quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Correio Técnico...Equipamentos - Guincho Parte 3





Guincho Elétrico.

Como atualmente o guincho elétrico é o mais utilizado e exige alguns conhecimentos para instalação, principalmente no que se diz respeito ao sistema elétrico do veículo, vamos analisar alguns parâmetros para sua instalação.

Primeiramente algumas definições de termos utilizados na parte elétrica:

Ampére: Unidade de medida de fluxo de corrente elétrica através de um circuito ou condutor elétrico (fio).

Ampére-Hora (Ah): É a medida de capacidade da bateria, Obtida pela multiplicação da corrente (A) pelo tempo de descarga (em horas) até uma voltagem final de 1,75 volt por elemento.
Exemplo: Uma bateria que fornece uma corrente de dois ampéres durante 20 horas é definida como uma bateria de 40 Ah.

Reserva de Capacidade da Bateria: é o tempo em minutos que uma bateria é submetida à descarga de 25 Ampéres até que atinja uma tensão final de 1,75 v por elemento a 27 °c. Algumas baterias vendidas no mercado não atendem as especificações internacionais.

CCA: corrente de arranque a frio (Cold Cranking Ampere ) É feito um ensaio na indústria para verificação de capacidade da bateria partir um motor a –18°C por 30 segundos até 7.2 volts.
CA: corrente de partida (Cranking Ampere) Similar ao CCA mais em uma temperatura diferente. É a corrente em ampéres que uma bateria NOVA pode fornecer durante um período de tempo até uma tensão final especificada. Normalmente, quanto maior a corrente de partida melhor a bateria.

Para saber:
Tensão Nominal = 12v.
Cap. de Referência = 40 Ah.
Reserva de Capacidade (min) = 45 minutos.
Corrente de partida a frio (18°) = 310 ampéres.
Ou seja, se ela tem 40 Ah, agüentando uma descarga de dois ampéres por 20 horas. Agüentará uma descarga de 25 ampéres por 45 minutos. E tem uma corrente de partida de 310 ampéres. Ou seja, se o seu motor de arranque consumir mais de 310 ampéres não pode ser utilizada esta bateria.

Outro caso seria um Guincho Elétrico, se na especificação do fabricante ele mostrar que o consumo a plena potência é superior a 310 ampéres, outra bateria deve ser utilizada. O ideal é trabalhar com reserva de carga, ou seja, uma bateria maior.

Elemento: Cada bateria de 12 Volts possui seis elementos, com dois volts cada um, quanto maior a bateria, maior seus elementos e maior a amperagem que eles podem Acumular.

Dimensionando os circuitos:

Um alternador de 90 ampéres, na verdade, gera em torno de 30 ampéres quando o carro está com pouca rotação, e neste momento quem fornece a energia que está faltando são as baterias.
Calculando o consumo:
Potência em Watts / voltagem = ampéres.
EX: seis lâmpadas de 100w, em 12v, 600/12 = 50 ampéres.

Carregando uma bateria:
Um alternador de 40 ampéres carrega uma bateria de 100 ampéres, em no mínimo de 3 horas. Um alternador de 90 ampéres carrega uma bateria de 100 ampéres em no mínimo de 1h e 20m.
Ao escolher uma bateria, escolha a que tem mais Ah e mais Corrente de partida, lembre-se que ela tem que caber no espaço disponível, e na ALTURA também. Nunca deixe folga para que a bateria balance ou passeie no cofre do motor, uma vez que ela pode se soltar ou rasgar a carcaça provocando vazamentos e acidentes.

NUNCA dê curtos em uma bateria, nem bata com uma ferramenta quando for encaixar os bornes, pois a ligação dos bornes com a bateria em si são feitos por peças finas de cobre e podem partir ao receberem uma pancada direta e inutilizarem a bateria.


Alternador:
Um alternador TRANSFORMA energia MECÂNICA em ELÉTRICA através de um processo Eletromagnético, um alternador em um momento de baixo consumo quase não tem peso e não oferece resistência para ser girado, mais com plena carga um alternador oferece grande resistência, pesando a correia e gastando alguns cavalos de força do motor, se você precisar de potência, desligue tudo que é elétrico. Após sair de um atoleiro lave bem o alternador, de preferência após uma trilha pesada retire e limpe, pois lama e água podem danificá-lo.

Consumo:
O veículo consome energia elétrica em seu funcionamento, carros a diesel consomem menos porque não possuem sistema de ignição elétrica, em compensação seus motores de alta-compressão têm mais peso e precisam de motores de partida mais robustos, necessitando de maior corrente de partida.

