Patesca - É uma roldana ou polia que, usada em conjunto com um guincho ou mesmo entre dois veículos, permite que a força empregada no resgate seja duplicada. Também é muito útil para direcionar o cabo de aço em resgates.

Peito de Aço - Acessório que proteje, em trilhas radicais, as partes dianteiras como barramento de direção e diferencial.
Pivô esférico - É uma junta flexível, composta de uma bola em um soquete. É mais comumente usado em suspensões porque suporta uma grande variedade de movimentos em duas direções.
Power Train - Esse termo descreve todos os componentes do veículo que produzem potência e a transmitem para as rodas - motor, transmissão, caixa de transmissão, eixo cardã, diferenciais, eixos e cubos de rodas.
Peso bruto do veículo - O peso bruto do veículo é uma combinação do peso do veículo mais a carga (incluído o peso do motorista - 75kg - e do tanque cheio). É o peso máximo recomendado pelo fabricante, com o qual o veículo pode rodar com segurança.
S -
Semi-eixo - É um eixo rígido, que transmite tração do diferencial para as rodas.
Shimmy - Trepidação nas rodas dianteiras, que pode ser provocada por inúmeros fatores, como chassis trincado ou entortado, amortecedores gastos ou com defeitos, molas desajustadas ou "cansadas", rodas desbalanceadas, pressão diferente nos pneus dianteiros, câmber ou caster desajustados, caixa de direção com folga.
Snorkel (ou tomada de ar elevada) - Consiste em um tubo que estende a tomada de ar do filtro do motor para a posição mais elevada possível, protegendo-a da entrada de água em travessias mais radicais de rios e áreas alagadas.

Suspensão a Ar Eletrônica (em inglês, EAS) - Esse tipo de sistema de suspensão usa molas pneumáticas, controladas eletronicamente, para garantir que permaneçam constantes sob condições bastante variáveis de carga, resultando em um passeio o mais confortável possível, dentro e fora da estrada. Ajusta a altura do veículo (abaixa ou levanta), automática ou manualmente. É um dispositivo extremamente útil no caso de o veículo estar com seu fundo apoiado em um obstáculo.
Suspensão independente - Esse termo refere-se ao sistema de suspensão no qual cada roda é acionada separadamente e pode reagir de maneira independente aos solavancos. A suspensão não independente usa um eixo rígido para conectar a suspensão das duas rodas.
T -
Travamento de freio - Ao frear, o travamento descreve o ponto no qual um pneu começa a derrapar em uma situação de freagem de emergência. A força máxima de freagem de um pneu é atingida quando se está à beira do travamento; dessa forma, a menor distância de freagem é produzida quando os pneus traseiros e frontais são parados um pouco antes do travamento.
Turbo - O turbo se baseia em dois rotores em um eixo. Um deles (a turbina) é impulsionado pelos gases do escapamento e faz girar o outro rotor (compressor), que admite o ar externo e força para dentro do cilindro. Dessa forma se injeta mais ar e combustivel no sistema, como resultado um aumento de potência e torque no motor na ordem de 40% em média. Atualmente todos os motores a diesel são turbo alimentados.
Torque - Palavra escutada entre os off roads sobre a força do motor. Torque é a capacidade expressa em kgfm (quilograma força metro), que o motor tem de gerar força e impulsionar o carro no momento em que o acelerador é pressionado. Os veículos a diesel são ideais para o off road, já que o torque do motor está presente em baixas rotações.
V -
Vau - É a capacidade de passar por região alagada sem preparação especial. Os veículos com motor a diesel, por não possuírem parte elétrica, normalmente podem ser mergulhados até pouco antes da altura da tomada de ar para o motor. Os 4x4 a gasolina são limitados pela altura do distribuidor e velas. Uma boa medida é a altura dos faróis dianteiros. Normalmente o valor "vau" atribuído pelo fabricante se refere ao movimento para frente na velocidade mínima em primeira reduzida e não a um mergulho espetacular a 40 km/h. A altura do escapamento não têm influência nesta medida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário