terça-feira, 29 de setembro de 2009

Correio Técnico...Equipamentos - Guincho Parte 2


Tirando algumas duvidas sobre os tipos de guinchos para instalação em seu veículo.

- Qual seria o mais confiável dos modelos disponíveis?

O mecânico não tem problema de aquecimento e nem de descarregar a bateria, pode ser usado o dia inteiro, mas precisam de adaptações que em alguns veículos não é possível, além de exigirem conhecimento mais apurado em sua utilização. Os mecânicos não permitem trocas de marchas para aceleração maior e maior giro dos pneus melhorando a limpeza dos mesmos, já que está ligado ao guincho. Os elétricos devem ter uso intermitente, deve-se controlar a temperatura, um superaquecimento pode inutilizar o equipamento e a carga da bateria, mas são muito rápidos e permitem ajudar com o veículo tracionando em marchas maiores e sem ser reduzida, para obter maior giro nas rodas e conseqüentemente limpando os sucos dos pneus e auxiliando no desatolamento.


- Na relação custo-benefício, qual sai ganhando?

Existem várias opções de modelos e marcas no mercado, inclusive os modelos chineses que estão entrando forte no mercado. O aumento da capacidade de arrasto dos guinchos elétricos e o preço alto do mecânico, além do custo de instalação dos mecânicos e impossibilidade de alguns modelos de utilizarem este equipamento. Está fazendo com que os modelos elétricos estejam à frente no custo-benefício.

Pontos positivos e negativos da utilização de ambos?

Na primeira parte foram abordados estes pontos, mas podemos destacar alguns:


- Alguns guinchos mecânicos têm um sistema de manivela que se tudo der errado você ainda tem a opção de tirar no braço usando a manivela. Muito esforço, mas pode ser primordial em um resgate de emergência, quando, por exemplo, um riacho ou maré estão subindo e precisamos retirar o veículo e o motor não funciona. Em um elétrico teremos apenas alguns minutos de funcionamento.

- No mecânico temos o controle da velocidade, pelo acelerador e cambio, no elétrico não.

- No elétrico sozinho e afastado do equipamento, pode-se controlar o guincho, no mecânico não.

Instalando o seu Guincho

Você escolheu o guincho que mais se adapta ao seu veículo e agora o próximo passo é instalar e para isso precisamos ter alguns conhecimentos em mente. O ideal é que a instalação seja feita por um profissional com experiência no assunto.

Instalação

O guincho pode ser o melhor do mercado, até superdimensionado para seu veículo, mas se não for corretamente instalado na hora de utilizar pode ser pior do que não ter, uma vez que poderá danificar toda a parte elétrica ou mecânica do seu veículo.


Guincho Mecânico

Necessário a utilizam o motor de combustão para seu acionamento: através de uma tomada de força acoplada à caixa de câmbio/transferência do veículo, transmitem por de um sistema de cardam até o guincho situado na parte frontal do veículo.

Para instalar um guincho mecânico é necessário mão de obra especializada e instalação de acessórios, como exemplo, segue a relação para instalação de um guincho mecânico Ekron em uma Defender:


- Tomada de força exclusiva para este modelo de câmbio, acopla na parte traseira do câmbio/transferência; engrenagem para acionamento câmbio/tomada de força; trambulador de acionamento da tomada de força; acabamento interno para a alavanca e parafusos de fixação.
- Conjunto de cardam composto de três barras de aço maciço com diâmetro de 22mm e comprimento de 315mm, 840mm e 185mm com canais para regulagem das cruzetas; dois mancais com sistema anti-ruído e ponto para receber graxa; suporte para fixação no chassis do veículo; quatro cruzetas blindadas com fixação através de parafusos nos canais de regulagem das barras de aço.
- Suporte de fixação frontal chassis/pára-choque/guincho
- Párachoque especial, ou base especial para guincho.
-Bocal guia de cabo roletado.
-30 metros de cabo de aço compatível com o modelo de redutor; gancho com trava.
-Manivela auxiliar.
-Parafusos de fixação.

Guincho Hidráulico

Como no guincho mecânico o hidráulico precisa do motor funcionando, para poder movimentar a bomba hidráulica. Normalmente este guincho possui apenas uma velocidade, mas alguns mais modernos possuem reduzida, a que eleva a força do equipamento.


Para a instalação é necessário uma base ou pára-choque especial e mangueiras que ligam a bomba hidráulica no motor. Este equipamento é menos usado em veículos 4x4 devido ao seu custo e peso, mas tem como vantagem o uso prolongado e baixo consumo de força do motor. Normalmente as bombas de óleo presentes nos motores não suportam os guinchos, se fazendo necessária a utilização de outra bomba auxiliar. A instalação é relativamente simples e rápida, tendo as peças à mão e feita por um profissional. É ideal utilizar um radiador pra óleo do hidráulico, caso o veículo não possua, evitando assim aquecimento do óleo. Neste caso usando a bomba original do veículo. Caso utilize bomba auxiliar é fundamental este radiador para esfriar o óleo.

Normalmente a relação de preço/peso/desempenho favorece os guinchos elétricos.

Sérgio Holanda
Parte 2

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