda acesa a disputa pelas lideranças das diferentes categorias. Na TR4R Light, quem superou as adversidades e conquistou o lugar mais alto do pódio vencendo as três largadas do dia foi a dupla formada por Henry Grosskopf e André Lucas Munhoz de São Bento do Sul (SC). "Já batemos na trave por duas etapas: uma, onde havíamos conseguido vencer duas largadas e outra, quando também perdermos uma. Ainda faltava essa conquista completa com três vitórias no mesmo dia. Para isso, foi fundamental um pouco de sorte e o entrosamento da equipe. Hoje tudo funcionou redondo", afirmou o piloto Henry Grosskopf. Representada por mais uma dupla da região, desta vez da cidade de Jundiaí, a segunda colocação ficou com Alessandro Cesar Tozoni e Fabio Peralli.

Na categoria TR4R, liderada por Paulo Rugna e Adriana Parra, quem levou a melhor foi a dupla formada pelo piloto Fabio Nascimento e Paulo Nascimento, que comemorou em dose dupla. "Comemorar uma vitória no dia em que também comemoramos meu aniversário, é um grande presente. A pista estava com o piso muito liso e, além de um trecho rápido, a atenção aos detalhes fez toda a diferença. Acho que não podia ter um dia melhor para conquistarmos esta vitória", afirmou o aniversariante Fábio Nascimento, que ao lado do pai conseguiu essa importante conquista.

Apesar de terem ficado com a segunda colocação, o resultado não alterou a posição dos líderes Paulo e Adriana que, apenas um segundo atrás do primeiro colocado, conseguiu manter a posição. "Vamos continuar com a mesma estratégia e torcer para continuar dando tudo certo. A prova de hoje estava bem cansativa e difícil, mas vamos corrigir os erros e tentar ganhar as próximas", afirmou o piloto Paulo Rugna. "Sou a primeira mulher a estar liderando a Mitsubishi Cup e para mim vai ser uma honra conseguir vencer o campeonato", afirmou Paula.

No pódio dominado por pilotos de Santa Catarina - que ocuparam as três primeiras posições -, os grandes vencedores foram Renato Rosales e Plínio André Bergamo , de Criciúma, que ficaram com a primeira colocação na categoria L200 RS, após dois anos longe do lugar mais alto do pódio. "Para nós, a corrida de hoje foi a coroação de muito tempo de trabalho, pois ficamos dois anos parados, sem correr. Tanto o Plínio quanto eu éramos pilotos concorrentes um do outro. Agora, como ele topou ser meu navegador, conseguimos a chance de freqüentar os pódios novamente", afirmou o piloto Renato Rosales. A segunda colocação ficou com a dupla Juliano Diener e Vitor Muenche, de São Bento do Sul, que lidera o campeonato com três vitórias nas últimas três disputas.

Como não poderia deixar de ser, a categoria L200 Triton guardou as maiores emoções e manteve a disputa pela liderança polarizada entre as duplas Reinaldo Varela/Edu Bampi e Christian Baumgart/Beco Andreotti. Desta vez, quem levou a melhor foi a dupla liderada por Christian, mas a primeira colocação geral ficou dividida entre as duas duplas. "Perdemos nossa liderança na etapa passada e tivemos um prejuízo no campeonato. Mas, até o final do ano, vai ser corrido e apertado em cada uma das prova que teremos pela frente. O segredo agora vai ser nos concentrarmos para trazer a liderança de volta. A prova de hoje foi totalmente diferente da que aconteceu aqui no ano passado: muito técnica e exigiu bastante de pilotos e navegadores", afirmou o piloto Christian, que encontra em Reinaldo Varela a mesma opinião, provando a dificuldade que é vencer uma competição como esta: "A disputa está bem acirrada desde o começo e vai ser assim até o final. Mas conseguimos nos manter bem e empatamos na liderança. Hoje foi a melhor Cup que eu já fiz. Agora é lutar para ganhar a próxima", concluiu o piloto Varela.

Premiação - A Mitsubishi Cup 2010 também reserva esse ano novidades para o fim da temporada: além dos campeões garantirem troféus e prêmios em dinheiro em todas as etapas, os vencedores nas categorias L200 Triton RS, L200 RS e Pajero TR4R receberão como prêmio especial uma viagem exclusiva para um os mais luxuosos hotéis do país, o Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba, na Bahia.