Quando acionamos a chave de partida do veículo existe uma enormidade de equipamentos, luzes, relês e outros elementos que entram em funcionamento e consomem energia. Cada item é ligado por fios dimensionados para sua corrente de consumo, por isso é importante ter noção desse dimensionamento para que se possa fazer uma instalação correta.
Na instalação de guinchos elétricos os cabos devem ser dimensionados para suportar a carga e nunca devem ser emendados. Quanto mais longo o fio, mais perda, mantenha os fios sempre os mais curtos o possível. Durante a utilização do guincho desligue os demais equipamentos, inclusive porque os picos de energia gerados entre o acionamento e desligamento do guincho podem queimar equipamentos mais sensíveis.

Instalação dos Guinchos Elétricos:
Para instalar um guincho elétrico é necessário uma base, ou pára-choque especial com base de guincho; Conjunto de cabos especiais para conectar o guincho a caixa de comando e a bateria; Controle remoto, com ou sem fio, para acionar o sistema; Além de cabo de aço especifico para o tipo de equipamento.
Guincho elétrico x consumo de energia:

Guinchos elétricos vêm com especificação de consumo máximo, ou seja, em carga plena de resistência, você pode utilizar seu guincho com uma bateria que não tem corrente de partida suficiente, mais seu guincho então vai ser limitado por este fator de potência, se era um 9000lbs com 500 A, vai ser um 5000lbs com 300 A, isto não é recomendável, pois diminui muito a vida útil de sua bateria.

Exemplo do Guincho X.
Bateria Recomendada pelo fabricante: Corrente de Partida de 650 A ou superior.

Consumo em uso / capacidade de carga com voltas do cabo no carretel:
Girando livre - 70 ampéres
Com 910 kg de carga - 175 ampéres – 1/4313kg
Com 1810 Kg de carga - 262 ampéres – 2/4927kg
Com 2720 Kg de carga - 335 ampéres – 3/3595kg
Com 3630 Kg de carga - 425 ampéres – 4/3359kg
Com 4310 Kg de carga - 480 ampéres – 5/3150kg
Ao usar o Guincho, mantenha o motor com rotação acelerada, em torno dos 1500 rpm, permitindo que seja gerada corrente extra para aliviar a bateria e permitir maior duração de sua carga sem forçar as placas.

Utilização do guincho x consumo:
Quando for utilizar o guincho devemos lembrar de nunca utilizá-lo por mais de 5 minutos, o ideal é acionar por no máximo 10 segundos e esperar de 15 a 30 segundos para novamente acionar. Após 5 minutos de uso devemos aguardar pelo menos outros 5 minutos até usá-lo novamente. Isso evita um super aquecimento do motor, dos cabos elétricos, bateria e sobrecarga do alternador.

Nunca ligue o negativo do guincho a massa, sempre direto a bateria. Alguns fabricantes de guincho, como a australiana IRONMAN fornecem juntamente com o kit de instalação uma chave geral, evitando deixar o guincho ligado direto à bateria.

Dicas a parte elétrica:

- Quando for instalar o guincho calcule o consumo dos acessórios em seu veículo e dimensione a bateria e talvez o alternador para a nova configuração do seu sistema elétrico. Sempre faça a manutenção de toda a parte elétrica, pois um dos maiores problemas é a oxidação e mantenha as correias limpas, esticadas e novas.
- Verifique sempre se o alternador está gerando de forma correta, a voltagem deve estar em 13,8 volts aproximadamente. De preferência instale um voltímetro no painel do seu veículo. Alguns veículos já possuem este equipamento de fabrica.
- Verifique sempre o nível do fluido de bateria.
- Se possível instale duas baterias no veículo e um kit eletrônico de controle entre elas. É importante para quem utiliza guincho elétrico e primordial para os modelos mais potentes.
Dicas de Instalação geral:

A segurança como sempre é a prioridade, então além das normas de segurança para utilização existem as normas de segurança para instalação, como:

- Utilize suporte de acordo com a carga que será exposta;
- Faça a devida fixação do suporte no chassis ou monobloco do veículo;
- A chapa utilizada na fabricação do suporte deve suportar o esforço de empuxo do guincho, por isso um bom reforço estrutural se faz necessário;
- Utilize instalação adequada para os guinchos elétricos, seguindo as informações descritas no item Guincho Elétrico;
- Tenha sempre ponto de ancoragem no veículo, uma vez que para utilizar patesca se faz necessário;

Sérgio Holanda
Parte 3

Um comentário:

Anônimo disse...

Preciso contato p adquirir para choque off road p frontier igual d foto. Favor contatar marco túlio. 031 91966957. Urgente OK Sérgio. Aguardo

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