sexta-feira, 7 de maio de 2010

Mundo Off Road... Rally dos Sertões 2010

Maurício Neves desenvolve projeto para Rally dos Sertões
Por: Bruna Didario
De: Webventure.com.br


O piloto Maurício Neves aposta na tendência da reciclagem para os pilotos de off-road e aproveitou para colocar um projeto em prática. Nomeado Protom, o piloto disponibilizou quatro Mitsubishis L200 RS para a disputa do Rally dos Sertões deste ano. Os veículos foram preparados por Neves, e os interessados somente terão as despesas pessoais, da inscrição na prova, e do combustível.

Movido a etanol, outra grande tendência para o off-road, os veículos com motor V6 que Neves projetou deverão causar um grande impacto. Além dos quatro veículos, o piloto afirmou que há a possibilidade de mais carros com este combustível estarem no Sertões, como Klever Kolberg e Reinaldo Varela.

Sobre o carro, Maurício explica que a performance pode ser acima dos Sherpas e EVOs. “Por ser um carro mais leve e ter uma visibilidade, a performance pode ser melhor que de outros veículos. O peso é um fator importante, pois à medida que você consegue ter um carro mais leve, você beneficia freio, amortecedor, a condução é mais fácil”, disse o piloto.

A montagem - Somente quatro carros foram colocados a disposição e apenas um está a espera de um competidor. Luis Carlos Nassif, um piloto uruguaio e o próprio Maurício disputarão a maior prova de rali cross-country do país a bordo da L200 RS. “É um carro competitivo, muito interessante em termos de pilotagem e com preço acessível. Chega a ser 30% do valor da EVO e deve satisfazer quem quer fazer um bom Rally dos Sertões”, afirmou Neves.

“Estou reciclando alguns carros que existem no mercado que não valem quase nada e que têm peças que podem ser reaproveitadas. E hoje a grande discussão é sobre a reciclagem, então comecei um projeto em cima das L200 RS para transforma-los em protótipos. O carro chamado de Protom usa uma parte da L200 – chassi, cabine e documentação – e é um híbrido, protótipo que saiu de um carro de série”, explicou.

Maurício, que oferecerá toda a estrutura de mecânicos, apoios, pneus, entre outros detalhes por R$ 197 mil, afirma que os carros não serão vendidos. “Os Protom serão feitos em esquema de locação. O piloto só chegará com capacete e macacão e não precisará de mais nada. Eu vou assumir a garantia dos componentes mecânicos do carro, desde que não seja alguma quebra por conta de batida”.

Ficha Técnica do veículo Protom
- Motor V6 3.5- Potência de 250 CV

- Suspensão independente nas quatro rodas com curso de 250mm padrão FIA

- 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida

- 300 quilos mais leve que a EVO

- Combustível Etanol, ecologicamente correto, renovável e genuinamente brasileiro

Nenhum comentário:

TRANSAMAZÔNICA CHALLENGE 2011

Correio Técnico...

Tem alguma dúvida? Quer saber sobre algum assunto 4x4?
Mande um e.mail para: duvidas@transamazonicachallenge.com.br