A Mitsubishi Cup tem patrocínio do Itaú, Gol Linhas Aéreas, Pirelli, Castrol, Mira Transportes, Daslu Homem, Magneti Marelli, Transzero e Artfix

Classificação 4a Etapa - Jaguariúna/SP

Categoria Pajero TR4R Light
1° Henry Grosskopf e André Lucas Munhoz (São Bento do Sul / SC) - 45 pontos.
2° Alessandro Cesar Tozoni e Fabio Peralli (Jundiaí / SP) -36 pontos.
3° Eder Benito e Dalmo Bergantin (Itu /SP) - 33 pontos.
4° Renato Kahn e Gilze Ferreira de Araújo (São Paulo / SP) - 29 pontos.
5° Luciano Dalefe e Anderson Muller (Guarpava / PR) - 29 pontos.

Categoria Pajero TR4R

1º Fabio Vinícius Rocha Nascimento e Paulo Vinicius Penteado Nacimento (São José dos Campos - SP) - 44 pontos
2° Paulo Rugna e Adriana Parra (São Paulo/SP) - 43 pontos
3° Sergio Gugelmin e Ivo Renato Mayer ( Lages /SC) - 38 pontos
4° Wilians Joares Dums e Jorge Adriano Peters (São Bento do Sul/SC) - 36 pontos
5° Rodrigo Menberg e Weidner Moreira (Santana de Parnaíba/SP) - 34 pontos

Categoria L200 RS

1° Renato Rosales e Plinio André Bergamo Junior (Criciúma / SC) - 45 pontos
2° Juliano Jorge Diener e Vitor José Munch (São Bento do Sul / SC) - 41 pontos
3° Peterson Silva de Oliveira e Gilson Rocha (Tubarão / SC) - 40 pontos
4° Carlos Henrique Scheffer Jr e Rafael Malucelli (Curitiba / PR)- 33 pontos
5° Paulo Cesar Bertolini e Anderson S. Bertolini (Bento Gonçalves / RS ) - 33 pontos

Categoria L200 Triton RS

1° Christian Baumgart e Beco Andreotti (São Paulo/SP) - 44 pontos
2° Reinaldo Varella e Edu Bampi (São Paulo/SP) - 42 pontos
3° Marcos Cassol e Rodrigo Mello (Rio Verde/GO) - 40 pontos
4° Amaury Olsen e Marcos Macedo (Curitiba / PR) - 34 pontos
5° Juliano Cesar Bnache e Emerson Cavassin (Porto Velho / RO) - 33 pontos

CLASSIFICAÇÃO GERAL [b]

[b]Categoria Pajero TR4R Light

1° Henry Grosskopf e André Lucas Munhoz (São Bento do Sul/SC) -117 pontos.
2° Renato Kahn e Gilze Araújo (São Paulo/SP) - 100 pontos.
3º Eder Benito e Dalmo Bergantin (Itu/SP) -97 pontos
4° Albano dos Santos Parente Jr e João Gilberto Ferreira Joca (Rio de Janeiro/RJ) -95 pontos
5º Elcio Bardeli Junior e Luiz Afonso T.Poli (Curitiba/PR) - 80 pontos

Categoria Pajero TR4R
1° Paulo Rugna e Adriana Parra (São Paulo/SP) -122 pontos.
2° Wilians Joares Dums e Jorge Adriano Peters (São Bento do Sul/SC) - 116 pontos.
3° Rodrigo Menberg e Weidner Moreira (Santana de Parnaíba/SP) -107 pontos
4° Fabio Vinicius R. do Nascimento e Paulo Vinicius P.Nascimento (SJC/SP) -91 pontos
5° Sergio Gugelmin e Ivo Renato Mayer ( Lages/SC) - 86 pontos

Categoria L200 RS

1° Juliano Jorge Diener e Vitor José Munch (São Bento do Sul) - 133 pontos.
2° Renato Rosales e Plinio André Bergamo Junior (Criciúma/SC) -113 pontos
3° Carlos Henrique Scheffer Junior e Rafael Malucelli (Curitiba/PR) - 93 pontos.
4° Rodrigo Rezende Leis e Ronald Rezende Leis (São Gonçalo/RJ) - 85 pontos.
5° Paulo Cesar Bertolini e Anderson Bertolini (Bento Gonçalves /RS) - 72 pontos.

Categoria L200 Triton RS

1° Reinaldo Varella e Edu Bampi (São Paulo/SP) - 129 pontos.
2º Cristian Baumgart e Beco Andreotti (São Paulo/SP) - 127 pontos.
3° Marcos Baumgart e Kleber Cincea (São Paulo/SP) - 109 pontos.
4° Marcos Cassol e Rodrigo Mello (Rio Verde/GO) -104 pontos
5° Amaury Olsen e Marco Macedo ( Curitiba/PR - 73 pontos

Texto:Imprensa Mitsubishi Motors
Fotos:Tom Papp

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br